• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Time elege iPhone a invenção do ano

19 mensagens neste tópico

A revista Time elegeu o iPhone a invenção do ano. A revista apontou cinco razões para justificar por que, apesar de toda a hype e até mesmo das suas falhas, o aparelho da Apple ainda é a melhor coisa inventada em 2007.

Os motivo incluem o apelo estético do aparelho, a tecnologia multitouch, sua capacidade de acirrar a disputa no mercado high end de telefones celulares, o fato de ser genuinamente uma plataforma computacional portátil e os iPhones melhores e mais avançados que vão aparecer no futuro.

[...]

http://idgnow.uol.com.br/telecom/2007/11/01/idgnoticia.2007-11-01.0004747893/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Computadores (tanto desktops como portáteis) com touchscreen já existem, a "provocação" do autor da tal noticia na Times foi despropositada. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Computadores (tanto desktops como portáteis) com touchscreen já existem, a "provocação" do autor da tal noticia na Times foi despropositada. :P

No mercado desktop? E com que facilidade de uso? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No mercado desktop? E com que facilidade de uso? :P

Lembro-me que na escola de condução onde a minha irmã tirou a carta, os computadores eram com touchscreens para fazer testes. Na minha escola antiga, os PCs que os funcionários usavam (bar, refeitório) tinham touchscreen, tal qual o Kiosk à disposição dos alunos para ver os detalhes do cartão da escola.

Para eu próprio montar e configurar, não passa de um monitor touchscreen ligado ao PC, com drivers instalados que fazem associação de pontos onde clico a coordenadas no ecrã.

Respondi à tua pergunta? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Lembro-me que na escola de condução onde a minha irmã tirou a carta, os computadores eram com touchscreens para fazer testes.

é assim em todas as escola e centros de exame

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol.. qdo eu tirei a carta tambem tinha um touchscreen, mas os gajos puseram la um rato pois é incomparavelmente mais pratico.

Os touchscreens, para alem de aplicações em terminais publicos ( multibanco por exemplo ) e edição de graficos não têm grande utilidade em comparação com um rato.

Mas o iphone tenho que admitir que é cool. É cool porque tem tudo e é pratico. Se eu tivesse guito para um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem computadores touchscreen, mas não é para o público em geral. E que eu tenha conhecimento não há portáteis com esta tecnologia.

E o iPhone tem uma coisa que nenhum dos outros tem que é ser MULTItouch, ou seja, reconhece vários dedos em simultâneo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, esses pcs com touchscreen que falaram aqui, têm multitouchscreen? É que o touchscreen normal pode ser feito com o rato, agora aquilo que o iPhone faz já não é tão fácil...

EDIT: Saco, já existem portáteis com touchscreen.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu queria dizer era que haver tecnologia touch para computadores tipo "desktop" (ou portáteis) há, mas que a sua funcionalidade e usabilidade prática, é irrelevante quando comparada ao rato :D Por isso não vale a pena. No dia em que valer, muito bem :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que eu queria dizer era que haver tecnologia touch para computadores tipo "desktop" (ou portáteis) há, mas que a sua funcionalidade e usabilidade prática, é irrelevante quando comparada ao rato :D Por isso não vale a pena. No dia em que valer, muito bem :)

Acho que só para jogar é que o touchscreen pode não dar jeito. De resto, se forem trabalhos que exijam precisão podes sempre usar o alfinete que até pode dar mais jeito do que o rato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

TouchScreen é uma capacidade ou um adjectivo para um monitor que consegue reconhecer os toques na sua superficie...

Multitouch é tecnologia Touchscreen, só que tem um software capaz de distinguir múltiplos toques em simultâneo, uma espécie de inteligência artificial que percebe se o utilizador se enganou ou quer fazer qualquer coisa...

A capacidade Multitouch já existe á muito tempo, não é invenção da Apple, o primeiro que se conhece é de 1982 e foi desenvolvido pela Universidade de Toronto e Bell Labs.

iPhone até é um aparelho bonito, mas daí ate ser considerado invenção do ano... é ignorância do escritor ou é coisa de lobby's

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A tecnologia até podia existir há muito tempo, mas foi preciso esperar até que a Apple a tornasse usável.

Isto é um pormenor que escapa àqueles que comentam os produtos da Apple, é que só usando o produtos é que percebem a sua grande vantagem, a usabilidade.

iPhone até é um aparelho bonito, mas daí ate ser considerado invenção do ano... é ignorância do escritor ou é coisa de lobby's

Claro que a Time é uma revista de amadores...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui, conheces a Nintendo DS? o LG Prada? PDAs da Palm? exemplos de touchscreen aplicados a dispositivos moveis, e todos anteriores ao iPhone

em termos de multi-touch... Conheces o Lemur? a Surface? Perceptive Pixel de Jeff Han? etc... ha tanta coisa nessa area de tecnologia muito mais avançado que o iPhone

É novidade lobby's na industria informática? ou achas que é exclusivo da Microsoft?

A Apple não criou tecnologia nenhuma, aplicou-a onde outros ja a tinham aplicado, o iPhone parece ser um aparelho interessante e tens inovações importantes a nível de software mas é injusto ser nomeado para "invenção" do ano, quando nem chega a ser um dispositivo móvel 3G, não tem sistema de gravação de video, não tens acesso à bateria... etc...

Não vale a pena entrar em discussões, é apenas a minha opnião

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por que é que esses produtos que indicastes não chegaram ao público geral? São coisas tão avançadas que nunca conseguiram chegar ao cidadão comum, essa é a diferença do iPhone, é uma inovação usável, e não um protótipo (ou pouco mais do que isso).

É curioso que tenhas separado os produtos que indicaste em dois grupos, um com dispositivos móveis touchscreen, e outro com dispositivos multitouch. A diferença do iPhone em relação a esses, é que junta as duas qualidades.

EDIT: O LG Prada e o Surface não são posteriores ao iPhone?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também acho que chamar o iPhone de invenção do ano é... digamos... esquisito! :D

Já que estamos a falar de tecnologias multitouch e touchscreen, já viram o Surface da Microsoft?

Parece-me muito mais interessante e revolucionário que o iPhone.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que o Surface ainda não chegou aos utilizadores, razão pela qual nem deve ter sido considerado. Até porque seria muito difícil de avaliar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então a discussão é sobre a palavra "invenção".

Realmente invenção não é a palavra mais apropriada. Nesse aspecto há que admitir que a noticia é sensacionalista. O ipod não é nenuhma invenção.

O que acho que finalmente chegou e que é de louvar é um telefone movel com capacidade de utilizar tecnologias de internet de forma satisfatoria para as suas dimensões, com um ecrã que permite boa visualização de imagens e vídeos, com um  leitor de mp3 e com um interface cómodo.

Ja agora aproveito para perguntar, por algumas funcionalidades que considro importantes e que normalmente sao esquecidas:

Tem receptor de radio FM?

Tem entrada de som?

Permite gravação de som via microfone ou line in?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ja agora aproveito para perguntar, por algumas funcionalidades que considro importantes e que normalmente sao esquecidas:

Tem receptor de radio FM?

Tem entrada de som?

Permite gravação de som via microfone ou line in?

A gravação de som é provável que permita, mas quanto ao rádio FM, isso agora já não se usa, ouve-se é rádio pela net...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem querer desviar o assunto da thread, radio FM usa-se tanto que o espectro está completamente lotado em todas as regioes do país.

Eu conheço o mundo da radio e já estive ligado a ele, uma licensa de emissão regional vale uma quantidade absurda de dinheiro.

Isto porque uma simples radio regional em portugal, chega a mais pessoas do que os sites de maior trafego no nosso país.

E a actual tecnologia ip não permite broadcast. Ou seja... 1000 ouvintes precisam de 1000 streams.... não servidor que aguente.

Par alem disso não há nenhum mecanismo de controlo de QoS entre dois pontos, o que na pratica sgnifica que é impossivel assegurar uma transmissão sem falhas.

Estes problema será resolvido com o IPv6, mas tal como diz a noticia de ontem, este ainda não é praticamente usado excepto nalgumas regioes da asia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora