• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

delimery

Java and GUI

5 mensagens neste tópico

Viva,

Comecei à pouco a programar em java.

Como IDE uso o Eclipse (imposição).

A titulo pessoal quero fazer uma interface qual a qual o user possa interagir com os meus programas.

Do que vi a solução mais recente e mais versátil é usar o Jigloo...

Que alternativas me sugerem?

No futuro pretendo fazer umas interfaces catitas, com recurso a drag and drop, text box, gráficos...

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá é assim o Jigloo tem licença para desenvolvimento comercial penso que não devo ser o teu caso mas achei melhor mencionar :D

Para fazer interfaces em Java tens duas opções Swing e SWT, SWT é o que é usado no eclipse e no conhecido cliente de bittorrent azureus é mais leve que swing e montes de recursos tem apenas um contra é que de SO para SO tens de mudar o pacote SWT actualmente existe SWT para todos sistemas suportados por Java a nível de desktop por isso esse ponto não é um problema.

Depois o Swing e pessoalmente apenas uso Swing para aplicações pequenas, daquelas que abro uso e fecho nada mais porque na minha opinião é consideravelmente mais pesado que SWT mas tem a vantagem de ser totalmente independente do SO.

Agora uma opinião pessoal se começas-te a programar Java á pouco tempo não te aconselho a entrares já em GUI, aconselho a que domines bem a linguagem ou pelo menos a parte POO desta e depois então passar aos interfaces. É verdade que existem ferramentas que fazem o interface todo e tal mas convém saber como eles funcionam porque querendo ou não temos sempre de mexer em código e a maioria das vezes não é pouco.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa, embora saiba que a pergunta que eu vou fazer decerteza se encontra na net, eu ainda nao entendi bem a diferença entre SWT, SWING e Jigloo.

Parece-me que SWT e Swing são "a base" do Jigloo!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tem nada a ver um coisa com a outra, Jigloo é uma ferramenta que permite criar interfaces em Swing ou SWT género drag and drop como acontece no visual studio para VB. SWT e Swing são tecnologias para criar interfaces ou seja são mesmo o código propriamente dito, o que o Jigloo faz é criar esse código sozinho ou parcialmente sozinho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SWT e Swing são apenas API, são classes que se usam. Jigloo é a ferramenta, como o magician disse, que permite criar as interfaces usando drag & drop.

Se não usares Jigloo ou outra ferramenta, então terias de escrever o código todo à mão, irias na mesma ter de escolher entre Swing e SWT.

Quanto à questão do SWT ser mais leve, bem isso já precisava de colocar aqui uns testes. Mas fica uma nota, é mais pesado pedir ao SO para desenhar uma janela que usar o sistema de light copy do Swing.

Muitos das discussões do Swing e do java em geral ser lento remotam ao Java 1.4, desde o Java 5 e especialmente no Java 6 essas questões não são verdadeiras, as coisas não funcionam como funcionavam.

Se estás a aprender e tens de usar interfaces gráficas.... sinceramente se usares Swing precisas ter um bom conhecimento de POO, senão vais fazer interfaces que funcionam, mas que no fundo estão mal feitas, e depois lá te veem dizer que a aplicação é lenta. Se não tens um bom conhecimento de POO então não comeces a usar Swing e não te aventures em interfaces gráficas. Pelo menos com esse IDE.

Existem outras ferramentas para desenho de interfaces gráficas em Eclipse, das que conheço o Jigloo é o menos mau, mas tem o inconveniente de possuir um licença restritiva, além disso detesto o código que ele faz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora