• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

wrproject

[Resolvido] quero aprender a programar em flash!!

11 mensagens neste tópico

boas pessoal, eu gostaria de aprender a programar em flash, ouvi dizer que a linguagem para se programar em flash é action script,

podiam dar-me algumas dicas, como pro exemplo, que programas utilizar, e que tutoriais devo comecar, visto que sou iniciante.

agradeco a ajuda.

cumprs wrproject.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Heyas,

o software podes sacar o trial do site da Adobe ... Flash CS3

Em relaçao a linguagem, tens o ActionScript2.0 e o ActionScript.3.0 ... o AS3 é OOP (Orientado a Objectos), e o AS2 é Estruturado (podendo no entanto tb ser OOP).

Por onde começar ... Aqui esta uma questao interessante.

Existem muitos sites, foruns, comunidades, blablabla... acho q já ouviste disto vezes sem conta...

Aconselho-te a procurares uns tutoriais no "actionscript.org", "kirupa.com" e "flashkit.com" ... tens alguns tutoriais em video interessantes no site do LeeBrimelow - "gotoandlearn.com".

Em termos de livros, existem imensos e todos eles te darão algum proveito. Aconselho-te a pegares num qualquer e estudares, estudares, estudares, estudares ... o mesmo para com os tutoriais.

As duvidas que te forem surgindo, podes coloca-las aqui.

Fica bem e bom estudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para programar em flash ñ é preciço ser grande programador,acima de tudo a programação em actions scrip pode se reduzir a pequenas linhas de codigo bastando apenas saber onde e a forma como se coloca o mesmo codigo, é bom lembrar q o flash é acima de tudo um ferramenta de web design.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para programar em flash ñ é preciço ser grande programador,acima de tudo a programação em actions scrip pode se reduzir a pequenas linhas de codigo bastando apenas saber onde e a forma como se coloca o mesmo codigo, é bom lembrar q o flash é acima de tudo um ferramenta de web design.

Tenho de discordar, longe vai o tempo onde isso se aplicava.

Fiquei com a ideia que wrproject se quer iniciar + na vertente da programaçao do que apenas saber fazer animaçoes.

O actionscript surgiu como uma forma de ajudar o designer/animador a criar alguma interacçao com quem estava do outro lado.

Quem utilizava o Flash como ferramenta foi pedindo cada vez mais e os conceitos OOP entraram aquando do AS2.0. Entao agora com AS3 já se pode definir como uma verdadeira linguagem de programaçao.

A sugestao do Grettir parece-me mesmo a melhor, pegar bom num livro e indo aos poucos assimilando conceitos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom a realidade por mais que custe aos programadores é que programar em flash é uma brincadeira de crianças, qualquer pessoa consegue criar um animação em flash, mas fazer sites e bons sites em flash ñ é preciso ser um perito em programação 3 ou 4 linhas de código juntamente com um bom domínio da feramente em termos executivos é mais que suficiente para fazer um site. Não considero que para fazer por ex: uma scroll bar, um bt animado, uma transição porreira, um url para contactos de mail, um relógio, seja preciso programar basta umas 3-4 linhas de código de resto é interactividade. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se estás interessado em fazer jogos, mas se estiveres então recomendo o Foundation Actionscript 3.0 Animation. Tem praticamente tudo o que precisas de saber, incluindo dezenas de fórmulas matemáticas para fazer muitos dos efeitos mais populares em jogos.

Maior parte dos tutorais que encontrei na internet  ou estão mal explicados, mal programados ou desactualizados. :ohwell:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora