• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

programadorvb6

[VB6] Como ajustar as Coordenadas do Rato [RESOLVIDO]

14 mensagens neste tópico

Olá boa noite amigos programadores.

Estou com um problema que é o seguinte :

Tenho uma base de Dados onde gravo a resolução do ecrã nesse momento e as suas cordenadas que são captadas ao clikar com o mouse, só que ao levar comigo esses dados e se tiver em outra máquina que tenha uma resolução diferente (ex: 1440x900 para 800x600/ ou vice versa) não consigo fazer o ajuste das cordenadas do mouse para a resolução Corrente (Real), deixo aqui uma parte do codigo para que me possam ajudar e perceber.

obrigado desde já pela vossa atenção.

Programadorvb6

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Epa... não sei se existe alguma API que faça a conversão de umas resoluções para outras, mas assim derrepente, em vez de guardares as coordenadas exactas guardas a percentagem. Passo a explicar.... Imagina que estas numa resolução de 800x400 e ocorre um click nas coordenadas 400x200. Agora faz as percentagem... 400/800 = 0.5 - ou seja, 50% - 200/400 = 0.5 - ou seja, 50%

Agora se quizeres passar para 1440x900 pegas nas percentagens (0,5 e 0,5) e fazes 1440/0,5 e 900/0,5 e dá-te as coordenadas equivalentes.

Espero que isto sirva  :P

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

supunhamos que a resol. = 800x600 e cordenada x=378; Y=233 Para ajustar paraesol. 1024x768 faço : 1024x378/800=483 : E 768x233/600=298 , So que o form onde clikaste em cima tb mexe e nunca vai dar certo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

supunhamos que a resol. = 800x600 e cordenada x=378; Y=233 Para ajustar paraesol. 1024x768 faço : 1024x378/800=483 : E 768x233/600=298 , So que o form onde clikaste em cima tb mexe e nunca vai dar certo.

Então e se guardares também as coordenadas da form?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas....

Estive a ver o programa que esta em anexo mas não percebi o que é soposto acontecer quando se clicka no botão "Ajustar".

Podes-me dizer os vários passos para eu ver acontecer esse problema que mensionas-te. É que ainda não percebi bem o que é soposto o programa fazer.... Segundo o que percebi o que acontece é o seguinte - Abre.se o programa, fasso um click em qualquer lado e o programa guarda as coordenadas, e se depois alterar a resolução as coordenadas já não batem certas. É esse o problema?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas então se o problema é o que eu disse, então qual é o problema da posição da form se alterar?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim o form que eu falo não é do vb6 (programa) Trata-se pois de uma aplicação.

Supunhamos que tens 1 aplicação e tens que clikar em cima do botão na mesma , ao capturar as coordenadas elas terão que "servir" para todas as outras resoluções , para isso teremos que fazer o tal ajuste.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

áááá boooomm  :ipool:

Eu pensava que quando falavas da form, era a form do teu programa.... Agora já estou a ver o que queres fazer. Bem, para isso penso que tens de ler as coordenadas dessa janela. Essa janela tem alguma frase estáctica na barra, ou seja, tem o título sempre igual? O que estava a pensar era, atravez do titulo dessa janela "apanhavas" o handler da mesma e apartir daí já deves conseguir as coordenadas da janela que queres.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

programadorvb6 muda o tópico para [RESOLVIDO] [VB6] Como ajustar as Coordenadas do Rato...

já tou farto de dizer sempre a mesma coisa mas ok  :punk:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora