• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CiberSkull

Desktop environment

Qual o vosso desktop environment preferido?   33 membros votaram

1. 1. Qual o vosso desktop environment preferido?

• KDE
      8
    • GNOME
      23
    • XFCE
      0
    • FluxBox
      2
    • Enlightment
      0
    • outro
      0

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

48 mensagens neste tópico

Ora boas, Qual é o vosso Desktop Environment de eleiçao e porque? Ésta é a pergunta que vos faço :D eu ate agora ja usei fluxbox, gnome e xfce... Quando experimentei o fluxbox adorei depois tive uns probs e tive que tirar o linux, mas amo e tou a usa-lo :P. O xfce n axei muita piada, o gnome é altamente para os 2/3 primeiros mese de utilização intensiva(infelizmente toua usa-lo  :) pk o meu gravador de dvd's tá estragado e so ponho direito qdo instalar o debia :P ).... mas nada de expetacular,  o KDE nunca experimentei a fundo mas n gostei muito...

Tell me your feelings about them!!

Tudo de bom

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já experimentei o kde, xfce e gnome, e por enquanto prefiro o gnome.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também gosto bastante do Fluxbox. Costumo alternar entre ele e o wmii. Também tenho o Xmonad mas mais por brincadeira que por usabilidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehehe... isto é engraçado... aqui há uns tres anos faziam esta pergunta num forum era 90% do pessoal a usar o KDE, pois era o que vinha no mandrake, red hat, slack, etc

Depois apareceu o debian e o ubuntu... pronto... agora é o contrario.

Sinceramente não acho que haja grandes diferenças... aqui há uns anos o kde estava notoriamente mais à frente que os restantes. Ainda se nota um pouco esse avanço na medida em que o software para kde faz tudo e mais alguma coisa e há clientes para tudo.

Neste momento tambem já há aplicações gtk para praticamente tudo. Por isso para ser sincero não tenho grande opiniao, é mesmo uma questão de preferencia.

Neste momento uso o gnome e as vezes o xfce, qdo uso o knoppix uso o kde que é o que lá vem.

Agora ha tempos instalei o black-box para ver se ainda funcionava bem como eu me lembrava. Funcionava pois está claro... mas acabava por usar o nautilus na mesma por isso não estou muito a ver o ponto de o usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

KDE, funcionalmente acho-o a melhor opção para mim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

GNOME sem dúvida, não gosto do aspecto do KDE e acho-o confuso demais. também experimentei XFCE por algumas horas, e é incrivelmente rápido mas como tenho um bom hardware não troco o meu Gnome por nada. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

GNOME é sem dúvida o melhor. O XFCE, porém, não lhe fica NADA atrás. O KDE na minha opinião é demasiado confuso. Fluxbox dá um pouco de trabalho a pô-lo agradável, mas vale a pena.

Mas nada bate a consola. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim não existe um melhor que outro, são para tipos de utilizadores diferentes.

Os meus WM e DE favoritos são o OpenBox, GNOME (Metacity) e Xfce.

E prefiro aplicações em Gtk+.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu já usei o kde e o gnome.

deste dois achei que o kde puxa mais pelo pc.

o genome pode ser muito simples mas é funcional

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu adoro GNOME, contudo não posso deixar de frisar que o KDE4, upa upa puxadote... vai ser uma concorrência jeitosa :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu adoro GNOME, contudo não posso deixar de frisar que o KDE4, upa upa puxadote... vai ser uma concorrência jeitosa ;)

Parece-me mais hype do que outra coisa, pelo menos ainda não vi nada doutro mundo... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu adoro GNOME, contudo não posso deixar de frisar que o KDE4, upa upa puxadote... vai ser uma concorrência jeitosa ;)

Parece-me mais hype do que outra coisa, pelo menos ainda não vi nada doutro mundo... :thumbsup:

As betas ainda não foram nada de especial mas eu já vi por ai imagens que me deixaram com água na boca ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu sou amante das coisas simples e leves, como tal uso o gnome com um tema e configurações minimalistas. Mas hoje, por curiosidade fui espreitar alguma informação sobre o gnome. Por exemplo, o gedit só tem 4 anitos. Hoje, muito por culpa do ubuntu o gnome tomou o lugar principal, mas KDE continua a ser o ambiente mais orientado para desenvolvimento, basta olhar para a quantidade de aplicativos para tudo e mais alguma coisa que tenha a ver com desenvolvimento, a começar pelo kdevelop.

Por exemplo... só há coisa de uns dois anos ( ou menos ) é que o nautilus ( e o gedit ) inclui uma arvore de directorias lateral.

Quem diz isso diz um editor de hexadecimal mais completo, uma ferramenta de modelação, interfaces graficos ou integração com sistemas de controlo de versões etc.

Pessoalmente gosto mais da filosofia do gnome do que do kde, mas há que admitir que foi o kde que desbravou mais caminho.

A ver vamos.. não faço ideia do que virá aí no KDE4, nem mesmo no gnome 2.2... mas confesso que estou bem curioso em relação ao KDE, ainda que não o instale de qualquer das formas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O KDE parece-me que oferece muitas mais possibilidades de configuração, mas como já me deixei de perder tempo com isso, uso o Gnome (também pela sua filosofia).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para mim não existe um melhor que outro, são para tipos de utilizadores diferentes.

Assino por baixo!

Os meus preferidos são Gnome, Xfce, icewm e black box

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu habituei-me ao KDE e ao contrário de muita gente, não gosto do GNOME porque o acho confuso :D

Ainda não experimentei mais nada mas ando com uma pulga atrás da orelha para por o xubuntu e o ambiente que ele trás (xfce acho eu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se tiveres o ubuntu ou kubuntu podes instalar o xfce muito facilmente correndo este comando no terminal:

sudo aptitude update && sudo aptitude install xubuntu-desktop

Eu experimentei. Não achei nada de especial, é um ambiente GTK ( tal como o gnome ) , o seu navegador de ficheiros, o thunar, é basicamente a mesma coisa que o nautilus mas o editor de texto, o mousepad, é inferior, é uma fotocópia do notepad do windows.

Uma coisa que tem melhor, na minha opiniao, é o menu.

Em relação a velocidade não sei pois o meu gnome está super-leve, mas é um ambiente escrito em GTK tambem, por isso não estou a ver assim grande vantagem em o usar em relação ao gnome.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei como instalar, ainda não estive foi para perder o tempo necessário. E também acho que pouco ou nada ganho com ter o XFCE. Sim, o meu KDE está pesadito, mas também tem tudo o que eu quero e faz o que eu quero em tempo útil :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É precisamente esse o facto central a reter nesta discussão. Pouco ou nada se ganha em usar um ambiente grafico em relação a outro. Na verdade as aplicações que se usa é qe acabam por ter mais influencia. Por exemplo, o blackbox é notoriamente o mais simples, leve etc. Mas não tenho vantagem nenhuma em usa-lo se estiver sempre a correr aplicações gtk por exemplo. Para isso mais vale usar o gnome.

Pessoalmente acho que é porreiro usar as aplicações desenvolvidas a pensar no desktop em questao porque tudo funciona de forma integrada.

gnome, gedit, epiphany, nautilus, gisto, gaquilo...

O KDE foi o primeiro a introduzir este conceito, hoje em dia o gnome já está quase no mesmo nivel de opções em termos de software disponivel.

Mas por outro lado há tanto software que não é feito nesta linha e que acabamos por usar, no meu caso:

firefox, opera, netbeans, kdevelop, idle...

por isso... dêm-me um computador funcional que eu uso-o! seja qual for o desktop.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É precisamente esse o facto central a reter nesta discussão. Pouco ou nada se ganha em usar um ambiente grafico em relação a outro.

Discordo.

Ganha-se muito (ou perde-se, conforme o ponto de vista) o ambiente gráfico que se usa em relação à tarefa em mão.

Por exemplo o Fluxbox é muito mais rápido que o KDE, em contrapartida tem outros aspectos negativos. Mas aqui até pode ser um pouco irrelevante. Mas existem ambientes de trabalho tilling-based como wmii. Eu uso-o quando estiver num modo virado para a programação e então WM desse estilo permite-me uma tarefa muito mais simplificada e menos cansativa permitindo-me um maior focus na programação. Por exemplo, não ter que sempre que chamar uma consola (editor, etc) pegar no rato e reposicionar a janela, nestes casos o WM já faz isso por mim...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso gnome por pura malandrice para não instalar KDE ou outro DE qualquer.

Já instalei e gostei do XFCE, simples, leve... É o que se quer xD

Cump.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já usei KDE(3.2 e 3.3 acho eu) e o unico defeito que aponto é a lentidão ao iniciar, e depois a correr também é um bocado lento comparado com o gnome. Experimentei o XFCE4 mas não gostei, uso e estou contente com o Gnome.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já usei KDE(3.2 e 3.3 acho eu) e o unico defeito que aponto é a lentidão ao iniciar, e depois a correr também é um bocado lento comparado com o gnome. Experimentei o XFCE4 mas não gostei, «

Experimentei ontem o KDE 3.5 e pareceu-me bastante mais rápido que o GNOME.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Experimentei ontem o KDE 3.5 e pareceu-me bastante mais rápido que o GNOME.

Em que distribuição o experimentas-te?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora