• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

raul_tavares

Ajuda electronica

6 mensagens neste tópico

Boa Tarde

Desde já quero agradeçer terem aceite o meu registo

Faço parte de um corpo de bombeiros voluntarios e venho solicitar se possivel o seguinte:

Temos um sistema de alarmes internos na nossa central o qual serve para avisar o tipo de serviço a efectuar como por exemplo

3 toques significa saida de emergencia

1 toque longo significa fogo e etc

e estes toques são efectuados pelo centralista que ao carregar no botão toca as vezes que são precisas, nos 3 toques tem que carregar 3 vezese nunca são toques lineares nem com o mesmo tempo de toque.

o que eu pretendia se for possivel é algum sistema em que ( electronicamente ou outro tipo ) o operador tivesse varios botões os quais ao serem acionados efectuasem o respectivo toque ( 1, 2 ou 3 ) pré-programados

exemplo Botão N1 - ao ser acionado toca 3 vezes

              Botão N2 - ao ser acionado toca 4 vezes

              Botão N2 - ao ser acionado toca 1 vez durante 30 segundos

se alguem me poder ajudar agradeço

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem pode se usar electrónica digital usando um micro controlador este teria ligado a um botão  que iria receber os impulsos para activar um gerador de toques, este gerador também estaria no código o microcomputador, e ainda possibilitava estar ligado ao PC e o pc ligado a net poderia mesmo activar a sirene através da rede :D

ou usar electronicamente analógica (fazer o programa discreto), usando também um botão ligado a 3 circuitos mono monoestáveis que usando carregado 3 vezes iria activar uma porta AND e carregar apenas 1 o saída AND dava 0 mas a 1 saída do monoestavel dava 1

claro que também era nessesario um circuito para reiniciar os monoestavel, para desligar o alarme, senão só dava para ligar :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bin

obrigado pela a ajuda

mas eu de elctronica não sei mesmo nada , 0

por isso se poderes ser mais explicito na resposta agradecia

obrigado

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é o seguinte

temos espalhado pelo quartel perto de 5 besouros ou sirenes que estão ligadas entre si e ao acionar o botão tocam todas ao mesmo tempo

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem... vou tentar explicar isto de forma a que seja facil perceber.

As campaínhas são circuitos de potencia quando comparados com circuitos electrónicos. Para o teu sistema não derreter ( literalmente ) vais ter que usar um relé para separar as águas. Ou seja... a saída da parte electrónica liga ao relé e este é que opera no circuito de potencia ( as campaínhas ) , se eu estiver a ser confuso avisa.

Teóricamente podes implementar um circuito destes com um 444 ( um relógio ) , dois flip flops e umas portas. Mas isto, apesar de ser mais simples dá mais trabalho a projectar do que usando um processador.

Com um processador tudo o que tens que fazer é ligar cada um desses botoes N1 N2 e N3 a um pino de entrada do processador ( controlador se preferires )  cada um e depois ligar um dos pinos de saída ao relé que está ligado à campaínha.

Depois o programa é simples, é só mandar par a saida o 'toque' adequado conforme o botao que foi premido.

Isto é uma coisa simples mas pode dar muito trabalho a fazer. Pois precisas de ler a documentação do controlador para saber como o ligar, programar, etc, precisas tambem de fazer um pequeno circuito, o que pode dar trabalho e tambem de programar o processador.

Depois de feito um projecto destes, fazer outro semelhante é canja, mas para por tudo a funcionar é preciso teimosia e trabalho.

Mas deixa-me que te diga que isto é um óptimo projecto para começar, é simples e tem uma utilidade pratica. Por mim aconselho-te vivamente a ires para a frente com isto pois é uma coisa perfeitamente realizavel sem grande complicações.

Lê umas coisas sobre processadores, pic, ou atmell. Eu tive uma cadeira de microprocessadores mas infelizmente nunca me aventurei com um projecto pessoal tipo este que tencionas fazer. Mas agora há tempos vi um processador que vem pronto a usar out-of-the-box que me parece a opção mais facil:

Da uma olhadela em  http://www.arduino.cc/

basicamente é um atmell mas que já vem numa plaquinha pronta a ligar ao computador para carregar o programa e pronta tambem a ser usada num dispositivo.

Lê tambem umas coisas sobre relés ( google ) .

Infelizmente não há aqui nenhum especialista nesta área, mas se tiveres duvidas afixa aí que haverá sempre quem pelo menos tente ajudar, como eu.

força aí com isso, vai-te preparando para por algum tempo neste projecto pois isto entre projectar, comprar componentes, experimentar, e fazer precisa de tempo.

Boa sorte

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

raul_tavares  se ainda não resolveste o problêma diz, que eu faço-te o programa para o atmel ou pic ,com a respectiva  placa com o que tu queres ok

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora