• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ht

[vb.net 2005] Aplicação em rede

7 mensagens neste tópico

Boas a toda comunidade  :)

Encontro-me a desenvolver uma pequena aplicação onde será necessário implementar a leitura/escrita de ficheiros em rede, ou seja, precisava que a aplicação, depois de instalada em alguns pc's, efectuasse operações sobre os ficheiros em rede, semelhante às que são efectuadas num pc.

Desconheço por completo a programação para aplicações de rede. A ideia que tenho de momento (não é a melhor :P) era partilhar uma pasta e através dela aplicação poderia aceder aos ficheiros.

Por isso, antes de avançar com este procedimento, gostaria de saber se existem alternativas ao que pretendo e como posso implementar??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se vais trabalhar directamente com ficheiros e não com bases de dados aconselho-te a leres bastante acerca de acessos simultâneos a ficheiros,locks e semáforos. Durante o percurso académico trabalhei com ficheiros e memória partilhada mas não foi em VB mas sim em C com ambiente Linux!

Sei que o VB tb dispõe de mecanismos para usar locks e afins. Tens mesmo necessidade de usar ficheiros?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não usas uma base de dados ? é muito mais simples, eu uso PostgreSQL (Open Source e Free) funciona que é uma maravilha

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

aconselho-te a usares bd tal como o weasel mas usares sqlexpress porque alem de ser aplicação da m$ tal como o vb.net é é muito mais fácil de usar...

se quiseres usar aquilo que queeres aconselho-te a fazer 1 systema de cliente servidor neste caso clientes e servidores onde as linhas tem k ser comandos e aconselho-te a encriptar essa cena. agora isso e la contigo. procura algo sobre winsocks para ver se serve.

saca o 101 samples da microsoft tem la exemplos disso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas :cheesygrin:

Agradeço as sugestões que indicaram sobre as base de dados, mas estou inclinado a usar ficheiros em vez de base de dados devido à portabilidade de informação, ou seja, é necessário que um determinado ficheiro tenha de ser utilizado em vários computadores em diferentes locais e à serialização dos objectos, pois toda a informação sobre os objectos estarão guardadas nos ficheiros. Além disso, o facto de ter de trabalhar com ficheiros, obriga-me a aprender sobre este assunto, o que é bom :cheesygrin:.

Daquilo que foi dito, preciso de saber cerca de acessos simultâneos a ficheiros,locks e semáforos.

Quanto a locks apenas basta usar as funções lock e unlock que estão presentes no namespace Microsoft.VisualBasic?? :hmm:

Em relação aos acessos simultâneos e semáforos como posso implementar?

cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

O Lock and Unlock estao no System.IO

No MSDN explicam como usar a class Semaphore (System.Threading)  Limits the number of threads that can access a resource or pool of resources concurrently.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado pela ajuda  ;)

vou começar estudar melhor sobre este assunto e experimentar a ver como corre ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora