• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tico@PT

PHP+XML

8 mensagens neste tópico

Bons dias pessoal.

Estou-me a iniciar em geração de XML com PHP através da leitura de registos da BD (MySql).

Gostava de saber se alguém me pode indicar alguns apontadores de tutoriais básico e/ou avançados para este propósito.

Obrigado.

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que uma óptima maneira de treinares o que pretendes era fazeres uma feed de RSS para um site qualquer (pode ser o teu site, um ficticio, etc...). É fácil de fazer. Podes seguir este tutorial, que eu também segui:

http://www.tiffanybbrown.com/2005/12/22/dynamic-rss-feeds-using-php-mysql-and-apache

Porém, acho que em algumas partes, tive problemas com as datas... não sei bem, mas acho que usei a função do MySQL para gerar as datas e ficou tudo bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É curioso. Em 2000, ninguém falava de RSS, excepto as pessoas que criavam os seus 1ºs portais, casualmente baseados em slashcode/phpnuke, que tinham a funcionalidade dos feeds, embora os XMLs só suportassem os títulos, categorias e pouco mais das notícias do portal. Qualquer pessoa fazia um script capaz de fazer export dos títulos como xml, existiam inclusive os denominados "headers" por tudo o que era site com links e cabeçalhos de notícias para os tais portais, hoje em dia...atribuíram-lhe um nome e quase que criaram uma mística acerca deste assunto.

Criar um xml, não tem nada de outro mundo, acredita. O conceito é simples, mas pode, no entanto, complicar-se, consoante o nível de aprofundamento que desejares.

<pessoa>

<idade>35</idade>

<cor>Branca</cor>

<nacionalidade>Portuguesa</nacionalidade>

</pessoa>

Isto seria um exemplo de XML que definiria uma pessoa. Podes imaginar um caso em que tens a tabela "pessoas" com os campos e dados:

pessoa_idade | pessoa_cor | pessoa_nacionalidade

35                | Branca      | Portuguesa

20                | Albino      |  Afro-albino

Se tiveres o resultado de um mysql_fetch_array() em que o sql previo foi um select * from pessoas,  poderias fazer algo como

echo("<pessoa>

<idade>" . $resultado["pessoa_idade"] . "</idade>

<cor>" . $resultado["pessoa_cor"] .  "</cor>

<nacionalidade>" . $resultado["pessoa_nacionalidade"] .  . "</nacionalidade>

</pessoa>");

Etc, pequeno exemplo... depois tens coisas como parâmetros de cada tag xml, como, por exemplo <idade tipo="media-idade">35</idade> em que adicionas o parâmetro tipo que especifica que a pessoa é de idade média.

Espero que seja util.. sugiro a leitura de este artigo, já o li há algum tempo atrás:

http://java.sun.com/webservices/jaxp/dist/1.1/docs/tutorial/overview/1_xml.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pelas vossas respostas.

Foram muito úteis... :D

Tnx

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

PS: Já agora, para quem estiver interessado, aqui fica o link de uma biblioteca JavScript que estou a usar numa interface que estou a desenvolver.

http://extjs.com

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

<pessoa>

<idade>35</idade>

<cor>Branca</cor>

<nacionalidade>Portuguesa</nacionalidade>

</pessoa>

Já viste o que era fazer isso para uma turma de 20 alunos? Não seria mais simples assim?
<turma>
     <aluno name="José Feio" cor="Branca" nacionalidade="Tuguês!" />
     <aluno name="Gurué Silva" cor="Amarelo" nacionalidade="Zairês!" />
     <aluno name="Tia de cascais" cor="do silicone" nacionalidade="Siliconesa" />
</turma>

Os atributos usam-se exactamente nestas situações. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

djthyrax, muito pelo contrário. Deve-se evitar o uso deatributos, excepto em casos de necesssidade, como criações de ID's. Nesse caso, é bem melhor fazer como referido pelo garmg, mesmo que isso dê início à criação de ficheiros xml maiores. No entanto, facilita imenso a pesquisa das aplicações, comparativamente à pesquisa de atributos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora