• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Umas perguntas para os utilizadores de frameworks MVC

3 mensagens neste tópico

Ok, decidi finalmente avançar para um projecto 'real' utilizando uma framework mvc.

Apesar de todas as minhas aventuras por outras linguagens o PHP acaba por ser sempre aquela que me permite transformar ideias em algo palpavel de forma eficaz. Analisei uma carrada delas, experimentei algumas, e a escolha que fiz foi a framework codeignitor por ser a única que vi até agora que se foca na simplicidade.

Ora aqui vão as minhas duvidas:

1.

Pelo que me apercebo, um único controlo é suficiente para praticamente todas as aplicações de pequeno e médio porte. As únicas situações onde me parece que o uso de mais do que um controlo é vantajoso são casos tipo uma plataforma informatica completa para uma empresa de grandes dimensões, ou software desenvolvido em módulos por várias equipas.

Este raciocinio é válido ou há alguma estratégia que me aconselham seguir em relação à criação de controlos?

2.

Na documentação do codeignitor o scaffolding é referido como uma ferramente que deve er utilizada apenas para inserção de dados iniciais para testes e não como parte de uma aplicação. Muitas frameworks dizem isto mas depois acabam por andar a pregar ao scaffolding como uma forma pratica de criar formulários.

O que têm a dizer em relação a isto? Há frameworks que de facto providenciam scaffolding de uma forma segura e usável? quais? porquê?

3.

Estou a pensar nalgumas funcionalidades ajax para melhor usabilidade... em que medida é que as frameworks facilitam o uso de ajax?

4.

A grande vantagem parece-me mesmo o facto de já haver uma estrutura pronta a ser preenchida com código de forma a que este fique muito bem organizado e seja reutilizável. A poupança de código não me parece tão grande quanto isso, mas posso estar enganado. Qual é a grande vantagem to uso da vossa framework em relação a não usar uma framework?

Ok pessoal... vbmaster, quickfire, toda a gente que usa frameworks, ajudem-me :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como quando houve o hype do ajax, toda a gente o usava.

As frameworks MVC teem um proposito que é organizarem, reutilizarem e reduzirem o código.

Se quiseres fazer um site pessoal com uma galeria e uma pagina de contactos, eu acho que deves usar um script de galeria pre-feito e criar uma pagina de contacto.

Eu prefiro usa-las (eu tenho a minha  propria) porque quando preciso de adicionar alguma funcionalidade adiciono e fica pronto apra todas as minhas aplicações. Depois tens a vantagem de que tudo o que programas está numa camada muito acima, que usas tudo o que é funçoes da Framework. Como elas sao constantemente actualizadas podes ficar tranquilo que estão bem protegidas.

Agora que elas são boas isso são, mas também teem de ser bem usadas senão tornam-se uma espécie de PHPNuke : X quer era tipo nojento : D

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

MVC é um conceito complicado, e ainda mais de o implementar.

Codeignitor agora tem um concorrente directo, kohana.

Kohana tem como base CodeIgnitor mas parece bastante melhorado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora