• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Apple abre iPhone a programadores externos

32 mensagens neste tópico

Após o coro de críticas de que foi alvo por ter desactivado - através da célebre actualização 1.1.1 - as aplicações desenvolvidas por programadores independentes (aplicações "third party"), a Apple comunicou ontem que vai abrir a plataforma do iPhone a terceiros.

Para o efeito, disponibilizará, em Fevereiro, um Software Development Kit (SDK) que permitirá o desenvolvimento de aplicações "third party" nativas para o iPhone. Em comunicado, Steve Jobs diz que o SDK só chegará em Fevereiro porque a Apple quer disponibilizar uma «plataforma aberta» sem descurar a segurança da mesma face aos vírus e ao malware.

[...]

http://ciberia.aeiou.pt/?st=7791

Depois da redução dos preços, é mais dos argumentos contra o iPhone que desaparece...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguém aqui usa o SDK?? Queria começar a fazer desenvolver alguns aplicativos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que li é só em Fevereiro (de 2009 suponho).

Acho que era mais Fevereiro de 2008...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que era mais Fevereiro de 2008...

Pensava que o post tinha sido escrito agora :P, eles não podiam ir ao passado lançar isto :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois a questão é a seguinte, eu não tenho MAC e nem faço questão de ter. No entanto foi-me pedido por um amigo se poderia desenvolver umas aplicações para o iPhone. Perguntei se alguém já tinha programado alguma coisa nisso, porque queria saber se sem o MAC era possivel desenvolver aplicações.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O macrumors não é da Apple, instalar o Mac OS X numa VM vai contra a EULA do mesmo, e não estava a fazer uma pergunta, era mesmo admiração.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O macrumors não é da Apple, instalar o Mac OS X numa VM vai contra a EULA do mesmo, e não estava a fazer uma pergunta, era mesmo admiração.

O iPhone é basicamente o sistema Mac OS X customizado para o telefone. Ao inicio também achei estranho, mas se pensares bem também não desenvolves aplicações para Linux em Windows e vice-versa (e sim, sei que é possível, mas ninguém o faz). Além disso as APIs são praticamente as mesmas que o Mac OS X por isso praticamente todos os programadores vão estar em sistemas Mac. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O iPhone é basicamente o sistema Mac OS X customizado para o telefone. Ao inicio também achei estranho, mas se pensares bem também não desenvolves aplicações para Linux em Windows e vice-versa (e sim, sei que é possível, mas ninguém o faz). Além disso as APIs são praticamente as mesmas que o Mac OS X por isso praticamente todos os programadores vão estar em sistemas Mac. :P

Nem estava a analisar por esse prisma, mas tem a sua lógica. Mas é pena, porque há muitos potenciais developers that can't afford a Mac, por isso uma alternativa para Linux ou Windows era bem vinda, como fizeram os gajos do Android.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem estava a analisar por esse prisma, mas tem a sua lógica. Mas é pena, porque há muitos potenciais developers that can't afford a Mac, por isso uma alternativa para Linux ou Windows era bem vinda, como fizeram os gajos do Android.

Epa se não "affordas" um Mac (o mais barato custa uns 500 € salvo erro) então também quase de certeza não "affordas" um iPhone. :P

Além disso podes instalar o Mac OS X numa máquina virtual. Não é legal, mas também a maior parte do pessoal não usa sistemas completamente legais. x)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa se não "affordas" um Mac (o mais barato custa uns 500 € salvo erro) então também quase de certeza não "affordas" um iPhone. :P

E porque tenho eu de desenvolver para mim? Além disso, é uma estupidez ter que comprar cenas da Apple para poder mexer em outra coisas da Apple, especialmente quando falamos nestes valores.

Além disso podes instalar o Mac OS X numa máquina virtual. Não é legal, mas também a maior parte do pessoal não usa sistemas completamente legais. x)

Eu tenho princípios. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela forma como vocês falam, até parece que um mac custa mais do que um Ferrari... Com 500€ compram um mac.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, aqui a questão é comprar um Mac para fazer umas cenas para o iphone.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas para que é que eu quero um MAC todo larilas???

E porque tenho eu de desenvolver para mim? Além disso, é uma estupidez ter que comprar cenas da Apple para poder mexer em outra coisas da Apple, especialmente quando falamos nestes valores.

Exactamente. Se eu tenho um iPhone e quero coisas para ele. Ah não o senhor steve acha que só existe um mundo chamado Apple.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pela forma como vocês falam, até parece que um mac custa mais do que um Ferrari... Com 500€ compram um mac.

Tendo em conta que comprando alguma máquina, só comprava laptops, por menos de 938.96€ não fazia a festa.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui Carlos, eu sei que não são assim tão caros. Era o que estava a explicar ao tirácio.

Ele não percebe é que toda a plataforma de desenvolvimento da Apple foi desenvolvida em torno do Mac OS X e que está totalmente integrada com o sistema. Tal como se quiseres desenolver aplicações para WinCE tens de usar o Visual Studio e o .NET que só correm em Windows (pelo menos oficialmente). Nas consolas acontece o mesmo, estás limitado à plataforma que o vendedor suporta. Logo não vejo de onde vem a admiração. Estás rodeado de situações semelhantes, basta pensares um pouco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que tive a ver, eles usam uma linguagem especial lá, não é? Tipo Visual Basic.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deve ser Objective-C (Cocoa).

Sim acho que é isso. Mas o ponto é, acho muito mal quer usar um produto da Apple e ver-me limitado ao mundo maravilha do senhor steve. Ao menos que desse para eu desenvolver as coisas no iPhone, mas nem isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora