• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

michelmelo

instalacao de um servidor linux

22 mensagens neste tópico

boa tarde galera,

estou precisando instalar e configurar uma maquina pra servidor de teste de web sites

mas nao sou muito bom pra isso.

será que alguem pode me ajudar?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que distribuição esta a usar? que tipo de servidor pretendes instalar e configurr?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ainda nao sei ja tentei ubutu e kurumin  mas nao conseguir hehehe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Referes-te a não conseguir em que parte? instalação da disto... Instalação de pacotes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

melhor dizendo.

nao estou sabendo por onde começar...

qual a distribuicao mais certa, q aplicativos tenho q istalar se preciso de IP fixo. etc etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que para o que voce quer, Debian seria a melhor opção... Depois de instalar Debian, bastaria instalar o servidor que pretende, mais o no-ip (DNS para IP's dinamicos - mesmo que o IP troque, voce ficaria acedendo ao servidor na mesma) e os restantes aplicativos era à sua escolha.

Parece-me que me estou a esquecer de alguma coisa.... Senão, mais algum utilizador já lhe da mais dicas :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Concordo Debian ou Slackware mas Slackware já requer mais conhecimento de Linux

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou contrariar-vos a todos.

Começa por Ubuntu, é a distro mais noob-friendly que conheci até hoje. Para montares um servidor de testes c/Apache 2, PHP4/5 e MySQL, demoras 2 minutos, se tanto. :D

sudo apt-get install apache2 mysql-server-5.0 php5 php5-mysql
Fazes isto na consola, metes os teus ficheiros no /var/www/ e acedes usando http://localhost/ :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começa por Ubuntu, é a distro mais noob-friendly que conheci até hoje. Para montares um servidor de testes c/Apache 2, PHP4/5 e MySQL, demoras 2 minutos, se tanto. :D

Fazes isto na consola, metes os teus ficheiros no /var/www/ e acedes usando http://localhost/ :P

Pá (*)ubuntu é bom para uso std ou seja para o uso comum que todos nós fazemos agora para servidor a serio nem perto alias é por isso que existe uma versão server de ubuntu mas que não sei se aconselho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá (*)ubuntu é bom para uso std ou seja para o uso comum que todos nós fazemos agora para servidor a serio nem perto alias é por isso que existe uma versão server de ubuntu mas que não sei se aconselho.

Se leres o post inicial, percebes o porquê de eu ter recomendado Ubuntu:

estou precisando instalar e configurar uma maquina pra servidor de teste de web sites

Ou seja, ele quer um ambiente de desenvolvimento, não é um servidor no sentido de máquina dedicada a servir postas.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e não só, true. pode instalar o motor grafico (GTK acho), dps de instalar o dedicated server... eh o mais facil de se fazer plo que me disseram, e plo que pude comprovar quando tive de montar uma maquina que fazia de servidor de jogos, e php+sql

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começa por Ubuntu, é a distro mais noob-friendly que conheci até hoje.

Neste caso é uma falácia. Os procedimentos que tem de fazer (excepto na instalação) são exactamente iguais tanto em Debian como em Ubuntu. Estamos a falar de um server não de uma "versão Desktop". E parece-me que Debian Stable é bem mais fiável para server ;)

Tens aqui um Tutorial (deve haver muitos mais na net):

http://howtoforge.com/ubuntu_debian_lamp_server

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste caso é uma falácia. Os procedimentos que tem de fazer (excepto na instalação) são exactamente iguais tanto em Debian como em Ubuntu. Estamos a falar de um server não de uma "versão Desktop". E parece-me que Debian Stable é bem mais fiável para server ;)

Tens aqui um Tutorial (deve haver muitos mais na net):

http://howtoforge.com/ubuntu_debian_lamp_server

Eu concordo plenamente que vai dar ao mesmo.

Mas epa... não vamos estar aqui a fazer especulações... essa do "ser mais estavel".... epa... sinceramente não percebo de onde é que esta afirmação cai.

Alguem me diz em que é que se baseiam para dizer isso?

Eu aconselho: pega no ubuntu, debian, fedora, mandriva whatever e faz uma instalação de servidor. O ubuntu tem essa opção aquando da instalação. As outras distros provavelmente tambem têm.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um ambiente de desenvolvimento é algo que faça parte de um server? É que para mim, desenvolvimento é feito num desktop e nunca num servidor.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não acho que seja de desenvolvimento. Pelo menos pelo que ele diz.

Ele pede para configurar uma máquina para um servidor de testes. PROVAVELMENTE desenvolverá na sua outra máquina principal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu continuo a achar que quando ele falou em servidor, falou em HTTPd, mas também, parece que essa é apenas a minha opinião.

Ele que esclareça. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas epa... não vamos estar aqui a fazer especulações... essa do "ser mais estavel".... epa... sinceramente não percebo de onde é que esta afirmação cai.

Alguem me diz em que é que se baseiam para dizer isso?

Tem a ver com a entrada de pacotes. Basta comparar para perceber minimamente isso.

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=81170

Então o que varia são as vulnerabilidades do sistema operativo, instabilidade, etc?

É que eu ouvi dizer: Debian é melhor que UbunU. De que modo é melhor?

"Melhor"* devido aos updates. Ubuntu traz sempre as últimas versões 6 em 6 meses sai uma nova versão, está em constante mutação logo a estabilidade em comparação a Debian nunca é tão boa. Eu prefiro a Debian Testing porque continua a trazer as versões mais recentes (apesar de não ser tão rápido a actualizar as versões como Ubuntu) mas traz uma maior robustez que para mim é preferível. 

Debian divide-se em 3 grandes releases: Unstable, Testing e Stable.

A unstable contém os últimos pacotes/versões de programas ainda não testados (ou que passam da experimental). Depois dos pacotes estarem algum tempo sem darem problemas passam para Testing.

Aí estão durante bastante tempo (as release da stable são lançadas com grandes intervalos) até a testing (neste momento a etch) se tornar stable (neste momento a sarge). Já na stable os pacotes são digamos "congelados" ou seja só recebem actualizações de bug críticos ou de segurança.

* Este melhor é muito subjectivo, GNU/Linux é escolha, cada um tem as suas prioridades/preferências...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As distros de dimensões razoaveis todas dão conta disso. Isso não é feito assim às tres pancadas... por exemplo, tens as versões LTS do ubuntu. Penso que têm suporte para mais de dois anos... tipo... um sistema operativo com 3 anos já começa a ser velho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As distros de dimensões razoaveis todas dão conta disso. Isso não é feito assim às tres pancadas... por exemplo, tens as versões LTS do ubuntu. Penso que têm suporte para mais de dois anos... tipo... um sistema operativo com 3 anos já começa a ser velho.

As versões LTS do Ubuntu já compensam, claro, como a 6.06. Não a última que sem indicação contrária era o que o djthyrax estava a recomendar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até agora, não tive qualquer problema com a versão 7.04 ou 7.10 do Ubuntu, daí não ter referido isso.

E, mais uma vez, relembro que estava a falar de uma distro para uma workstation e não para um servidor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ubuntu Server tem um modo de instalação chamado LAMP, que te permite durante a instalação do OS, que ele te instale e configure tudo o que precisas para teres um servidor web com apache+php+mysql. Se for isto a escolha é a mais adequada.

Debian Sid não é uma boa plataforma para desenvolvimento de produtos, porque é um alvo em movimento. É preciso muita experiência e algum tempo para desenvolver para Debian Sid. Já Debian Stable ou Testing são outras opções a ter em conta. Mas se for apenas para fazer brincadeiras, qualquer um serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora