• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

André Sousa

multiplos

13 mensagens neste tópico

boas, alguem me pode disponibilizar os multiplos do conjunto dos Números Naturais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Das duas três... ou estou muito confuso, ou esquecido ou não sei o que é isso.

Números naturais é o conjunto dos numeros que apareceu naturalmente por necessidade humana.

Que é como quem diz... o Homem começou a contar... fe-lo assim:

1,2,3,4...

são esses os numeros naturais

os "multiplos dos numeros naturais" não sei o que isso é, eles são multiplos uns dos outros...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

multiplo de 2 são todos os números pares.

Multiplos de 3 são todos os números cuja divisão inteira por três tem resto nulo.

6,9,12,15...

Sem querer ofender, não estiveste com muita atenção na escola primária :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podemos verificar se um número é múltiplo de 3 se a soma dos seus algarismos for múltiplo de 3, ou seja:

567462 é múltiplo de 3?

5+6+7+4+6+2=30

30 é claramente um múltiplo de 3 porque existe um número natural que multiplicado por 3 dá 30, ou seja 10.

Mesmo assim, se ainda fosse dificil de ver se é ou não múltiplo de 3, somávamos outra vez ou números. 3+0=3.

No fundo só temos que saber que 3, 6 e 9 são múltiplos de 3 porque esta sucessão de somas não será maior que 9.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bacano mcomatic. Isso só se aplica ao 3? Ou aplica-se a todos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só ao 3, isso é elementar e aprende-se no ensino básico. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só ao tres... e se for par é multiplo de 6.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só ao 3, isso é elementar e aprende-se no ensino básico. :thumbsup:

Eu não aprendi, nunca ouvi falar nisto mesmo.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, alguns professores não mencionam isso, e às vezes, quando menciona os alunos não prestam atenção até precisarem mais tarde.

Se quisermos ver se um número é múltiplo de 7, retiramos o último algarismo do número e vemos com o que ficamos. Ex: 238, tiramos o 8 e ficamos com 23. Depois duplicamos o último algarismo, ficamos para o exemplo com 16. A 23 tiramos 16 e temos 7, 7 é claramente múltiplo de 7.

Para 11 fazemos somas e subtracções alternadas e o resultado tem que ser ou 0 ou 11. Ex: 1076295. 1-0+7-6+2-9+5=0 então este número é divisível por 11.

No fundo podemos dizer que tem que ser 0 porque podemos aplicar a 11 e temos 1-1=0.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há alguma coisa (teoria, wtv) que fale sobre isso? É que agora fiquei com o bichinho... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, há muitos truques destes, se queres saber que parte da matemática estuda isto então é teoria de números. Há por exemplo um livrozinho da Gradiva que se chama Contar e Fazer Contas - Uma introdução à teoria de números, que tem muita coisa interessante. Talvez te agrade :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora