• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Líbia já começou a receber os primeiros Classmate PCs

1 mensagem neste tópico

Agnes Kwan, porta voz da Intel, confirmou numa entrevista à Reuters que a Líbia começou a receber as primeiras unidades do Classmate PC em Setembro, no seguimento da encomenda de 150 mil computadores feita à Intel e Microsoft em Agosto. O negócio tinha já sido noticiado na Líbia no próprio mês em que foi celebrado, mas tanto a Intel como a Microsoft escusaram-se até agora de fazer um comunicado oficial ou discutir o negócio fora do país.

A encomenda do Ministério da Educação Líbio é a segunda grande encomenda do Classmate PC da Intel, tendo a primeira sido feita em Abril, pela Universidade Aberta Allama Iqbal, do Paquistão.

Agnes Kwan avançou também com a informação de um acordo semelhante com a Nigéria, mas sem indicação de números ou de qual o sistema operativo pré-instalado nesta compra. No caso líbio, o portátil virá com o Windows XP pré-instalado, mas não será subsidiado pela Intel ou pela Microsoft, sendo o seu preço final de 200 dólares.

Entretanto a Mandriva comunicou separadamente que o sistema operativo a instalar nos Classmates entregies na Nigéria será o Mandriva Linux. Na mesma comunicação é adiantado o número de PCs entregues, que é de 17 mil.

O Classmate PC é o grande rival da fundação OLPC e do seu portátil XO-1, propondo-se ambos os projectos suprir, a baixo custo, a necessidade de computadores para a educação em países emergentes.

O portátil da Intel pode ser pré-instalado com Windows XP ou com uma variedade de distribuições Linux optimizadas para o equipamento.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora