• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Decisão da UE incompatível com licenças Linux

2 mensagens neste tópico

Os vendedores de Linux poderão não conseguir licenciar as patentes de interoperabilidade da Microsoft, ao abrigo dos termos mandatados pela Comissão Europeia, defendem peritos legais de open source.

Segundo o «Vnunet», especialistas legais de open source defendem que a General Public Licence, que regula o sistema operativo Linux, é incompatível com as medidas decretadas pela Comissão Europeia.

Em causa está o anúncio, feito segunda-feira, de que a Microsoft terá de disponibilizar para os produtores de software livre informação necessária para que os seus programas funcionem bem no sistema operativo Windows.

Ao «Vnunet», Michael Cunningham, conselheiro da «Red Hat», referiu que tem suspeitas de que «a forma como foi estabelecido o acordo sobre as patentes pode não ser compatível com o licenciamento de open source».

Os detalhes completos sobre o acordo ainda não foram divulgados e as reacções baseiam-se nas informações conhecidas até ao momento. A Comissão Europeia ainda não comentou os novos desenvolvimentos em torno desta questão.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não existem licenças Linux!

Usem a língua como deve ser. O kernel Linux usa uma Licença, chamada General Public License. Licença essa, que é utilizada na maior parte do software licenciado como Software Livre e de Código Fonte Aberto.

As licenças da m$ não são apenas incompatíveis com a GPL, são com todas as licenças de Software Livre.

Isto é ainda mais grave porque os principais concorrentes (e às vezes únicos relevantes), aos produtos da m$, são licenciados como Software Livre.

Aprendam mais sobre esta situação em:

http://blog.softwarelivre.sapo.pt/

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora