• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

PF prende hackers que desviaram 10 mi de contas bancárias

3 mensagens neste tópico

A Polícia Federal prendeu 55 pessoas, a maioria jovens de classe média, sendo 9 menores de idade, durante a Operação Scan, que identificou e localizou integrantes de uma quadrilha especializada em desviar dinheiro de contas bancárias por meio de transferências fraudulentas e pagamentos realizados pela Internet.

Ao todo 330 policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de Campina Grande (PB), cidade onde atuavam os líderes da quadrilha.

As investigações iniciaram em maio de 2005, depois de denúncias da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Foi apurado que membros da quadrilha enviavam milhares de e-mails com um vírus do tipo Cavalo de Tróia anexado. Este vírus, depois de se instalar nos computadores de correntistas, copiava o número das contas e as senhas e enviava os dados para os “crackers”.

Com as informações, eram realizadas transferências de valores para contas de “laranjas” e também eram efetuados pagamentos de boletos bancários. Estima-se que o grupo tenha desviado mais de 10 milhões de reais.

A quadrilha agia principalmente na cidade de Campina Grande (PB), onde o líder do grupo, de 19 anos, foi preso. Os detidos durante a operação deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado, violação de sigilo e interceptação telemática ilegal.

Segundo a polícia, a quadrilha desviava o dinheiro por meio de transações de contas correntes para contas-laranja mantidas pelo grupo. Existia um grupo de "aliciadores" que buscava pessoas que "alugavam" contas bancárias para que a quadrilha sacasse o dinheiro. Foi preso também um casal, acusado de auxiliar a quadrilha na lavagem do dinheiro.

CEARÁ

Dois mandados de prisão foram cumpridos em Fortaleza. Na casa de um dos presos a Polícia Federal apreendeu computadores e comprovantes de depósitos bancários, além de diversos cartões de crédito.

BAHIA

Policiais federais da Delegacia de Ilhéus prenderam M.S.F., 20, e B.C.B., 26, na cidade de Itabuna/BA e apreenderam diversos computadores, extratos bancários e outros documentos, nas residências dos criminosos. O material será encaminhado à perícia técnica para análise.

PERNAMBUCO

Foram cumpridos os mandados de prisão e de busca e apreensão que resultaram na prisão do estudante B.A.M.L., 23 anos, que atuava como usuário do sistema. Os policiais apreenderam computadores, celulares, cartões bancários, cartões de créditos e vários documentos, na residência do preso.

O estudante universitário foi preso em sua casa, no bairro do Ipsep, e prestou depoimento na sede da PF, no Cais do Apolo.

PARANÁ

Em Maringá (PR), policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreenderam o menor C.E.G.F., 17 anos, identificado como um dos membros da quadrilha e que atuava como "cracker". Foram arrecadados computadores, mídias, celulares, aproximadamente R$ 4 mil em dinheiro, boletos bancários, um veículo Golf, cartões de banco, além de um saco plástico contendo diversos comprimidos que aparentavam ser ecstasy.

O menor foi encaminhado ao Instituto de Ação Social do Paraná em Campo Mourão, onde permanece a disposição do Juízo de Infância e Juventude daquela cidade.

SÃO PAULO

Em São Paulo, foram cumpridos um mandado de prisão e um de busca e apreensão. Um homem de 22 anos foi preso. A polícia suspeita que ele é o programador contratado pelo grupo. Seria ele que desenvolvia os sistemas e e-mails spams que eram enviados para as vítimas, a fim de obter dados cadastrais usados em fraudes na Internet. Em seu poder foram apreendidos diversos materiais e equipamentos de informática.

Tinha um colega meu que andou meses a tentar fazer o mesmo mas nunca teve sucesso.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora