• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jorruivo

porta de jogos

18 mensagens neste tópico

olá

alguem sabe se há alguma maneira de interagir com a porta de jogos(porta que se encontra nas placas de som mais antigas)  em VB6, se existe algum dll ou qualquer coisa do genero como há para a porta paralela.

tipo tendo um joystik ligado a essa porta paralela, receber a informação para que lado ele virou...

sem mais

Mr_Jorge

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já testei qq coisa, e não é que funciona mesmo? :P

Agora é só "estudar" bem a parte electronica do joy e aproveitar para dar entrada de dados para qq coisa ! :confused:

edit:

é pá,...mas há aqui algo de estranho, isto tá a trabalhar bem e tal,.... e depois assim sem mais nem menos deixa de dar :S para quem testou aconteceu algo semelhante?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é eu descobri uma maneira de interajir directamente com a porta de jogo, e de forma facil. simplesmente com o dll que se ussa para a porta paralela com a função inp na mesma mas com o valor 513.

agora receber dados do joystik ja tive a ver os sites que postaram, mas ainda não tive tempo para ver bem...talves veja no fim de semana. queria era tentar saber o nome verdadeiro da porta de jogos para poder pesquinar o pin out da ficha.

também encontrei uma pequena aplicação qque faz a emulação do mouse no joystik...(é so para fazer uma brincadeiras)

Phatsoft Joymouse

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é eu descobri uma maneira de interajir directamente com a porta de jogo, e de forma facil. simplesmente com o dll que se ussa para a porta paralela com a função inp na mesma mas com o valor 513.

Mas para saida de dados, ou entrada?

Já agora,...todos os sites indicados atráz são bastante interecantes, mas na minha opinião para se preceber o funcionamento da 'coisa' axo que o melhor é o

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para saida de dados, ou entrada?

Já agora,...todos os sites indicados atráz são bastante interecantes, mas na minha opinião para se preceber o funcionamento da 'coisa' axo que o melhor é o

Penso que  é para entrada mas nao tenho a certeza..vi num site que usava o valor 513..numca macro de excel que é VB.

http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/excel/introducao_macros.html

o site é este

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yá! é mesmo para LER! isot é fixe meus amigos,...:P muito fixe! é bastante util para fazer pequenas brincdeiras simples.

e em relação a esse tutorial sovre VBA pode-se dizer que tb está espetacular! aconçelho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas não sabes os valores pa ra funções out e inp?

é q eu ja meti um chante entre o pin 2 e 4 e com o valor 513 da função inp so mostra 255 tanto com o chante como sem ele

não percebo porque..nao entendo o pinout daa ficha, nao sei quais sao os de saida  e os de entra...

esta porta da pa trabalhar como a paralela? para contrula a saida de 5volts e pa varificar a entrada de dados com as entradas ligada a massa?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,...  nao sei se funciona da mesma forma da LPT. Mas podes usar essa para entrada de dados e a outra para saida. e ainda fica a sobrar as COM. Em relação a essas? Algumas informações? (só conheco um comando para o winamp)

ps, já agora, axo melhor passar a tread para "Autómatos/Robots"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguem sabe onde posso ancontrar o tal contro para vb q fala no site pa receber os x e y do joystik??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguem sabe trabalhar directamente com a porta de jogos com o dll inpout.dll, eu sei q o endereço da porta é 513...mas agora nao sei como se emite dados e como se recebe. ja meti um chate do pin 2 so 4 e nao de nada com a fução inp...e ainda nao meti o multimetro no pin 1 ao 4 mas isso deve dar com a out...quem souver que diga...é q a função inp com 513 da 255 smp com chantes ou sem eles......

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, entretanto já não mexi mais nisto, nem abri ainda o joystick pra investigar....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá, entretanto já não mexi mais nisto, nem abri ainda o joystick pra investigar....

mas nao sabes se da com o simples inpout.dll, é que dava meno trabalho do que com o control do joystk

e pelo que ni no site de vba que mostrei dava mas nao percebi como, ja li algures que se tem que usar resitencias mas n sei como nao entendi...ser souberes diz...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sei se ainda andam d volta disso, mas é assim:

a porta do joystick é a h201, 513 em decimal. mas cuidado com esses shunts!

primeiro k tudo, suporta dois joysicks ou dois comandos, mas o mais importante é k é mt complicado funcionar com as direcções.

os butões são os seguintes:

bit 4 e 5 -> butao 1 e 2 resp.      joystick 1

bit 6 e 7 ->    "        "    "            Joystick 2

as direcções, funcionam com um método mt giro, que é enviar 0 para o bit Y e X

(bits 0 e 1 no joystick 1) e esperar que fiquem a 1.

depois de se ler,deve-se voltar a escrever 0 nesses bits,e voltar a esperar, etc...

dependendo do tempo de espera, tem-se o valor x/y em percentagem.

o tempo depende da resistência do petenciometro do joystick e de outras coisas internas. o k importa é:

queres-te preocupar em meter o joystick a funcionar por ti proprio, ou keres fazer um jogo k use o joystick.

se é a 2ª opção. esquece isto tudo e usa um dll de joystick como ja se falou aki

para a primeira, é o k ja expliquei.

quanto ao cálculo do tempo total (ou seja, deslocamento 100%) corresponde a:

tempo=24.2*10^-6 + (11*10^-12)*(resistência em ohms)

espero ter ajudado

:)

[ ]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora