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mikelll

Jogo 4 em linha

7 mensagens neste tópico

Estou a dar Pascal na Faculdade e tenho de fazer um jogo do 4 em linha. Alguem sabem onde posso ir buscar informação que me vá ajudando?

Obrigado a todos!!

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boas,

define as regras e depois programa-as.

Informação? Nada melhor que o Help do PASCAL

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É pah.....obrigadão!! Foste super amigo! Assim já tá practicamente tudo explicado, so falta mesmo o restante 99,99%...

DAHH!!! :wallbash:

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Começa por delinear as regras do jogo. Depois, constroi o "tabuleiro" (uma matriz por exemplo). Depois precisas de um ciclo que te va avaliando as condições da matriz e ver se há condições de alguem ganhar a cada turno que passa. Depois precisas de inputs dos utilizadores..

Começa por fazer um esquema do jogo, depois passa para pseudo código e depois se tiveres dúvidas em como passar isso para código mesmo, volta a perguntar mais especificamente ;)

Boa sorte!

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Obrigado...agora ja deu para avançar mais!! ;) Isto sim é ajuda! :biggrin:

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mikelll,

o que o anaryin te respondeu foi uma longa "metragem" da minha resposta...

quando eu disse "define as regras do jogo" era todo o jogo, isto , os 4 em Linha é um jogo de queda de peças, logo terás de ter:

- uma matriz bi-dimensional e começar a preenchê-la de baixo para cima;

- saber como vais mostrar essa informação no ecrã? modo teexto ou modo gráfico?

- saber como o jogador diz qual a coluna onde deseja jogar;

- etc.

este tipo de regras de jogo.

Boa programação

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aconselho a usares uma tabela bi-dimensional para fazeres as verificações(a parte de quem ganha) é muito mais fácil pois é so pegares nos valores por X,Y e verificar...assim como para verificares se ja existe uma peça naquele linha e para por outra por cima.

cria um array do tipo char que vai receber 2 caracteres o "V" e o "A", sendo o V peça vermelha e o A peça azul...

depois é simples, já aqui tens a papa feita

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