• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

imacg5

ajuda para fazer ementa selectiva

23 mensagens neste tópico

Amigos não sei se é aqui ou nao mas poderiam-me ajudar a fazer uma ementa selectiva tipo esta?

tem qe ser é diferente o design para nao parecer plagio. Se quiserem a emeta que tenho eu meto aqui para verem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso é só fazer várias checkboxes!! Se o problema são os dados, aviso-te que tens de fazer uma base de dados com os pratos e colocar no <input> o value do id.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem amigo não percebi muito bem o que queres dizer .Eu não percebo nada em php nem nada de dadosn so sei mesmo fazer o cenario fisico no flahs mas eu quero aprende php e preciso de fazer seta ementa porque não é pra mim e eu quero é receber guita e não pagar por nao fazer .Podes m ajudar ?

Tenho que fazer checkbox como? codigos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem amigo não percebi muito bem o que queres dizer .Eu não percebo nada em php nem nada de dadosn so sei mesmo fazer o cenario fisico no flahs mas eu quero aprende php e preciso de fazer seta ementa porque não é pra mim e eu quero é receber guita e não pagar por nao fazer .Podes m ajudar ?

Tenho que fazer checkbox como? codigos?

Vais ter então de ler uns tutoriais de php! Quanto ao html posso adiantar-te o codigo de checkbox

<form>

<input type='checkbox' value=1>Item 1

<input type='checkbox' value=2>Item 2

</forml>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faço isto do html no dreamwaver ne? Poder me meter aqui os links dos respetivos tutorias? é que o trablaho e com urgencia desculpa tar a querer a papnha toda feita mas é so mesmo d urgencia porque agr e so para fazer e dpepois de feitos estar a vontade para aprender memso php

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem estou lixado então. É para esqucer sozinho não conseguirei

A curto prazo não. Mas se te empenhares, daqui a um mesito tens isso feito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

selectivo, pelo que percebi vais ter que usar AJAX (n é o limpa vidros) recomendo jquery faz umas pesquisas e depois diz qquer coisa

fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Espero entregar o site ainda este mes. Isso exite para mac ox? ou outro pareceido? é que nao encontro o jquery

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AJAX? Vocês estão a complicar para quê? Tudo o que ele precisa são tickboxes com o nome parteUmDaEmenta[] e com o valor apropriado para tratar no servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AJAX? Vocês estão a complicar para quê? Tudo o que ele precisa são tickboxes com o nome parteUmDaEmenta[] e com o valor apropriado para tratar no servidor.

Man, podes-me ajudar então?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá imaginar como isto funciona.

Vamos criar uma lista de escolhas, organizadas por categoria:

$lista = array(
    "Sopas" => array(
                     "Sopa de Legumes",
                     "Sopa de Alho Francês",
                     "Caldo Verde"),
    "Pratos de carne" => array(
                     "Picanha",
                     "Maminha",
                     "Bitoque"),
    "Pratos de peixe" => array(
                     "Bacalhau à Zé do Pipo",
                     "Bacalhau à Brás"),
    "Sobremesas" => array(
                     "Semifrio de morango",
                     "Romântica",
                     "Serradura")
);

Vamos criar a página para mostrar aos clientes, comum tanto à escolha como à visualização da ementa. :)

<html>
    <body>
        <h1>Ementa personalizada</h1>

Agora, vamos tratar da escolha.

Para mostrar cada categoria:

echo '<form action="'. $_SERVER['PHP_SELF'] .'" method="POST">';
foreach($lista as $categoria => $escolhas){
    // a variável $categoria é o nome da categoria.
    // a variável $escolhas é uma lista com as escolhas
    echo "<h2>$categoria</h2>";
    foreach($escolhas as $id => $escolha){
        // a variável $id vai conter o ID da escolha dentro da categoria (atribuido automaticamente pelo PHP), para depois mostrarmos a ementa.
        // a variável $escolha é o nome do prato
        echo "<input type='checkbox' name='". $categoria ."[". $id ."]' value="$escolha" /> $escolha<br />";
    }
    echo "<hr>"; // para separar as categorias.
}

E para finalizar a página no caso da escolha:

<input type="submit" name="visualizar" value="Ver a ementa personalizada" />
        </form>
    </body>
</html>

Para mostrar a ementa escolhida:

if(!empty($_POST['visualizar'])){ // para verificar que clicaram no botão
    unset($_POST['visualizar']); // retirar da lista $_POST a informação de que o botão foi clicado, para evitar trabalho mais à frente
    // agora vai a mesma lógica que a gerar a outra página
    echo "A sua ementa é:<br /><br /><br />";
    foreach($_POST as $tipo => $conteudo){
        echo "<b>$tipo</b><br />";
        foreach($conteudo as $escolha){ // eu aqui se metesse dentro do foreach() $conteudo as $id => $escolha, eu iria ter o ID da escolha na variável $id, e podia assim ir buscar um preço num sistema futuro, por exemplo.
            echo "$escolha<br />";
        }
        echo "<br /><hr><br />";
    }
    echo "<br /><br /><div align='center'><a href='". $_SERVER['PHP_SELF'] ."'>Gerar outra ementa</a></div>";
    echo "</body></html>"; // fechar as tags, para ficar tudo como deve ser
    exit; // Como estamos a mostrar só a ementa gerada, não vamos mostrar outra vez a lista para escolher.
}

Agora, é só pegares em tudo o que eu escrevi aqui, tentares perceber como funciona e montares o ficheiro.  :P

Caso tenhas alguma dúvida, posta. ;)

EDIT: Não testei o código, mas deve funcionar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pa realmente desculpa ai. n fui ver o o site que referenciaste. é que para mim escolha selectiva é encadeada, escolhes uma aparecem as outras hipoteses.

faz como disse o lurst, so espero que saibas criar a base de dados.

fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado amigos. Thanks pelo o codigo djthyrax. Sim criar uma base de dados acho que é so recorrer ao notepad e escrever o codigo e gurardar com a extensão php. Ou não será

Maim uma Vez obrigado vou experimentar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Amigos a ementa já está a funcar às mil maravilhas mas... poderiam-me dizer como fazer um botao para mandar imprimir depois a ementa?

o codigo que tenho com as funções é a seguinte:

<?php

if(!empty($_POST['visualizar'])){ // para verificar que clicaram no botão
    unset($_POST['visualizar']); // retirar da lista $_POST a informação de que o botão foi clicado, para evitar trabalho mais à frente
    // agora vai a mesma lógica que a gerar a outra página
        foreach($conteudo as $escolha){ // eu aqui se metesse dentro do foreach() $conteudo as $id => $escolha, eu iria ter o ID da escolha na variável $id, e podia assim ir buscar um preço num sistema futuro, por exemplo.
            echo "$escolha<br />";
        }
        echo "<br /><hr><br />";
    }
    echo "<br /><br /><div align='center'><a href='formulario.php'>Gerar outra ementa</a></div>";
    exit; // Como estamos a mostrar só a ementa gerada, não vamos mostrar outra vez a lista para escolher.
}

?>

Poderiam-me dize como acrecentar o tal botao?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que será isto, acrescenta onde queres que apareça:

<input type="button" name="btnImprimir" value="Imprimir Ementa" onclick="window.print()" />

Aparece depois a caixa normal de impressão, com as opções da impressora, número de cópias, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo codigo que me deste já consegui meter o botão mas não onde quero. Onde eu consigo meter é ao pe do botao que está nete pagina: http://olimpo.no-ip.com/valknut/casamentos%20e%20batizados/formulario.php

e onde eu quero meter é nesta pagina mas o codigo nao dá, é na pagina que aparece depois as opçoes selecionadas poderias me ajudar?

Já agora o codigo do botao que me indicas-te em fez de ser para imprimir como seria para mandar limpar toda a escolha?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não consegui perceber bem, mas acho que é aqui que queres o código. Adaptando o código que tens..

echo "$escolha<br />";
        }
        echo "<br /><hr><br />";
    }
    echo "<br /><br /><div align='center'><a href='formulario.php'>Gerar outra ementa</a></div>";

//esta aqui o botao para imprimir
    echo "<input type='button' name='btnImprimir' value='Imprimir Ementa' onclick='window.print()' />";

}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o site original está em joomla pq na usas no joomla?????

Podes sempre usar o facile forms em que ele depois pode enviar pra email, no backoffice podes editar gerir os pedidos de ementas configurar preços e calculalos tu.praticamente da mesma maneira que estás a fazer em php.

[[]]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora