• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Nova onda de spam utiliza ficheiros MP3 como veículo de propagação

1 mensagem neste tópico

Os conteúdos de mensagens de correio não solicitadas estão a mudar e deixaram de ser apenas texto, imagens ou ficheiros PDF. A Kaspersky detectou um novo tipo de spam em circulação que se apoia em ficheiros MP3 e onde se pode ouvir uma gravação de fraca qualidade com uma voz feminina distorcida que aconselha os utilizadores a adquirir acções de determinada empresa, nos casos reportados a Exit Only Inc.

As gravações têm entre 25 e 33 segundos e têm como objectivo "aumentar de forma artificial o preço de certas acções na bolsa ao publicitá-las", diz a empresa de segurança informática.

Este tipo de spam difere dos anteriores dado o tamanho das mensagens, que varia entre os 85 Kbytes e os 147 KB. A maioria dos emails não tem o campo de "subject" preenchido e utiliza ficheiros com os nomes santana.mp3, sayyousayme.mp3, smashingpumpkins.mp3, coolringtone.mp3, listentothis.mp3, entre outros.

A Kaspersky refere que este é mais um reflexo dos métodos diversificados que os criadores de correio spam utilizam para passar mensagens não solicitadas. Mesmo assim, e apesar do forte impacto que este tipo de spam teve no tráfego europeu de correio electrónico, a empresa de segurança acredita que este tipo de spam não "venha a evoluir de forma significativa" ou se expanda "devido à necessidade de sacrificar a qualidade da gravação para diminuir o tamanho do ficheiro a anexar".

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora