• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

gavião

Programador de PIC's - PIC-PG2C

10 mensagens neste tópico

Desde mais, quero dar os parabéns ao(s) criador(es) deste fórum pela sua iniciativa.

Deixo aqui o link para um PDF com o esquema de um programador de PIC’s, bastante conhecido e fácil de montar, que possibilita a programação de PIC’s de 8, 18, 28 e 40 pinos via porta série. Não é necessário transformador para alimentar o circuito, este saca a energia da porta série, em alguns portáteis é que poderá haver alguém problema.

O software para realizar a programação é o famoso IC-Prog, que pode ser sacado em http://www.icprog.com.

Para mais informações vejam o PDF.

Boas programações.

http://www.olimex.com/dev/pdf/pic-pg2c.pdf

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, obrigado pelos parabens....temos é de continuar a trabalhar para este forum crescer mais e mais e mais....até abrangir todos os programadores e interessados em programação...

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora então bem vindo! parece que já temos aki mais um amigo na 'onda' do PIC's! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas..

Atencção que programadores deste tipo, através da porta série sem fonte de alimentação externa, não funcionam em alguns PC's mais recentes. Devido aos niveis de tensão na porta série serem muito baixos. Em especial nos portateis.

cumps..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Boas..

Atencção que programadores deste tipo, através da porta série sem fonte de alimentação externa, não funcionam em alguns PC's mais recentes. Devido aos niveis de tensão na porta série serem muito baixos. Em especial nos portateis.

cumps..

se for esse o caso tb facilmente de resolve, pois é uma questão de ver quais a voltagem necessária e resolve-se o caso - se foir necessário - copm uma bateria externa por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas..

sim, resolve-se com uma fonte de tensão externa, o problema é que o PIC precisa de 12V...14V no pino MCLR para entrar em modo de programação. Mas existem esquemas na internet com programadores deste tipo (porta serie) com fonte de alimentação externa. Este tipo de programador é conhecido por JDM, agora não consigo encontrar o link, se o encontrar coloco aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Boas..

cumps..

viva, penso que os PIC que estão na lista são os que dão para programar sem recorrer a fonte externa, já programei vários da lista e tudo correu bem, entre eles o, 16f876 e o 16f877. Estou é com uma placa PCI de duas portas séries, mas isso não faz qualquer diferença penso eu, pois também já usei as portas da board de outro PC e tudo correu bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas..

Eu não disse que não dava, só sei que algumas pessoas, em especial brasileiros, tem tido problemas com este tipo de programador em alguns computadores, em especial portateis, devido aos niveis da porta série serem um pouco baixos.

Alias existem PIC's um pouco mais sensiveis á tensão que é necessário estar no pino MCLR para entrarem em modo de programação, uns basta 12V, ou qualquer coisa acima de 10V, outros precisam de mais um bocado até aos 14V.

Tambem já há muito tempo que não programo desses PIC's, ultimamente tem sido mais da série PIC18, e alguns recentes da série PIC16 por causa da tecnologia nano-watt.. e baixa pinagem com bastantes recursos internos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu parece-me que tb já 'ouvi' por ai pessoal com problemas em alguns programadores no que diz respeito a portatis

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, em portáteis não funciona, já tive a oportunidade de testar e nada. Também se usarem um conversor usb-rs232 também não funciona.

:x tenho ca um, meus ricos 22€ :x

bem deixo aqui a pcb para o eagle do programador, é +/- uma copia da original, sacai de uma imagem da parte de baixo do programador que estava num site. hehe

http://pwp.netcabo.pt/0662530601/programador_pic/pcb.brd

pcb do programador

pcb.gif

também ficam por aqui duas imagem do gajo já montado

Pic 1

prog1.jpg

Pic 2

prog2.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora