• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Novos MacBooks e MacBooks Pro

23 mensagens neste tópico

Pois é, a tão esperada actualização dos MacBooks já aconteceu. Já temos uma nova gráfica (Intel GMA X3100).

Também nos Pro houve novidades, nomeadamente uma versão com processador de 2.6GHz.

Continua é a faltar um Pro de 13" :P

Mais info: http://www.apple.com/macbook/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente esperava por mais, e não apenas por um updatezeco à gráfica...

Já podiam vir por exemplo com 2Gb de Ram!

Os Pro também não ficaram assim nada de especial...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Relativamente à RAM, penso que o limite máximo aumentou. Além disso, há melhorias nos processadores. Mas acho que o único grande problema dos MacBooks é mesmo a gráfica, e aí houve melhorias significativas (embora ainda tenha muito para melhorar). De resto não estão assim tão mal.

(E parece que o peso também diminuiu)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual a diferença entre o comum MacBook e o MacBook Pro?

Os Pro têm processadores até 2.6GHz, são em alumínio, têm teclado iluminado (que se ajusta automaticamente à luminosidade do meio em que estás), têm placa gráfica dedicada (e bastante boa, mesmo não sendo topo de gama), FireWire 400 e 800, e eventualmente mais alguma coisa que me tenha esquecido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora toma, tanta conversa e tanto rumor, aifnal sempre fiz bem em já ter comprado o macbook.

Se for preciso no Natal compro o Leopard, caso ache que preciso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora toma, tanta conversa e tanto rumor, aifnal sempre fiz bem em já ter comprado o macbook.

Tanta conversa e tanto rumor sobre quê?

Não me parece pouco: Processadores mais rápidos, uma gráfica minimamente decente, Santa Rosa (800MHz FSB e um chipset novo) e um sistema operativo mais recente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tanta conversa e tanto rumor sobre quê?

Sobre isto por exemplo...

Penso que uma transformação assim ficará para mais tarde, mas penso que já está a fazer falta um update à imagem do macBook. Há portáteis no mercado com muito melhor visual actualmente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito sinceramente também não sei o que é que queriam mais...

Aquilo que a maior parte do pessoal queria era um MacBookPro de 13", e como este não aparece, espera que os MacBooks façam de Pro!

Não sendo um Pro, era de esperar que a gráfica fosse esta. Ao nível do RAM, tendo em conta que isto é um mac para o público geral e não para profissionais, também chega e sobra! A única razão para os PCs hoje e dia viram com 2GB de RAM é poderem correr o Vista sem problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sobre isto por exemplo...

As grandes actualizações aparecem sempre na primavera, agora estão só a renovar ligeiramente a linha para a altura do natal.

Penso que uma transformação assim ficará para mais tarde, mas penso que já está a fazer falta um update à imagem do macBook. Há portáteis no mercado com muito melhor visual actualmente...

Podes-me dizer um portátil com características semelhantes e melhor visual? É que estou interessado! :P

As minhas críticas: o modelo mais barato não trazer um gravador de DVD... e a versão preta custar muito mais que a branca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes-me dizer um portátil com características semelhantes e melhor visual? É que estou interessado! :P

Eu cheguei-te a indicar um link uma vez com esses portáteis.

Não tenho a certeza mas acho que eram da Sony ou outra marca qualquer.

Se não estou em erro vi-os na techzone, no fórum dos PCs portáteis se encontrar posto aqui.

Aqui estão eles: http://www.asus.com/products.aspx?l1=5&l2=75&l3=298&l4=0&model=1667&modelmenu=2

Aquilo que a maior parte do pessoal queria era um MacBookPro de 13", e como este não aparece, espera que os MacBooks façam de Pro!

Pois se calhar era isso mesmo que a maioria do pessoal (incluindo eu) queria ver. Mas um Pro não vale o dinheiro que custam actualmente, com 500 euros a menos compra-se um Portátil com as mesmas características, o único senão é que não corre Mac OS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois se calhar era isso mesmo que a maioria do pessoal (incluindo eu) queria ver. Mas um Pro não vale o dinheiro que custam actualmente, com 500 euros a menos compra-se um Portátil com as mesmas características, o único senão é que não corre Mac OS.

Podes me indicar exemplos?

NOTA: Não estou a dizer que não existam, mas quando eu comprei o meu PowerBook também diziam o mesmo, mas nunca ninguém me indicou um alternativa que realmente tivesse o que o meu tem, mais barata. E também nunca me dei ao trabalho de comparar os preços dos portáteis maiores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu cheguei-te a indicar um link uma vez com esses portáteis.

Não tenho a certeza mas acho que eram da Sony ou outra marca qualquer.

Se não estou em erro vi-os na techzone, no fórum dos PCs portáteis se encontrar posto aqui.

Aqui estão eles: http://www.asus.com/products.aspx?l1=5&l2=75&l3=298&l4=0&model=1667&modelmenu=2

Gostos não se discutem (e isto é um pormenor que pouca importância tem), mas os MacBooks são mais uniformes, mais simétricos. Isto já para não falar da maça :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu actual portátil é um exemplo. Senão vejamos:

Core 2 Duo 2,2 GHz 7500

2 x 2Gb de RAM

Geforce 8600 512 Mb (+ 512 Mb)

Gravador de DVD claro...

Webcam 2 MP

160 Gb de disco

Leitor de Impressões Digitais

Bluetooth

1024MB Turbo Memory "ROBSON"

15,4 (1280x800)

2 baterias (uma de 6 e outra de 9 células)

etc........

Um MacBook pro com tudo isto, e até algumas características piores (como é o caso da gráfica actual deles, e menos RAM) fica-me por bem mais de 2000 euros, enquanto eu dei pelo meu cerca de 1550 euros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há muitos pormenores que não estás a considerar. Desde as dimensões/peso, a autonomia, o facto de ser de alumínio, o FireWire 400/800, o teclado iluminado, a maior resolução suportada pelos Macs e outras particularidades do monitor (que só por si, poderão justificar uma larga diferença no preço!!!), o trackpad ou o Apple Remote.

Depois não entras em conta com a fiabilidade, que nos casos dos MacBooks Pro é bastante grande, e deve estar acima da média da maioria dos portáteis.

E não sei qual o Mac que tomaste por referência. O mais barato só custa mais 350€ do que o teu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas esse é muito pior que o que eu considerei... :P

E sim há alguns pormenores que se calhar o meu não tem, mas há outros que até é melhor. Eu por exemplo tenho garantia de reparação do meu computador de 72 horas dada pela Clasus. É verdade que ainda não verifiquei se é mesmo verdade, mas o feedback que tenho visto aponta para isso.

Mas acredita que o macBook Pro que continua a não valer o preço a que está. Aliás até me lembro que tu disseste esta mesma frase há uns meses atrás noutro tópico... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os computadores da Apple são mais caros que a maioria dos concorrentes, isso ninguém pode negar.

A questão aqui é se a diferença de preço compensa a qualidade do produto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas acredita que o macBook Pro que continua a não valer o preço a que está. Aliás até me lembro que tu disseste esta mesma frase há uns meses atrás noutro tópico... :P

E continuo a dizer o mesmo. Logo para começar porque é de 15", depois porque certos pormenores para mim não faziam muita diferença (por exemplo o ecrã, que deve ser o principal responsável pelo elevado preço). Mas também digo que a maior parte dos portáteis dessas dimensões não valem o preço, isto é, quando digo que não valem o preço que custam, tenho em conta outros portáteis mais pequenos. Se tivesse de comprar um portátil de 15", muito provavelmente escolhia um MacBookPro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os computadores da Apple são mais caros que a maioria dos fabricantes, isso ninguém pode negar.

No caso dos portáteis mais pequenos, não concordo com isso, penso que estão dentro da média.

E não me refiro apenas aos non-Pro, já nos PowerBooks de 12" isso acontecia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sendo um Pro, era de esperar que a gráfica fosse esta. Ao nível do RAM, tendo em conta que isto é um mac para o público geral e não para profissionais, também chega e sobra! A única razão para os PCs hoje e dia viram com 2GB de RAM é poderem correr o Vista sem problemas.

não te esqueças de programas pesados que precisam de alguma memória (1.5 Gb ou 2Gb de minimo), tais como edição de audio ou de video, isto é um exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não te esqueças de programas pesados que precisam de alguma memória (1.5 Gb ou 2Gb de minimo), tais como edição de audio ou de video, isto é um exemplo.

Eu diria que isso são aplicações para profissionais, e que os MacBooks não são computadores para esse tipo de utilizadores. Mas se mesmo assim um desses utilizadores precisar de mais RAM, pode comprá-la.

Mas se já viesse com 2Gb de RAM, mesmo quem não precisasse de tanto, ia ter que a pagar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu diria que isso são aplicações para profissionais, e que os MacBooks não são computadores para esse tipo de utilizadores. Mas se mesmo assim um desses utilizadores precisar de mais RAM, pode comprá-la.

Mas se já viesse com 2Gb de RAM, mesmo quem não precisasse de tanto, ia ter que a pagar.

exacto, eu já trabalhei com mac, era na altura um G4 grande máquina, só que claro era para trabalhar audio num estúdio, onde eu estava a bulir. Mas se me dessem para mão graveto e tivesse que escolher, escolhia o mac.

isto pk no mac podia ter tb linux ou o windows, enquanto numa máquina vulgar já era mt dificil trabalhar com mac, por causa dos drivers.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora