• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PYPT

Multa De 155 Mil Por Partilha Ilegal De Música

1 mensagem neste tópico

Jammie Thomas é a primeira condenada nos EUA por não pagar direitos de autor

Um tribunal norte-americano condenou quinta-feira uma mulher a pagar 220 mil dólares (155 mil euros) por ter disponibilizado na Internet 24 canções que descarregou ilegalmente para o seu computador.

Jammie Thomas, 30 anos, tornou-se assim a primeira norte-americana a ser julgada e condenada nos Estados Unidos por disponibilização de temas musicais na Internet sem pagamento de direitos de autor, refere a Lusa.

O tribunal de Duluth (Minnesota, norte), aplicou uma multa de 9.250 dólares (6.546 euros) por cada uma das 24 canções que Jammie Thomas disponibilizou na Internet depois de as ter obtido ilegalmente na rede.

A multa poderia ter ascendido a 150.000 dólares (cerca de 107 mil euros) por canção se o tribunal tivesse considerado que se tratava de uma violação voluntária dos direitos de autor e a milhões de dólares se Jammie Thomas tivesse sido acusada por cada um dos 1.702 ficheiros musicais que foram encontrados no seu computador.

Todos os anos, milhões de utilizadores da Internet partilham ilegalmente ficheiros musicais, prática que a indústria do sector considera uma ameaça aos seus lucros.

Cerca de 26 mil processos judiciais já foram abertos contra a partilha ilegal de ficheiros, mas a maioria dos casos é resolvida por acordo, mediante o pagamento de uma multa de alguns milhares de dólares.

Jammie Thomas foi a primeira pessoa acusada de distribuição ilegal de música na Internet a contestar em tribunal a indústria discográfica, mas a sua determinação custou-lhe mais de 6 mil euros por canção, quando o preço em sítios autorizados como o ITunes é de cerca de 1 euro por tema.

Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=862448&div_id=291

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora