• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Governo assina memorando com Intel para integração do Santa Rosa no e-escolas

1 mensagem neste tópico

Está marcado para o início da tarde a assinatura de um novo protocolo entre a Intel e o Governo português, desta vez no âmbito do programa e-iniciativas que pretende distribuir mais de 500 mil notebooks aos alunos do 10º ano, professores do ensino básico e secundário e formandos do Novas Iniciativas. O memorando pretende facilitar a introdução da plataforma Centrino Pro nos equipamentos a distribuir pelas operadoras móveis neste programa e será assinado pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e o vice-presidente da Intel, John E. Davies.

As especificações mínimas inicialmente definidas pelo gabinete que coordena a implementação do programa e-iniciativas não previa a utilização desta nova plataforma da Intel, lançada já no Verão, mas na prática os computadores que estão a ser apresentados pelos operadores móveis - da Fujitsu Siemens e da Toshiba - já estão equipados com a nova plataforma, pelo que o memorando só formalizará uma situação já existente.

Fonte do gabinete do ministro Mário Lino explicou ao TeK que o protocolo permitirá que a Intel pratique condições mais favoráveis na disponibilização das plataformas para estes notebooks, o que deverá ser feito junto dos fabricantes de computadores portáteis que por sua vez vendem depois o equipamento aos três operadores móveis nacionais envolvidos no projecto e-iniciativas.

A Intel já tinha aparecido como parceira desta iniciativa aquando do seu lançamento em Junho, tal como a Microsoft e alguns fabricantes de notebooks.

O TeK está a tentar confirmar junto da Intel quais as consequências práticas deste protocolo e como será operacionalizado - já que as fabricantes negoceiam a nível internacional e centralmente o fornecimento dos equipamentos - mas não foi possível obter resposta até à hora de publicação desta peça.

A mesma fonte do Gabinete de Mário Lino garantiu também que este protocolo está limitado ao programa e-iniciativas não contemplando mais nenhuma iniciativa ou investimento da Intel para Portugal

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora