• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

suzy

digam a vossa opiniao

3 mensagens neste tópico

viva!

;)

tou a fazer um trabalho em c++ e estou com algumas duvidas, em relaçao como fazer.

tenho uma classe produtos ( nome do produto,preço,etc)

o meu problema reside na classe encomendas, pois uma encomenda corresponde a uma lista de produtos que nao foram efectuadas. ou seja a classe encomenda tem de ter.

classe encomenda{

lista de produtos// coloco a classe produtos aqui???

nome do comprador// faço uma classe comprador?

}

atraves da classe encomenda, posso adicionar um produto, mudar o preço etc....

como faço a classe encomenda?? como faço para chamar os obejctos da classe produtos, estando na classe encomenda? faço uma classe com os nomes dos compradores??

digam como fariam:(

de uma coisa eu sei, nao posso utilizar funçoes friends.

penso que terei de usar memoria dinamica  ,...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei o que é que entendes por funções friends...

Quanto à organização por classes, penso que podes ter uma classe Produto e depois na classe Encomenda teres um array (ou uma lista) de Produto.

Quanto ao nome do comprador, como cada encomenda é comprada por UM comprador, penso que te bastaria ter uma string na classe Encomenda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Funções friend são funções externas a uma classe que têm acesso aos seus membros privados e protegidos.

Se bem entendi, tens na tua classe Produto tens o nome, a quantidade e o preço de um produto pertencente a uma encomenda. Assim sendo é seguir a ideia do Saco, embora eu trocasse o array de Produto por um vector, para facilitar. Isto supondo que podes utilizar STL.

Quanto à parte do comprador, depende das informações que queiras guardar. Possivelmente, além do nome poderás querer guardar a morada, numero de contribuinte, etc etc. Eu criava uma classe Cliente com estes campos, e na classe Encomenda punha um apontador para Cliente.

Mesmo que só queiras guardar o nome do cliente, eu seguia por este caminho. Mas isto é influência de desenhos de Bases de Dados, e posso estar a complicar o que pretendes... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora