• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Endereços IP esgotados até 2010

5 mensagens neste tópico

Em 2010, provavelmente, já não haverá endereços IP para disponibilizar: o aviso foi lançado por Vint Cerf, um dos fundadores da Internet.

Vint Cerf pediu aos fornecedores de acessos de Internet (ISP) que comecem a disponibilizar endereços IP da próxima geração. A IPv4, base de dados que está a ser utilizada actualmente, tem capacidade de fornecer quatro mil milhões de endereços. De cada vez que um router, telemóvel ou computador acede à Internet, é-lhe fornecido um endereço único, o IP. Com a invasão de smartphones e portáteis, é provável que em 2010 já não haja endereços novos disponíveis, avisou o também presidente do Icann, noticia a PC Pro. Para prevenirmos que as pessoas não consigam aceder à Internet por não haver endereços IP para atribuir, a sugestão vai no sentido de se disponibilizar endereços da IPv6, com capacidade para mais de 340 triliões de endereços.

Até agora esta base de dados homologada há 10 anos, ainda só é utilizada na Ásia. Os ISP, continua Cerf, ainda não o fizeram, pois os consumidores não o pediram. A nova versão não é compatível com a actual, pelo que a migração traria custos que seriam suportados, no final, pelo consumidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É mais complicado do que se pensa... há varias tecnicas para contronar o problema da transição, nenhuma é absolutamente melhor que a outra, depende das caracteristicas da rede. Basicamente pode fazer-se tunneling ipv4 sobre ipv6 ou usar NAT - Network Adress Translation.

Isto dito assim parece uma coisa muito simples mas envolve muito trabalhinho e tem muitas variantes para todos os gostos.

Eu acho piada à parte que diz que a culpa é dos consumidores... eheheh. o consumidor quer é o seu terminal a funcionar e pronto.

No japão há muito que este problema chegou e já se usa ipv6 em grande extensão, se repararem  os sites sobre ipv6 são em grande parte mantidos por japoneses.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho piada à parte que diz que a culpa é dos consumidores... eheheh.

Eles não dizem isso... 
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizem sim.

Se não nao diziam que isto é um alerta e que "o consumidor ainda ainda não o pediu".

Até já se estão a preparar para cobrar mais por causa de uma alteração que devia ser transparente ao utilizador.

Como se isto fosse um produto final para o consumidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora