• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Delta

Java Server Faces

17 mensagens neste tópico

Alguém sabe Java Server Faces ?

Eu sei Java, mas encontro é dificuldades na elaboração das páginas JSP...não conheço as TAGS e todos os possíveis atributos

Haverá alguma forma simples de criar uma página ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É aconselhável usar um bom IDE para programar JSP e é bastante importante perceber a sua estruturação para que se possa programar uma JSP rapidamente e bem.

Quanto ás JSF nunca usei mas pelo que li é apenas um framework para JSP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes ver aqui: http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/reference/api/

Se usares IDEs como NetBeans ou o Eclipse (WTP) isso vai ajudar-te no desenvolvimento.

O segredo do Java é ter um bom IDE....tipo o Visual Studio da Microsoft

Há longos anos que programo e ainda não encontrei um IDE tão poderoso e EXCELENTE como o da microsoft...seja para VB...VB.NET...C#....

Na porcaria do Java ando a saltar do Eclipse para o NetBeans.....etc..

Java ServerFaces é uma resposta à tecnologia ASP.NET....mas meu Deus......não existe um IDE à altura deste desafio

Estes útimos dias perdi imenso tempo a investigar como "popular" uma DataTable dinamicamente

E depois a minha empres a usa o JDeveloper....e Oracle....tive que instalar isso tudo no meu PC

Estou agora a tentar ver o Sun Java Studio Creator...a ver se me auxilia na criação das JSF e backingBeans

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma pequena correcção Java não precisa de ter um bom IDE, apenas precisas de um bom IDE se quiseres grande produtividade tudo o que fazer em um IDE fazes á mau durante muito tempo apenas usei Eclipse como editor pois gostava de perceber como as coisas funcionam realmente e acho importante saber programar seja que linguagem for sem ser por um IDE para que depois não aconteça como alguns programadores de VB por exemplo que sem Vstudio nem um HelloWorld sabem fazer.

Quanto ao JSF não é uma tecnologia para fazer frente ao asp.net isso possivelmente será a JSP que são as paginas propriamente ditas, JSF é apenas um framework MVC para Java WEB.

Quanto a não existir um IDE á altura penso que é de consenso geral que os melhores IDEs são de Java e podes pesquisar sobre isso á vontade, quanto a IDE para JSF tenta o netbeans + web visual pack.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não concordo contigo. Produtividade é o que interessa e cumprir prazos de entrega e as planificações

A nível académico provavelmente é interessante fazer tudo à mão. Mas numa empresa...em que podes saltar de linguagem para linguagem, isso é masoquismo além de perderes muito tempo

Exemplo típico :

fazer um programa numa linguagem X com uma caixa de texto e um botão, ao carregar no botão escrever Hellow World na caixa

Se perceberes muito bem da linguagem X...na boa....se não percebes....andas às aranhas

Que me interessa a mim saber o código dos controles do form que é gerado em VB.NET ? para quê ?

======

Quanto ao JSF não é uma tecnologia para fazer frente ao asp.net isso possivelmente será a JSP que são as paginas propriamente ditas, JSF é apenas um framework MVC para Java WEB.

=========

Sim uma framework onde tu divides o modelo de apresentação, do modelo de negócio e controlo de eventos. 3 camadas, coisa que não tens numa vulgar JSP. JSF veio como evolução das JSP...tal como ASP.NET veio como evolução das velhas ASP

====

Quanto a não existir um IDE á altura penso que é de consenso geral que os melhores IDEs são de Java e podes pesquisar sobre isso á vontade, quanto a IDE para JSF tenta o netbeans + web visual pack.

=====

Tentei essa solução, mas não é lá muito boa para JSFs...pelo menos as tags que gera são diferentes são tags JSP

não gera tags JSF..pelo menos não consegui

Mas olha, o Sun Java Studio Creator...é o melhor

fazer um Hello World aí em JSF é 1 minuto, no JDeveloper...demora-te 30 minutos

lol...lá está produtividade

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu dou-te um exemplo prático, eu trabalho no IFAP (agricultura), sou funcionário público, trabalho na área de desenvolvimento

A área de desenvolvimento está "empinhada" de outsourcing

Agora com esta treta de Novas Tecnologias do governo, eescolas, isso também afecta o minist´reio da agricultura, então querem conceber um sistema de submissão de candidaturas com o cartão do cidadão..etc...etc....

o iDigital.....e é todo feito em JSF

Cabe-me a mim fazer a componente Linhas de Crédito

Mas, em relação a isso, esse projecto está atrasadíssimo....porquê ?

porque os meninos de outsourcing, bons programadores, fazem tudo à mão, inclusive páginas HTML

E não saem dali

Faz lembrar fazer uma página XSL-FO, construir uma tabela complexa usando XSL-FO....vai lá vai

Eles demoram a fazer uma XSL-FO com tabelas das mais complexas que existem em 1 semana

eu faço-te isso em poucos minutos, se não sabes.....vai ver o que é uma XSL-FO/XML

e disse-lhes, ficaram admirados !!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso nunca Sun Java Studio Creator mas sei que é bastante parecido com o Netbeans alias o netbeans é uma versão free baseada em JSCreater que tanto quanto sei requer licenças para apps comerciais.

Atenção que JSP não é o único framework de MVC para Java existe também Java Structs embora esse seja suportado pela apache e não pela Sun como acontece com o JSF, não posso opinar muito a nível de ASP.NET dado que nunca trabalhei com ele mas não me parece que seja assim tão bom quanto isso lol.

Agora tenho de discordar de uma coisa tudo bem que numa empresa se salta de linguagem para linguagem conforma as necessidades mas é irrefutável que para programar bem temos de conhecer a linguagem seja Java, C, Python, C#, etc... por melhor que seja o IDE para produzir software de alta qualidade é preciso compreender a linguagem e não se limitar a arrastar uns botões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu dou-te um exemplo prático, eu trabalho no IFAP (agricultura), sou funcionário público, trabalho na área de desenvolvimento

Agora com esta treta de Novas Tecnologias do governo, eescolas, isso também afecta o minist´reio da agricultura, então querem conceber um sistema de submissão de candidaturas com o cartão do cidadão..etc...etc....

porque os meninos de outsourcing, bons programadores, fazem tudo à mão, inclusive páginas HTML

E não saem dali

Faz lembrar fazer uma página XSL-FO, construir uma tabela complexa usando XSL-FO....vai lá vai

Eles demoram a fazer uma XSL-FO com tabelas das mais complexas que existem em 1 semana

eu faço-te isso em poucos minutos, se não sabes.....vai ver o que é uma XSL-FO/XML

Por acaso não conhecia XSL-FO/XML pelo que vi é engraçado :cheesygrin: e se é em XML tem todo o meu apoio :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

==========

Atenção que JSP não é o único framework de MVC para Java existe também Java Structs embora esse seja suportado pela apache e não pela Sun como acontece com o JSF, não posso opinar muito a nível de ASP.NET dado que nunca trabalhei com ele mas não me parece que seja assim tão bom quanto isso lol.

==========

Olhas para o ASP.NET e vês o a fremawork JSF....é a mesma coisa

O que são Java Structs ?

======

Agora tenho de discordar de uma coisa tudo bem que numa empresa se salta de linguagem para linguagem conforma as necessidades mas é irrefutável que para programar bem temos de conhecer a linguagem seja Java, C, Python, C#, etc... por melhor que seja o IDE para produzir software de alta qualidade é preciso compreender a linguagem e não se limitar a arrastar uns botões.

======

Sim, tens que saber o mínimo, os conceitos básicos. Mas numa empresa normalmente é-se pau para toda a obra, e por isso a produtividade é mesmo essencial

O Sun Java Studio Creator é mesmo excelente, muito mais que o JavaBeans. Eles fizeram um grande trabalho realmente no "drag-and-drop"

O Eclipse...tinhas que instalar o Exadel plugin...o que já nem é free...

Instalei a Base de Dados ORACLE e o JDeveloper e o SUN Studio no meu PC

e ando a saltar entre os 2  lol :cheesygrin:

o JDeveloper...fazes algo no código e o editor visual...baralha-se todo..é muito fraco

===

O XSL-FO é para gerar documentos formatados PDFs

tens que ter fazer um XML, e um XSL-FO e depois usar um render engine : o Apache FOP

http://xmlgraphics.apache.org/fop/

é interessante...mas as Tags do XSL-FO para fazer tabelas...são um pesadelo, para quem faz à mão  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então como fazes o para trabalhar em XSL-FO agora fiquei interessado.

Já a algum tempo que procuro algo para fazer os meus relatórios e documentação, já tentei latex mas não gostei, ultimamente tenho visto docbook mas este XSL-FO pareceu-me interessante. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro tens que instalar o APACHE FOP redering engine...

Depois tens que usar uma ferramenta que te auxilie na criação do XML e XSL-FO

Eu uso o Altova XMLSpy....lá configuras o programa para dar o endereço do FOP

Depois, XML já sabes, basta-te saber a estrutura básica de um XSL-FO

Fazer um documento simples de texto e com parágrafos e etc...tipo word...é simples

Se queres fazer tabelas....colunas...para formatar o documento....ui

Eu faço as tabelas e etc...no Frontpage...ele cria-me um documento HTML

depois uso uma ferramenta chamada HTML2FO....e ele transforma as tags HTML em XSL-FO...

http://html2fo.sourceforge.net/

depois é só acertar

é assim que os documentos GTI Siadru do IFAP ( ministério da agricultura) são gerados, e sou eu que os faço

Amanhã posso dar-te exemplos desses documentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes ver aqui: http://java.sun.com/javaee/javaserverfaces/reference/api/

Se usares IDEs como NetBeans ou o Eclipse (WTP) isso vai ajudar-te no desenvolvimento.

O segredo do Java é ter um bom IDE....tipo o Visual Studio da Microsoft

Há longos anos que programo e ainda não encontrei um IDE tão poderoso e EXCELENTE como o da microsoft...seja para VB...VB.NET...C#....

[...]

E eu nunca tive um tão bom como o Eclipse... E já me passaram uns quantos pelas mãos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou defender a minha dama! O outsourcing acontece porque na administração pública é necessário quem trabalhe e arque com as culpas no caso da coisa correr mal, por isso é que têm de contratar fora! ;):) :)

Agora falando a sério, encontras de tudo: consultoras que assim que metem um pé no cliente arrastam e atrasam um projecto para "mugir a vaca" e consultoras que fazem a coisa como deve ser e, de forma inteligente, ficam no cliente porque lhes mostram que lhes podem ser úteis noutros projectos.

Não é diferente de qualquer outra área...

E não saem dali

Isso é culpa do cliente... Se ficam a "engonhar" é porque não há interesse, do próprio cliente, que as coisas sejam feitas como deve ser a tempo e horas...

Isso irrita-me redondamente, pois é o meu dinheiro (e dos outros contribuintes) que esses incompetentes (cliente e fornecedor) andam a estoirar!...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

=======

Vou defender a minha dama! O outsourcing acontece porque na administração pública é necessário quem trabalhe e arque com as culpas no caso da coisa correr mal, por isso é que têm de contratar fora! ;):thumbsup: :thumbsup:

===========

Usar e deitar fora

Mas não aproveitam o know-how da casa...ou quando ele existe é para tipo : pau para toda a obra

=====

Isso é culpa do cliente... Se ficam a "engonhar" é porque não há interesse, do próprio cliente, que as coisas sejam feitas como deve ser a tempo e horas...

Isso irrita-me redondamente, pois é o meu dinheiro (e dos outros contribuintes) que esses incompetentes (cliente e fornecedor) andam a estoirar!...

====

olha que não, é a porcaria do sistema...eu queria dizer me***...mas isto filtra

Somos pau para toda a obra

Eu tenho que saber vb, vb.net, c# , asp.net...java...servlets, jsf, oracle designer, oracle forms, oracle pl-sql, xsl, xls-fo, xml, etc...etc...etc

achas pouco ?

guru em alguma das tecnologias ? não, não sou...apenas me safo

Acredita, eu tenho as linhas de crédito para fazer no ambito do iDigital do ministério da agricultura

1 mês

1 mês a partir pedra...e digo-te sinceramente que me sinto frustrado por não saber fazer isso logo numa semana

Não fazes ideia de como sinto em não saber algumas coisas, alguns "segredos" do IDE JDeveloper

Mas isso vai ter que ser feito...como ?! ?! ...olha....partindo pedra....

mas não digas mal dos funcionários públicos

os outsourcing têm algo a aprender connosco, são especializados numa área ... coisa que nós somos e temos que ser em várias...até para controlar/orientar 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como te disse aí em cima

tive que instalar a BD Oracle completa no meu PC..o JDeveloper...o Sun Visual Creator para ajudar...

e tenho que me ligar via VPN à BD Oracle no IFAP...remotamente

Achas pouco ?

Tendo vida familiar, e etc....tudo sem nunca ter feito JSF... ?

E tu deves saber mais do que eu Java certamente, mas eu só tenho 1 mês para cumprir os prazos....vai lá vai...nem imaginas ... 1 mês para quem nunca viu nada de Faces

por isso, não fales mal dos funcionários públicos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

=======

Vou defender a minha dama! O outsourcing acontece porque na administração pública é necessário quem trabalhe e arque com as culpas no caso da coisa correr mal, por isso é que têm de contratar fora! ;):thumbsup: :thumbsup:

===========

Usar e deitar fora

Mas não aproveitam o know-how da casa...ou quando ele existe é para tipo : pau para toda a obra

Infelizmente tens toda a razão... Não há aproveitamento/rentabilização dos próprios recursos.

=====

====

olha que não, é a porcaria do sistema...eu queria dizer me***...mas isto filtra

Isso do "sistema" é uma entidade abstracta que serve de bode expiatório para qualquer coisa, mas a verdade é que a culpa, neste caso, é do cliente.

Porquê?

Porque alguém do cliente é desleixado/incompetente e não faz com que as coisa funcionem bem.

Por analogia, se tivessem obras em vossa casa queriam que elas fossem bem executadas, o mais depressa possível e pelo preço acordado ou pelo vamos mais baixo que conseguirem. Iam ficar muito chateados se as coisas corressem mal, seja em tempo, qualidade ou dinheiro, certo?

Acontece que neste caso nem a casa nem o dinheiro é do cliente, e como tal o responsável, dentro do cliente, não se chateia se as coisas são mal feitas, se não são sequer feitas ou se custa o triplo.

A culpa é de todos quantos, no cliente, estão responsáveis por esse projecto (são pessoas que têm responsabilidades e nomes), a culpa não é do "sistema"!

Mais, tem também culpa quem deveria dar um valente puxão de orelhas a essas pessoas incompetentes e não o faz, tornando-se assim incompetente.

Vejam o caso de um privado, acham que se passa este tipo de coisas numa Sonae, Jerónimo Martins um BPI ou qualquer outra empresa privada? É que ainda pode acontecer durante algum tempo, mas alguém vai acordar um dia e acabar com a palhaçada.

Somos pau para toda a obra

Eu tenho que saber vb, vb.net, c# , asp.net...java...servlets, jsf, oracle designer, oracle forms, oracle pl-sql, xsl, xls-fo, xml, etc...etc...etc

achas pouco ?

Não acho nem pouco nem muito, a quantidade de tecnologias é apenas um indicador de flexibilidade, o que nesta área é bom.

guru em alguma das tecnologias ? não, não sou...apenas me safo

Acredita, eu tenho as linhas de crédito para fazer no ambito do iDigital do ministério da agricultura

1 mês

1 mês a partir pedra...e digo-te sinceramente que me sinto frustrado por não saber fazer isso logo numa semana

Não fazes ideia de como sinto em não saber algumas coisas, alguns "segredos" do IDE JDeveloper

Mas isso vai ter que ser feito...como ?! ?! ...olha....partindo pedra....

Bem vindo ao mundo real. :thumbsup:

Encontro-me numa situação idêntica com o BEA Workshop for Weblogic Platform, tive de agarrar num projecto e numa plataforma que era totalmente desconhecida, à excepção do servidor aplicacional que é até o que menos interessa...

mas não digas mal dos funcionários públicos

Digo mal e digo bem. Conheço relativamente bem a função pública.

Existe de tudo, como no privado, apenas com uma particularidade: existe gordura a mais.

No privado quem não tem trabalho, não tem emprego, e isso não se passa na função pública, onde mesmo que não se tenha trabalho, tem-se sempre um emprego garantido.

Há muita gente que trabalha a sério na função pública, não fosse isso e isto estaria ainda pior, no entanto isso não elimina a gordura a mais existente.

os outsourcing têm algo a aprender connosco, são especializados numa área ... coisa que nós somos e temos que ser em várias...até para controlar/orientar 

Dois pontos:

1. o know-how funcional/negócio é nosso e contratam apenas a especialização de mão de obra para concretizar o sistema, o que faz sentido;

2. esse controle/orientação é precisamente o que falha no cliente e o que me referi acima, e é por isso que existem consultoras a "mamar", porque há incompetentes que não controlam nem orientam, deixando as consultoras a gerir o que não devem gerir.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora