• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

masterkorp

Zona TI-84/83 Plus

26 mensagens neste tópico

Zona TI-84/83 Plus

Eu decidi criar este tópico dedicada a estas calculadoras, pois são muito utilizadas (principalmente nas escolas).

E não encontro nenhum tópico direccionado a este assunto.

Neste tópico decidi postar algumas das minhas criações em Basic (programas) para a calculadora.

Data (v 2.01)

Este programa serve para ver a data com os dias da semana e acertar entre outros.

Este progrma só é compatível com TI-84Plus

datascreen1dv3.png

datascreen2fh5.png

datascreen3vq0.png

Tools (v 1.70)

Este programa aqui tem uma série de ferramentas variadas como fo´rmula resolvente, ferranmetas de Zoom etc.

toolscreen1jm2.png

toolscreen2he3.png

SreenSaver (v 1.00b)

Este aqui cria uma palvara que "passeia" pelo ecrâ.

Utiliza um código muito simples

Nasa for Kids (v 1.05)

Este aqui é bom pa gozar com os profs burros, pois "simula" que entra na nasa.

Login:007 Password: 7045

Triângulo de Sierpiens(v 2.02)

Cria o Triângulo de Sierpiens, é ver para crer :)

Postem aqui as vossas criações, duvidas e requests para progrmas para TI

Brevemente postarei mais projectos, e tutoriais.

Todos estes programas tem o código aberto, ou seja kualker um pode ver e editar  o código na sua calculadora.

Todos estes programas são da minha autoria, façam requets de progs aki..

Brevemente postarei um programa dedicado exclusivamente à matemática (secundário)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu gostava de fazer download, mas o hdd-pt diz que nao tem slots...

tenta la por isso noutro lado, sff, ou entao posta o codigo aqui...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pedido satisfeito

Já agora eu fiz ou programa sobre o círculo trigrométrico (desenha-o e calcula todas as suas careterísticas) e também com a Divisão Inteira, fórmula resovente, Resolve sistemas de duas incógintas, mais ainda vou adicionar muito mais, mas não o consigo passar para o computaor porque tenho problema com o TiLP não o consigo instalr pois ao compilar o libtifiles2-1.0.8 dá-me erro já tentei sacar os pacotes, mas falta-me sempre algum por sacar, ninguém pode por o link para o pacotes todos para deBian num só ficheiro?

É que eu já não uso windows há muito tempo, e não o vou instalar..

`

Gostave mesmo de upar este programa qu está mesmo porreiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vejam o meu site, tenho lá um jogo e um tut mto fixe sobre introdução à programação nas Ti's. Também tenho um programa que resolve sistemas de n equações com n incógnitas bem como outros jogos (incluindo uma simulação do mundial 2006  :P) mas que ainda tenho que fazer upload.

http://pedrosorio.freehostia.com

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora agradecia ao pessoal que sacar o tutorial (já tenho 18 downloads...) que desse algum feedback

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Estou aqui meio enrascado com as sucessões...

Não sabem de nenhum programa que ache os termos gerais através dos primeiros termos da sucessão??

Thanks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lol... Vai sonhando... Podes ter umas quantas predefinidas... Mas há tantas hipóteses...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Queria só anunciar que já pus online o jogo MUNDIAL2006 (bem é mais uma simulação mas ok) para TI-83/84, podem sacar a partir do link na minha signature.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas alguém sabe qual é a tag que faz mudar o contraste da calculadora!?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o sistema for linear (que é o caso abordado nos liceus) pode ser resolvido de forma matricial usando a calculadora.

E muito simples...

Fica aqui um sistema a título de exemplo:

3x+4y=8

-x+y=10

A*z=b

Em que A é a matriz [3,4;-1+1]

z é o vector coluna com os as incógnitas, ou seja [x;y]

e  b é o vector coluna com os termos independetes de cada equanção, ou seja... [8,10]

Multiplicando ambos os lados da equanção matricial anterior pela matris inversa de a ficamos com isto:

A-1*A*z=A-1*b

A-1*A é a matriz identidade, ficamos com

z=A-1*b

Conclusão: para resolver ums sitema de equações lineares numa calculadora, basta que este esteja na forma canónica, introduz-se a matriz de queficientes na calculadora, calcula-se a sua inversa e multiplica-se pelo vector coluna dos termos independentes.

A calculadora faz isto tudo! yay! viva a tecnologia! muito jeitinho isto me dei para calcular parâmetros de circuitos electricos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

uh, mas eu estava a referir-me á limunosidade da calculadora, mas programando, por exemplo em vez de clicar no shift+baixo, fazer um programa para mudar isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrosorio ainda nao li tudo mas o que estou a ler tenho estado a compreender, obrigado pelo tutorial;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrosorio

Inversa claro, enganei-me. Obrigado, vou corrigir isso.

ftal1ty

em nenhuma, basta-te usar funcionalidades que a calculador trás, não tens que escrever uma linha de código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas acho que ele queria mesmo um programa que conseguisse controlar o contraste da calculadora... talvez para fazer um efeito num jogo? Isso acho que só lá vais com assembly. Acho que há uma maneira de dar instruções à calculadora desse tipo num programa normal usando hexadecimal mas tens que saber os opcodes e enfim... Uma trabalheira  :bored:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguem me pode dar algumas dicas de como usar as matrizes em programação na TI 84 plus se?

Eu criei um programa que resolve sistemas de equações do 2º e 3º graus, sem recurso a matrizes...

no entanto seria muito menos pesado em termos de codigo se o fizesse. alguem me pode ajudar?

Outra coisa, tenho um programa que simplesmente nao dá para editar... desaparece da lista quando passo para o modo edit, como o fazer?

Desde ja obrigado... :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação à primeira pergunta, o manual explica bem as operações sobre matrizes, de qualquer forma se fores a MATRIX tens uma série de funções que te permitem manipular matrizes (rowSwap(, row+(, *row(, *row+( podem ser bastante úteis).

Para aceder a um elemento de matriz basta fazer [A](linha,coluna). Podes usá-lo como se fosse uma variável normal (i.e. utilizar o seu valor, ou fazer atribuições com valor->[A](linha,coluna)). Evidentemente, podes usar qualquer uma das matrizes disponíveis e não apenas a [A].

Em relação à segunda pergunta, pode ser por vários motivos. Se for um programa escrito em Assembly e compilado não o podes editar de todo. Noutros casos pode ser um programa em TI-Basic que foi enviado para a calculadora com protecção contra edição. Se tiveres um cabo, precisas do TI-Connect para passar programas da calculadora para o PC e vice-versa. Se esse programa for de facto de TI-Basic protegido contra edição só precisas de o passar para o PC e abri-lo com este programa:

http://host-a.net/pedrosorio/TI-Graph%20Link%2083%20Plus.zip

Consegues ver o código, e no canto inferior esquerdo da janela de edição aparece uma checkbox que diz "Protected".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado Pedro...

A primeira questão está resolvida... Foi mesmo uma questão de ir ao manual...

Quanto à segunda, vou perder um tempinho para chegar lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Estou com uma dúvida...  :-[quando, no teu tutorial tu pões -> po~e-se mesmo isso na máquina ou é igual por só -??

No tópico 5, no exercício de dar o valor de 5 a L, a máquina (TI-84 PLUS) dá erro: DOMAIN, o que quer dizer?...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O -> é a seta que existe por cima do ON, penso eu...

DOMAIN é o erro de domínio, ou seja, o valor que foi passado à função não pertence ao domínio da função. Por exemplo, se tentares fazer o sin^-1 ( 5 ) vai dar DOMAIN porque o seno só retorna valores entre [-1,1], logo o sen^-1 só pode receber valores entre [-1,1]

Cumps :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O -> é a seta que existe por cima do ON, penso eu...

DOMAIN é o erro de domínio, ou seja, o valor que foi passado à função não pertence ao domínio da função. Por exemplo, se tentares fazer o sin^-1 ( 5 ) vai dar DOMAIN porque o seno só retorna valores entre [-1,1], logo o sen^-1 só pode receber valores entre [-1,1]

Cumps :D

Obrigado... a seta está de facto por cima do ON, só que a tecla não é uma seta mas sim STO>....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado... a seta está de facto por cima do ON, só que a tecla não é uma seta mas sim STO>....

Quando ponho -> no tutorial refiro-me à seta que aparece quando carregas nesse STO>, sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá aos demais utilizadores deste forum..

Tenho uma TI Nspire mas precisava de ligar a maquina ao pc com o teclado da TI 84- plus.

Ja tentei usar o graph link que usava com outros modelos, mas o programa não reconhece a ligação da máquina.

O software que veio com a máquina, pelo que me parece, apenas da pra fazer a ligação se tiver o teclado ti nspire.

Alguem me pode ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixo-vos aqui um url que foi de extrema utilidade para mim durante o secundário e faculdade

www.ticalc.org

Encontra-se de tudo por lá, para todas as texas, uma imensidão de programas em basic e assembly

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora