• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

flauta

12 mensagens neste tópico

boas, como e que escrevo numa pauta? o do o re etc em que linha sao? não e para mim e para o meu irmão. ajudem pf.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na folha do tpc do meu irmão...  mas entrei pelo windows

Se tiveres em Windows, recomendo ou o Sibelius ou o Finale.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sibelius_notation_program

http://en.wikipedia.org/wiki/Finale_notation_program

Para Linux, tens um que agora não me lembro.

Aconselho o Sibelius. O Finale tem uma versão simples grátis. Claro que também podes "comprar" ou comprar o Sibelius ou o Finale (versão elaborada).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não e isso que eu quero. so quero saber em que sitio das linhas da pauta e que ponho os diferentes dos res mis fas... nao sei nada de musica....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tocas que instrumentos? eu nem cantar sei....

Piano e já toquei Clarinete.

Mas não precisas de saber tocar um instrumento para saberes música nem saberes música para tocar um instrumento. Ambos complementam-se.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

BTW, a clave mais usada e que com 99% da certeza é a qque pretendes estudar, é a clave de sol na segunda linha. O nome diz tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não se trata de ser a mais usada.

As claves são usadas consoante a "altura" do instrumento. Altura não é a dimensão, mas sim o espectro em que o som do instrumento está.

Instrumentos graves normalmente usam a clave de fá, instrumentos de uma tessitura média/mista usam a de dó (fagotes, violoncelos, violas e pouco mais) e instrumentos agudos usam a clave de sol.

Normalmente é a clave que usam para a introdução à música pois grande parte dos candidatos a músico quando querem aprender música nem sabem que instrumento querem.

Existem excepções como o clarinete e o saxofone em que independentemente da tessitura dos mesmos usam a clave de sol, o motivo é simples, possibilitar ao músico poder "oscilar" entre os vários instrumentos da família sem estar condicionado à clave.

http://en.wikipedia.org/wiki/Tessitura

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e pa... eu não percebo nadinha de musica. mas pronto. não era para mim. graças a vosses o meu irmão foi torturado com os tpc. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ya.... a 'mais usada' é gajo para ser um pouco falacioso. Não é uma opção claro está, senão a pauta nem daria para metade do istrumentos que praí andam.

Talvez a expressão correcta seja: "aquela que aparece mais vezes".

A música é escrita nas frequencias que o nosso ouvido gosta, uma melodia anda sempre ali por aquelas frequencias do costume... lá vem a clave de sol na segunda linha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora