• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

QuickFire

XGL - Wow!!

17 mensagens neste tópico

Boas!

Pergunto-me se vocês têm visto os famosos videos da Novell ? Em que mostram muitos efeitos com as janelas e etc...

Pois bem isso não é só na Novell.  Depois de ver o video fiquei com curiosidade e fui ao forum do meu amigo ubuntu.  Acabei por encontrar milhares de tutoriais e lá decidi experimentar.

Saquei o flight 3 do Dapper Drake e lá fui eu seguir o tutorial.

Correu tudo bem com excepção de uma ou duas coisas que resolvi depois.

Mas tenho que dizer que isto é suberbo, tá mesmo lindo. Só preciso de ler uma coisa para saber se isto precisa de uma placa melhor com a minha ou é preciso optimização do software (isto ainda é muito verde).

EDIT:

Agora já está mais que fluido, não sei o que se passou.

De resto tá espectacular, Aqui vai o video.

http://video.google.com/videosearch?q=Novell+Desktop+10&so=0

Tá mesmo excelente :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nope :thumbsup: Usa Gnome :thumbsup:

Vê os videos vale mesmo a pena para ficares a perceber o que é o XGL :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já vi... mas tou mesmo confundido...

O que raio é o Novell Linux, então? Uma distribuição, não? E que usa essa versão do gnome cheia de effects?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já vi... mas tou mesmo confundido...

O que raio é o Novell Linux, então? Uma distribuição, não? E que usa essa versão do gnome cheia de effects?

Sim, o Novell Desktop Linux 10 é uma distribuição que para alem dos efeitos de aceleração de hardware com o sistema XGL que rivaliza com o Windows Vista e com o MAC OSX sem problemas, irá conter suporte mp3 nativo, onde inclusivé suportará iPods nativamente. Aquele efeito que se vê nalguns dos vídeos das janelas trasnparentes, eu vi aqui há uns tempos numa thread relativa ao Red Hat num forum internacional. O resto dos efeitos surpreendeu-me pela positiva (aquele efeito de rotação do ecrã está fantástico mesmo).

Muitos destes efeitos foram inspirados numa preview do ano de 2004 sobre o LongHorn: http://www.winsupersite.com/showcase/longhorn_preview_2003.asp. Mas parece que a Microsoft resolveu adaptar esses efeitos na altura do famoso Project Looking Glass

vbmaster, cá fica um link no qual te poderás basear para instalar o XGL na ultima release do Dapper (tal como o QuickFire fez): http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=127090

Ainda não experimentei, portanto estou a basear-me em tudo o que tenho lido até hoje. Logo que tenha um pouco de tempo vou ver isso com calma. Espero é que a minha gráfica aguente... :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bah... mas eu ainda uso Breezy, e nem sei se me vou dar ao trabalho de instalar o Drake quando ele vier... too much things already installed.... :|

but thanks... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Drake ainda é muito... instavel :thumbsup:

Tem este grande pró de ter o XGL a funcionar o que é excelente :thumbsup: mas o cedega não consigo mete-lo a funcionar por exemplo...

Mal posso esperar que saia a final version em abril :P

Quanto aos efeitos tem uma coisa que adorei, que é uma especie de Expose (não sei se é bem assim que se escreve) do Mac OS :D

Isto só vendo é que se consegue perceber :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bah... mas eu ainda uso Breezy, e nem sei se me vou dar ao trabalho de instalar o Drake quando ele vier... too much things already installed.... :|

but thanks... :confused:

Interessante no linux e mais concretamente no ubuntu é que podes actualizar  o sistema operativo sem perderes dados nem ficheiros.

eu por exemplo actualizei o meu ubuntu de hoary para breezy e correu tudo lindamente... já estive a pensar actualizado para dapper mas quando vi 1,2GB de downloads internacionais pensei 2 vezes :-/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

but thanks... :confused:

Interessante no linux e mais concretamente no ubuntu é que podes actualizar  o sistema operativo sem perderes dados nem ficheiros.

eu por exemplo actualizei o meu ubuntu de hoary para breezy e correu tudo lindamente... já estive a pensar actualizado para dapper mas quando vi 1,2GB de downloads internacionais pensei 2 vezes :-/

não sabia disso.... tipo, por mim não é pelos documentos, pois teno-os numa partição à parte, é mais pelos programas e tudo o resto....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro podes sempre fazer isso... o problema pelo menos comigo foi quando actualizei do Hoary para o Breezy aquilo não ficou igual ao que devia ter ficado com fresh install do breezy ;) por isso comigo é sempre do 0 para evitar confusões :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de instalar o Dapper num disco de 6GB que tinha para aqui enconstado e resolvi logo experimentar o XGL.

Epah, aquilo está lindo..

Aconselho toda a gente a experimentar.

Outra coisa que me agradou no Ubuntu Dapper é que me colocou os repositórios portugueses por defeito. É muito útil mesmo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acabei de instalar o Dapper num disco de 6GB que tinha para aqui enconstado e resolvi logo experimentar o XGL.

Epah, aquilo está lindo..

Aconselho toda a gente a experimentar.

Outra coisa que me agradou no Ubuntu Dapper é que me colocou os repositórios portugueses por defeito. É muito útil mesmo.

um mes left for me para entrar nesse mundo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol :) Um mês e meio :) Mas apartir da RC já podes sacar :D Eu aconselho toda a gente a sacar mesmo... é pena não haver mirrors tugas... enfim daqui a uns meses experimentas :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol :) Um mês e meio :D Mas apartir da RC já podes sacar :) Eu aconselho toda a gente a sacar mesmo... é pena não haver mirrors tugas... enfim daqui a uns meses experimentas :D

RC não saco.. só mesmo versões estáveis e no darkstar.... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É bem porreiro para pessoal que tem diferença entre os trafegos :D Vbmaster, aproveita :)

Jordao, quanto a mim eu não preciso visto que não tenho a diferença, saco inter que é bem mais rápido geralmente :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o XGL é uma substituicao do X server.... Existe uma implementacao baseada num X server já a correr, chamada aiglx (procurem no google...)

Muito fixe :)

É pena que seja preciso uma coisa destas para os windows users abrirem os olhos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora