• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Fundação OpenDocument abandona ODF para suportar padrão de arquivo da W3C

1 mensagem neste tópico

Grupo acusa Sun de se importar apenas com seus produtos e, mesmo após aprovação da ISO, resolve apoiar Compound Document Format (CDF).

Um grupo formado para promover o padrão Open Documento Format (ODF) está abandonando seu suporte ao formato em favor de um novo padrão elaborado pela W3C, em uma jogada que confunde ainda mais a já caótica pretensão de criar um único padrão para arquivos de escritório.

A Fundação OpenDocument foi formada há cinco anos para incentivar a adoção de um formato de arquivos universal. Até recentemente, o grupo estava focado na tecnologia na qual o padrão seria baseado: o ODF, que foi aprovado como formato global pela International Organization for Standardization.

Em um recente post de blog, porém, o vice-presidente e diretor de negócios corporativos da fundação, Sam Hiser, explicou a razão pela qual o padrão Compound Document Format (CDF), elaborado pela World Wide Web Consortium (W3C), é mais viável como formato universal que o ODF.

As particularidades incluem total compatibilidade com formatos da Microsoft, incluíndo o Open XML que a companhia de software criou para rivalizar com o ODF, melhor convergência com desktops, servidores e gadgets, portabilidade entre diferentes plataformas e independência de fornecedores, escreveu.

Em entrevista por telefone, Hiser afirmou que a fundação começou a perder suporte para o ODF em fevereiro quando se tornou claro que a Sun Microsystems estava mais interessada em fazer com que seu próprio pacote StarOffice fosse interoperável com os formatos da Microsoft que fazer com que o ODF funcionasse com o padrão Open XML.

Hiser afirmou suspeitar que o investimento da Microsoft na plataforma Java de cerca de 2 bilhões de dólares pode ter relação com o aparente descaso da empresa em tornar o ODF interoperável com o Open XML.

"A Sun só se importa com seus próprios aplicativos", acusou.

A Sun afirmou que as acusações são falsas, de acordo com Doug Johnson, diretor do Grupo de Padrões Corporativos da empresa, que ainda alegou que a empresa suporta o ODF assim como suas plataformas tecnológicas.

A decisão de incentivar o CDF ao invés do ODF significa que a Fundação OpenDocumento mudará seu nome e terá de se transformar em outra organização, acrescentou, sem revelar mais planos sobre a mudança.

Hiser admitiu que os entusiastas do ODF estão bravos com o grupo pela mudança sobre a postura da organização. Andrew Updegrove, fundador da Gesmer Updegrove e porta-voz de questões relacionadas ao ODF, escreveu mensagem afirmando que "é uma vergonha que o grupo formado expressamente para suportar o ODF está agora contrário a ele".

Em nota, a IBM afirmou que continuará a suportar o ODF como padrão único global para documentos, enquanto a Microsoft vê na mudança uma oportunidade para popularizar seu Open XML.

Em um post de blog, Jason Matusow, diretor de padrões corporativos da Microsoft, escreveu que a nova controvérsia sobre o ODF prova que o que importa são os aplicativos, não os formatos de arquivo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora