• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

FABIO_F_A_SANTOS

Correr Um Programa... Tipo WinZip??

21 mensagens neste tópico

Olá a todos, pessoal!

Eu gostava de saber como se pode fazer com que seja possivel chamar um programa criado por nós á moda do WinZip:

exemple.jpg

A ideia é que clicando com o botão direito do rato num ficheiro, aparecesse a opção, abrir com "nosso programa"!

Gostava de poder aplicar esta funcionalidade ao FAS Notas http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=12120, assim como a outras aplicações que tenho em mente em que tal funcionalidade me parece essencial.

Suponho que para implementar isto é tudo uma questão de setup, pois bem eu costumo usar o Inno Setup http://www.jrsoftware.org/isinfo.php. é possivel fazer isto com ele?

Se não for, como é que se faz?

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar.

Sugestão: Que tal criar uma secção dedicada aos setups?

PS: Se este tópico n estiver no local correcto, agradeço que o mudem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso faz-se no Registry. A altura "certa" para fazer isso é durante a instalação, mas isso é independente da aplicação que usas para empacotar e instalar a aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa lá roubar-te a thread, e para o GNOME, KDE e Xfce? Alguém sabe como fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiquei curioso e fui falar outra vez com o meu amigo google ;)

No gnome podes usar o alacarte que é um editor de menus, no KDE não pesquisei.

Não tenho a certeza disto, mas acho que actualmente o gnome usa a libglade, pelo que podes ir ao ficheiro .glade e altera-lo manualmente, mas deve requerer um pouco de conhecimento de como o gnome funciona e se não se tiver cuidado pode fazer-se uma grande borrada.

Se alguem perceber de GTK e já tiver andado a hackar o gnome, afixe aí que tambem estou curioso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Alacarte não modifica os menus de contexto que aparecem ao fazeres right-click num ficheiro no Nautilus, logo não faz o que quero. E, a solução que eu queria, era usando código. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Alacarte não modifica os menus de contexto que aparecem ao fazeres right-click num ficheiro no Nautilus, logo não faz o que quero. E, a solução que eu queria, era usando código. ;)

Dependendo da versão do gnome e do alacarte que tenhas, sim, faz isso.

Pois... eu tambem estou curioso... é questão de algum corajoso se por a analisar os .glade do gnome.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dependendo da versão do gnome e do alacarte que tenhas, sim, faz isso.

Não faz, o Alacarte serve para editar os menus do panel.

Pois... eu tambem estou curioso... é questão de algum corajoso se por a analisar os .glade do gnome.

Os ficheiros .glade não têm nada a ver para o caso, são ficheiros XML com especificação do aspecto de uma interface gráfica.

O que tu queres tem de ser feito no Nautilus. Podes encontrar um exemplo no File Roller (pasta nautilus/).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei uma maneira mais fácil. :cheesygrin:

http://www.linux.com/feature/114134

E funciona. :cheesygrin:

Mas isso são scripts, não é bem o que tu querias. Isso por exemplo não aparece no context menu no desktop.

E na segunda página desse link eles falam da libnautilus e libnautilus-extensions. O link que te dei no outro tópico é um exemplo prático de como usar estas bibliotecas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Encontrei uma maneira mais fácil. :cheesygrin:

http://www.linux.com/feature/114134

E funciona. :)

Mas isso são scripts, não é bem o que tu querias. Isso por exemplo não aparece no context menu no desktop.

E na segunda página desse link eles falam da libnautilus e libnautilus-extensions. O link que te deu no outro tópico é um exemplo prático de como usar estas bibliotecas.

Sim, tens razão. No entanto, serve para o que preciso. O meu objectivo era poder fazer isso em bash scripting para pôr lá um launcher para um script em Python, coisa que sei que consigo fazer assim. :cheesygrin:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha outro. Mas porque é que voces falam com baseando-se só naquilo que viram? O alacarte permite efectivamente editar os popup menus do nautilus.

Eu é ele não é e eu é e ele não é e eu é e ele não é e eu é e. Pesquisem, e saquem as versões adequadas.

mas triton, tem tudo a ver com os ficheiros. glade. Os glade files especificam todo o interface grafico das aplicações que o usam. Quando digo todo o interface grafico incluem-se obviamente os menus.

A aplicação em questão é o nautilus. Mas isso não muda nada.

Aplicações como o fileroller tudo o que fazem é sobrepor um overlay no nautilus usando precisamente glade files.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na tuas versões do gnome e do alacarte não deve dar. Nas minhas não dá, eu só uso versões estaveis.

Um dos gajos que desenvolve o gnome falava precisamente na edição de pop up menus com o alacarte no seu blog, mas não sei a que versão do gnome e/ou do alacarte ele se referia, mas realmente não era nenhuma versão estável. Para a semana faço update do ubuntu e acho que já vem com o gnome 2.2, vamos lá ver se já é possivel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, dá aí o link do blog do bife.

Lamneto mas não tenho o link. Li isso quando vi este tópico e fiquei curioso... fui ao google, pesquisei e naveguei de link em link até que fui lá parar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha outro. Mas porque é que voces falam com baseando-se só naquilo que viram?

Estou a falar daquilo que existe actualmente ma última versão do GNOME e do Alacarte.

mas triton, tem tudo a ver com os ficheiros. glade. Os glade files especificam todo o interface grafico das aplicações que o usam. Quando digo todo o interface grafico incluem-se obviamente os menus.

Então mostra-me um exemplo de como fazer isto com .glade files...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, penso que se está aqui a fazer um pouco de confusãoem relação à finalidade de um fórum como o portugal-a-programar. Isto não é para ver quem é o gajo mais cool que já ouviu falar em mais tecnologias.

O djthyrax perguntou como é que isso se fazia. Eu disse-lhe como isso se fazia. Nem sequer fazia ideia que já era possivel fazer isso de através de uma ferramenta como o alacarte. Simplesmente pesquisei e transmiti o que li. Se as actuais versões estaveis não têm essa funcionalidade ou se as pessoas interessadas nao usam as ditas versões... que é que eu posso dizer àcerca disso... nada, isso é um problema de quem quer usar uma funcionalidade dessas.

Triton, que existe actualmente existe, pode nunca chegar uma versão estavel ou mesmo chegar a ser uma RC.. isso depende do caminho que o desenvolvimento seguir.

Penso que quando dizes "última versão" te referes ao 'último release estável com numero de versão mais elevado', que na verdade não é a nem versão mais recente nem a versão de denominação mais elevada.

Esta falacia é muito frequente e resulta da falsa permissa de assumir que o software é desenvolvido sequencialmente.

Não sei onde estão os gladefiles nem nunca olhei para o conteudo deles. Simplesmente sei como funcionam. Qualquer que seja a aplicação, o suporte para extensibilidade é feito usando um qualquer mecanismo de hooks. No caso do nautilus, que é parte integrande do gnome, é seguida a tendencia actual, guardar o GUI numa estrutura guardada externamente ( neste caso num XML ) para possibilitar precisamente este tipo de extensibilidade.

Quem estiver interessado em fazer brincadeiras com os menus do nautilus é quem terá que olhar para eles detalhadamente não a mim, o mesmo fado para os cépticos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O djthyrax perguntou como é que isso se fazia.

Onde?

Primeiro dizes que é possível fazer isso com o Alacarte, eu não estou a ver como...

Depois pergunto-te como e não sabes dizer.

Depois dizes que é possível fazer com ficheiros .glade, eu não sei como...

Depois pergunto-te como e não sabes dizer.

Depois... whatever...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porque vocês agora andam a ver quem mediu mal a pilinha... ::cheesygrin:

Anyway, não se preocupem, a solução que eu postei aí serve para o gasto. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora