• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Novo CPU para minicomputadores

1 mensagem neste tópico

A Intel prepara-se para lançar um novo CPU, criado para equipar pequenos dispositivos de acesso à Internet e computadores do tipo Ultra Mobile PC (UMPC). 

Tem o nome de código Silverthorne e já se sabe que, numa fase inicial, vai funcionar entre 1,1GHz e 1,7GHz. Será produzido através do processo de fabrico de 45 nanómetros e, segundo a Intel, terá um desempenho similar à primeira geração dos Pentium M. Se o desempenho está longe de impressionar, considerando a velocidade dos actuais processadores de dois e quatro núcleos, já o consumo energético promete estabelecer recordes: as demonstrações até agora feitas provam que o Silverthorne precisa menos de 1 watt para funcionar. Dez vezes menos do que a actual plataforma da Intel para UMPC.

Outra grande vantagem do novo CPU será o baixíssimo custo de fabrico, já que uma “bolacha” de silício de 300mm, que permitirá criar algumas centenas dos futuros Intel Penryn (também de 45 nanómetros), será capaz de originar 2000 Silverthorne. É de esperar que o novo pequeno CPU seja utilizado em pequenos dispositivos, como PDA ou mesmo telemóveis, e em PC de pequena dimensão e reduzido custo.

Quanto ao núcleo Penryn, que será utilizado por todos os substitutos dos actuais processadores da Intel para portáteis, PC de secretária e servidores, a data de lançamento parece estar confirmada para o próximo mês de Novembro.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora