• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hellblazzer

Ficheiro "executavel"

12 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Estou a começar a aprender a programar em Java (1º ano na univ) e deparei-me com uma dúvida.

Em java as aplicações correm sobre a dita plataforma, e nós nas aulas criamos ficheiros .class, não há maneira de criar executar o que temos programado nesse .class sem ser com o compilador usado, neste caso o Eclipse?

O meu stor falou em qualquer coisa de fazer um .batch em notepad que fizesse o programa correr, se alguém souber como o fazer agradecia bastante uma ajudinha  :);)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Existem programas para criar exe mas ai perdes a portabilidade do Java se queres fazer executáveis em Java usa jar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho a extensão de .jar associada a software da Nokia... que posso usar para o correr?

Esses programas que falaste são para criar .exe a partir de um .class?

É que o meu objectivo era mesmo só ter um fixeiro que funcionasse como um .exe com o que tenho programado nesse .class porque queria mandá-lo a uma pessoa que não tem eclipse nem nada disso... E como é óbvio foi algo que quis saber mal comecei a programar em java  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim i jar pode ser executado por qualquer pc com Java instalado se tens uma programa associado ao jar então carrega com o botão direito do rato e faz abrir com java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Abre a linha de comandos e escreve

java

Se aparecer alguma coisa a mostrar-te os comandos que tens disponível muito bem. Senão tens que ir directamente à pasta bin do java onde está o java.exe. Vou assumir que te vai aparecer alguma coisa :D. Nesse caso escreve:

java -jar nome_do_jar.jar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho mal na faculdade começarem logo a aprender java usando ferrramentas como o eclipse... depois é normal surgirem estas duvidas. Eu pelo menos quando entrei usava-se emacs + linha de comandos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há mal em usar eclipse eu usava eclipse apenas como editor porque facilitava muito depois compilar e tudo do resto fazia na shell.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho mal na faculdade começarem logo a aprender java usando ferrramentas como o eclipse... depois é normal surgirem estas duvidas. Eu pelo menos quando entrei usava-se emacs + linha de comandos.

Quando eu entrei usava JBuilder e não fazia nada na linha de comandos, mas isso não impediu que tivesse aprendido, mesmo usando JBuilder durante mais de dois anos.

Por outro lado não consigo usar o emacs, usar um IDE não é até bem bom para aprender, evita-se perder tempo com coisas menos importantes, mas não impede que possam aprender mais. Aliás, se ficassemos apenas pelo que aprendemos nos cursos eramos muito burrinhos. Tudo depende do aluno.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, nao há mal nenhum em usar o eclipse eu próprio uso. Mas para iniciação à programação acho que se devem começar por ensinar as bases e mostrar como realmente se inicia um programa java, ficando o aluno com a noção de que necessita de uma java virtual machine instalada, coisa que o eclipse abstrai completamente, dando a falsa sensação de que para correr um .class é preciso o eclipse.

Comecei com emacs e adianto já que não gosto nada do editor, depressa mudei para o vim e depois sim foram-me apresentadas as IDEs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em eclipse faço um projecto em metade do tempo, mas realmente é preciso perceber primeiro como as coisas corrrem por trás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora