• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

spec

Caixa Magica 12

2 mensagens neste tópico

Carta à comunidade

Caros Mágicos (utilizadores, autores de documentação e packagers de Caixa Mágica),

A Caixa Mágica tem, desde 2000, assumido uma estratégia clara e muito objectiva. Nos últimos 7 anos apostámos em desenvolver as nossas próprias ferramentas de instalação e configuração, utilizando uma base de RPMs da SuSE. Com um crescimento gradual, pretendemos acelerar esse ritmo e estar entre o Top 30 de distribuições Linux na mudança de década (2010). Para tal, definimos um novo enquadramento estratégico e objectivos a perseguir. Esse enquadramento passa por partilhar com a Mandriva a base (core) dos RPMs e os instaladores / configuradores. Esta decisão foi tomada após longa reflexão e estudos comparativos. A decisão recaiu sobre a Mandriva principalmente devido aos seguintes factores:

  1. É uma distribuição RPM-based conhecida pelo seu bom suporte a hardware e facilidade de utilização.

  2. É parceiro da Caixa Mágica em projectos europeus.

  3. É a única distribuição mainstream com centro de decisão na Europa.

  4. Tem uma presença muito forte no Brasil, após a aquisição da Conectiva, mercado atraente para futura expansão da CM.

Após esta decisão, a direcção da Caixa Mágica e da Mandriva chegaram a uma plataforma de entendimento para partilha de sinergias, mantendo-se a total autonomia de marcas, canais e web sites. A Caixa Mágica irá integrar algumas das suas ferramentas apostando, em concreto, na utilização de Apt-rpm por si desenvolvida, suporte a 3G e ADSL e localização para português entre outros desenvolvimentos resultantes na nossa aposta em I & D. Esta aposta tem um novo significado com a recente notícia que o consórcio europeu em que a CM está integrada ganhou um projecto europeu com orçamento de 4.4 M de euros que até final de 2010 desenvolverá os novos meta-instaladores e tecnologias para lidar com a complexidade de uma distribuição de Linux. A Caixa Mágica liderará um dos WorkPackages mais críticos nesse projecto como resultado dos bons resultados que a nossa equipa demonstrou em projectos anteriores.

A apresentação desta nova abordagem está a ser prestada através desta carta directamente à comunidade e não aos meios de comunicação / parceiros por uma razão:

    A Comunidade é a energia que alimenta a nossa distribuição de Linux.

Os utilizadores de comunidade.caixamagica.pt, ContribDoc e ContribWare têm construído uma base de conhecimento em português de qualidade inegável. É preciso continuar a fazer crescer esta comunidade de "mágicos".

Vamos em conjunto construir uma distribuição forte.

Paulo Trezentos - Director Técnico

Flávio Moringa - Coordenador do packaging / infra-estrutura do Linux CM

copia da carta, na integra... a carta pode ser encontrada em http://contribsoft.caixamagica.pt/trac/wiki/LetterToTheCommunity

o que acham desta mudança de rumo da caixa magica?

comentários à carta...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me essa mudança de rumo terá implicações a nível empresarial e não tanto no mercado de utilizadores comuns que viram-se essencialmente para distros mais populares como ubuntu pelo que eu vejo em portugal.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora