• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_Fred_

O meu futuro

18 mensagens neste tópico

Pessoal estou mesmo em dúvida no que seguir.

Eu acho que quero alguma coisa a haver com informatica.

Mas nao sei se será software ou hardware.

Eu gostava de seguir Engenharia de informatica mas sei que tem a ver com software e acho que gosto mais de hardware.

Nao sei mesmo estou um bocado confuso.

Podem me dar algumas dicas para saber do que gosto mais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem me dar algumas dicas para saber do que gosto mais?

Gostas mais de programar a baixo-nível ? Interessas-te pela arquitectura do computador e como funciona tudo até ao mais pequeno pormenor?

ou...

Gostas mais de programar software com janelas e/ou programar sites?

Só tu próprio é que sabes essa resposta, eu por exemplo gosto tanto de software como hardware, mas tenho mais tendência para o baixo-nível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo eu nunca programei nada estava a ver se encontrava alguma linguagem facil para ver se gostava.

Ya é isso mesmo gosto bue de fazer isso "Interessas-te pela arquitectura do computador e como funciona tudo até ao mais pequeno pormenor? "

Dedico o meu tempo em foruns de informatica.

P.S:TEnho 15 anos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya é isso mesmo gosto bue de fazer isso "Interessas-te pela arquitectura do computador e como funciona tudo até ao mais pequeno pormenor? "

Dedico o meu tempo em foruns de informatica.

Atenção que não é bem a mesma coisa. Uma coisa é saberes o que são os componentes dos computadores e montar computadores.

Outra completamente diferente é programação em baixo-nível, saber como funciona a BIOS, os sistemas operativos, desenvolver drivers, etc...

Aconselho-te a aprender uma linguagem para ver se gostas de programação e se é mesmo isto que queres fazer!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LInguagem facil de aprender e nao muito complexa.

Que me aconselhas ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai aprendendo programação, se não gostares vai pa um curso técnico onde aprenderás os caminhos para a montagem e manutenção de hardware informático.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas que tipo de programçao?que linguagem deva aprender?

Nepia curso tecnico nao quero, ou vou pa engenharia de software ou pa hardware.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LInguagem facil de aprender e nao muito complexa.

Que me aconselhas ?

Linguagem fácil de aprender e não muito complexa -> Python

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se ele prefere algo de mais baixo nível, aprende C. É capaz de ser mais directo com o que ele quer..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como estás a começar, as melhores linguagens que podes escolher, no meu ponto de vista, são:

-> Python, extremamente fácil de entender e programar, dominas a lógica em 3 tempos.

-> Visual Basic, extremamente recompensante, porque te permite obter resultados PALPÁVEIS (programas de janelas por exemplo) de forma muito rápida. (In)felizmente nunca aprendi VB.

-> PHP, extremamente simples de programar, tens funções para tudo e mais alguma coisa e é virada para a web, nomeadamente sites.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se gostas mais de hardware e de reparar computadores um cursode técnico de informática serve.

Já em relação ao software, um curso superior nunca é demais. Como viste começaram a chover-te propostas de aprenderes linguagens... Toda a gente tem opiniões diferentes quanto a isso... Mas se quiseres mesmo aprender vai para uma onde tenhas que exercitar e pensar como fazer um algoritmo, tipo C. As outras linguagens facilitam muito a vida...

Já agora, C é de alto nível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é uma linguagem de alto nível, mas nos dias que correm, quando na gíria se fala de low-level, associa-se a ser uma linguagem trabalhosa e não à definição correcta.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, é uma linguagem de alto nível, mas nos dias que correm, quando na gíria se fala de low-level, associa-se a ser uma linguagem trabalhosa e não à definição correcta.

Ai é? E o que isso tem a ver com o que disse? Eu disse que é de alto nível porque li num post atrás a dizer que era de baixo nível!

Já agora tens a certeza que todos pensam assim? Não confundam as coisas por favor. É que ainda por cima deste-me razão porque ao ser trabalhosa também vai ser proveitosa para quem aprende...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se ele prefere algo de mais baixo nível, aprende C. É capaz de ser mais directo com o que ele quer..

O anaryin não referiu que C é de baixo nível, apenas que é de mais baixo nível que as linguagens sugeridas anteriormente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Thanks Triton :P Exactamente, eu sempre ouvi dizer que programar em C é programar a "nível mais baixo", ou seja, IMO, mais próximo da comunicação directa com o hardware, que por exemplo Python :D

Mas sim, baixo-nível no sentido estrito da palavra, é código-máquina e Assembly (foi o que me ensinaram).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ai é? E o que isso tem a ver com o que disse? Eu disse que é de alto nível porque li num post atrás a dizer que era de baixo nível!

Já agora tens a certeza que todos pensam assim? Não confundam as coisas por favor. É que ainda por cima deste-me razão porque ao ser trabalhosa também vai ser proveitosa para quem aprende...

Eu sei que te estou a dar razão, o objectivo era mesmo dizer isso. O que alguém num dos posts anteriores quis dizer era que C era das linguagens onde podes estar mais próximo do físico, era uma linguagem de mais baixo nível. No entanto, baixo nível não tem a ver com o que podes fazer na linguagem (se podes escrever drivers e afins). Ou seja, é a definição que deste.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha sugestão recai no JAVA. É bem remunerada, extremamente requisitada, um 'must have' nas medias/grandes empresas e sobretudo, para os que vingam na linguagem, é bem paga. Além disto tudo, é relativamente simples, orientada a objectos como o Python, prepara-te para se mais tarde te apetecer pegar em C++ ou  C#, p.ex.

E há montes de coisas já feitas para te pouparem o trabalho. Eu aprendi C quando era mais novo, mas não me vejo a utilizar C como programador, a menos que seja para algo relativamente simples.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes sempre ir para engenharia electrotécnica e de computadores  que foi o que eu fiz ;)

Dependendo das universidades há possibilidade de te especializares em ramos mais ligados à informatica.

Acabas por ter muito melhor dominio de um computador enquanto hardware do que um engenheiro informatico.

Mas podes ficar avisado desde já: É um curso dificil ( nenhum é fácil ) e vais apanhar com matemática à força toda, muito mais do que se fores para eng informatica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora