• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ped@ntilva

Instalar Linux

29 mensagens neste tópico

Boas,

Em outros tempos tentei começar a utilizar o Linux.

1º Caixa Mágica

2º Suse

Axei que me ia safar bem.

O problema foi:

N tinha net. E sem net nada feito.

Tentei mtas coisas para instalar o meu modem USB

mas n consegui.

O modem é um Ice Data 500

Vi aki no forum que recomendam o Ubuntu para noobs que é o meu caso e ja tou a saca-lo.

Alguém me sabe dizer como instalar o meu modem neste sistema?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, se não tiveres o disco dividido podes usar o partition magic para fazer isso sem perderes dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que não vou fazer asneiras com o partion magic?

Eu tenho algumas partições.

Acho k prefiro limpar uma....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como preferires, ou esperas que alguem diga mais alguma coisa, pode haver outras formas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok.

Tb n ia instalar já.

:thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem... s fosse speedtouch in SuSE.. pode-me dizer q já tou um pro neste campo...

embora ainda tenha uma ou linha d codigo para perceber... acho q já nao há mt mais q possa saber em relaçao a este modem e o SuSE.

quanto ao teu caso...

como já dves ter reparado o teu cd do iceDATA já te trás as supostas drivers para linux...

tenta usar estas e ve s consegues fazer alguma coisa com os apoios do KDE ou do GNOME - consoante a Ambiente q escolheres...

em todo caso acho q já vi aí pela net tut's em relaçao ao teu modem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho andado a pesquizar e encontro para o SpeedTouch, mas para Ice Data500 não.

Eu vou instalar o Ubuntu e dps vou ver mlh isso...

Já agora aconselhas KDE ou GNOME?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Em outros tempos tentei começar a utilizar o Linux.

1º Caixa Mágica

2º Suse

Axei que me ia safar bem.

O problema foi:

N tinha net. E sem net nada feito.

Tentei mtas coisas para instalar o meu modem USB

mas n consegui.

O modem é um Ice Data 500

Vi aki no forum que recomendam o Ubuntu para noobs que é o meu caso e ja tou a saca-lo.

Cumps

O formato ntfs e proprietariio (da microsoft) e impossivel de usar (por enquanto) em linux. Anda muito boa gente a fazer reverse engineering e ja da para fazer algumas  coisas tipo LER de NTFS mas nao escrever...

BTW GNOME RULA!!! (mas isto dos window managers e como as opinioes cada um tem a sua e quem quer da-la... :thumbsup: )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sempre li bem ntfs em linux... sempre foi possível...

o contrário é que só com alguns programas, que não me dou ao trabalho de instalar em windows...para isso uso a minha partição para documentos fat32, que é a que toca os dois burros, tanto possível escrever e ler em windows, como linux.... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu sempre li bem ntfs em linux... sempre foi possível...

o contrário é que só com alguns programas, que não me dou ao trabalho de instalar em windows...para isso uso a minha partição para documentos fat32, que é a que toca os dois burros, tanto possível escrever e ler em windows, como linux.... :thumbsup:

Eu estou a falar de montar uma particao NTFS em linux e usa-lo como outra partiçao kk. Ja e possivel ha uns anos mas nao foi possivel "sempre". Ja agora que programa usas? nao cheguei a perceber se tb dava para escrever...

LoL so agora e que percebi o que querias dizer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

escrever não é possível,se bem que já ouvi falar duns programas...

mas para ler é montar normalmente, adicionando uma linha correspondente à partição no fstab...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dá para escrever em ntfs, apenas não é viavel visto aquilo ter carradas de erros... mas quem quiser... Captive NTFS :thumbsup: Procurem no google que encontram

Para linux a partição deve ser ext3 para quem não tem a certeza do que escolher :thumbsup:

Quanto a WM eu gosto mais de gnome... mas isso cabe aos gostos de cada um :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

dá para escrever em ntfs, apenas não é viavel visto aquilo ter carradas de erros... mas quem quiser... Captive NTFS :thumbsup: Procurem no google que encontram

LoL se tem carradas de erros nao da para escrever. para alem de que ja ouvi de casos que os discos ficaram pura e simplesmente estragados.

Por acaso era uma cena que dava mesmo jeito uma vez que NTFS e muito melhor que FAT32.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É claro que dá para escrever! Mas os erros não estou a dizer que é em todas as writes que fazes para lá... dá erros por vezes, não é viavel... Mas dá para escrever :thumbsup: Se tivesses pesquisado no Google o programa que dei, tinhas poupado espaço na base de dados :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu tentei instalar o Ubuntu e apareceu-me o seguinte durante a instalação:

Your Installation CD-ROM couldn´t not be mounted. This probably means that the CD-ROM was not in the drive. If so you can insert it and try again.

É estranho pois eu tinha o dvd do Ubuntu na drive sn n fazia boot para a instalação.

eu sakei a versão dvd, será disso? Penso k n.

Visto não estar a conseguir nada daqui resolvi pegar nos cds k tinha aki dos outros linux.

Peguei no CD do Caixa Mágica 10 e aparecia constantemente esta mensagem sem sair disto:

Disabling IRQ #10

que raio quer isto dizer? está a desactivar-me uma porta? Porque?

Por fim com o Suse 9.3 parava nisto:

Starting hardware detection

Activating usb devices ... done

Searching for info file ...

Já me tou a passar que raio de ficheiro é este k não encontra?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap... já ouvi falar d conseguirem escrever em NTF com o Captive NTFS.. pelo q parece precisas do programa e mais uns 3 ou 4 ficheiros do windows xp sem SP

agora pronto... além d nao ter uma viabilidade d 100.. é um coto mais lento mas... quem quiseres experimentar... e já por isso meti uma partição em FAT q assim.. ninguem s zanga...

quando a ler... bem.. o meu SuSE vem d origem a ler NTFS sem qualquer problema... pelo q ouvi.. esta parte já vem integrada no kernel a partir da 2.6xx

quanto a WM... bem... como já disseram... tudo depende do gosto d cada um... eu comecei com KDE mas fartei-me...

aqueles ares d windows metiam-m doente!

agora uso gnome - com todas as ferramentas do KDE já incorporadas :thumbsup:

e espero brevemente poder tocar na nova versao do gnome...

mas em relaçao a ambientes graficos... a novell tá prestes a lançar umas coisinhas bastantes.... potentes msm...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Será que a tua boot sequence está a começar pela drive correcta?

Será por eu ter o disco SATA?

Nas outras x k instalei linux usava discos IDE...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem já encontrei a solução para a instalação do Suse mas agora surgiu outro erro...

Para resolver o Searching for info file ... o que fiz foi no arranque escolher a opção Installation e escrevi irqpoll

Isto seleccionou a procura interminavel do info file

Agora o problema é quando está na instalação

Ond se define o particionamento e tal,

eis o k se paxa:

Particionamento

........................................

(aqui fica tudo direito sem probs)

Software

Não foram encontrados origens em cd:///;devices=dev/hda/dev/hdb

ERROR: No propose

Que devo fazer?

Tentei ir á opção de instalar pacotes (que é disso que se trata) e não aparece nada, nenhum pacote...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu tambem tenho um icedata 500 e a razao pela qual estou a ausar o windows neste momento é que não consigo por a porra do modem a funcionar em linux.

Ele vem com drivers mas são para kernels antigos. E segundo o que li já não vao ser escritos mais drivers p linux p esse modem.

Acho que vou abrir uma thread sobre esse modem pois ainda não conheço ninguem que o o tenha conseguido conifigurar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.