• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

max

[Duvida] SQL - listar todas as tabelas

15 mensagens neste tópico

Boas, alguém sabe o query para listar todas as tabelas de um base de dados?

Obrigado,

Max

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nops...

mas já descobri

para ver todas as tabelas: string = "sp_tables"

para ver todas as bases de dados: string = "sp_databases"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em mysql para ver as bases de dados faço:

show databases;

para connectar a 1 faço:

connect nome_bdd;

para ver as tabelas todas da base de dados

show tables;

para me descrever como é constituida uma determinada tabela

describe nome_tabela;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, mas eu escrevi no tópico "SQL - Listar todas as tabelas"

;)

cumps,

max

ainda nao te tiramos a duvida...eu so escrevi mais algumas coisas, que poderia dar jeito...  :dontgetit:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ainda nao te tiramos a duvida...eu so escrevi mais algumas coisas, que poderia dar jeito...  :dontgetit:

Mas nem precisam tirar a dúvida, porque eu já descobri, aliás, disse em cima como se fazia. É a 2ª resposta.

Basta fazer uma query com "sp_tables"

1 abraço,

Max

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O max queria um query SQL para listar todas as tabelas e nao o comando da consola de MySQL para listar todas as tabelas. Como ele ja disse ja descobriu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... que motor  de bases de dados usas.

em mysql faço como a tofas diz.

em oracle por exemplo posso fazer

select * from user_tables

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... que motor  de bases de dados usas.

em mysql faço como a tofas diz.

em oracle por exemplo posso fazer

select * from user_tables

tambem nao percebi...  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:hmm:

Boas eu não quero ser mal interpretado, sobretudo porque acabo de chegar ao fórum, mas para evitar este estilo de confusões sobre o SQL porque não dividir o SQL em SubFóruns tais como SQL-Oracle, SQL-Server e MySQL , atenção é apenas uma sugestão para facilitaras as coisas.

Cumprimentos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:hmm:

Boas eu não quero ser mal interpretado, sobretudo porque acabo de chegar ao fórum, mas para evitar este estilo de confusões sobre o SQL porque não dividir o SQL em SubFóruns tais como SQL-Oracle, SQL-Server e MySQL , atenção é apenas uma sugestão para facilitaras as coisas.

Cumprimentos

Boas ChicoMaravilha,

Em primeiro lugar bem-vindo ao forum. Acho essa tua sugestão bastante pertinente. Alem disso, como utilizador registado tens todo o direito de dar sugestões para o forum. No entanto, passo a explicar porque razão não fizemos isso ainda: não há procura suficiente. Se daqui a uns tempos for necessário fazer esse tipo de alterações fá-lo-emos sem problemas. Até lá, continuaremos só com o SQL.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só um parentises. Quando falo em SQL, falo sempre em SQL - Server. Porque este é o Pai. mySQL não é considerado SQL, têm estruturas diferentes.

mySQL é uma coisa. SQL é outra... (SQL-Oracle) não conheço.

E por muito que faça confusão às pessoas que usam mySQL, basta escrever um query (SQL) "sp_tables" para ver todas as tabelas de uma base de dados.

Assim como "sp_databases" publica todas as bases de dados.

1 abraço!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só um parentises. Quando falo em SQL, falo sempre em SQL - Server. Porque este é o Pai. mySQL não é considerado SQL, têm estruturas diferentes.

mySQL é uma coisa. SQL é outra... (SQL-Oracle) não conheço.

E por muito que faça confusão às pessoas que usam mySQL, basta escrever um query (SQL) "sp_tables" para ver todas as tabelas de uma base de dados.

Assim como "sp_databases" publica todas as bases de dados.

1 abraço!

EStas confundido. Faz uma pesquisa no google por SQL history.

O SQL foi um standard que se tenteou criar para os programadores se entendessem independentemente do software que usassem. Claro que isto em teoria é muito lindo mas na prática cada SGBD pega no SQL e ajeita-o conforme lhe dá mais jeito.

microsoft, oracle, sybase, mysql, sqllite, postgres, innodb, e muitos outros, qual é o iluminado?

A microsoft? naaaa... algum outro?... tambem não... o SQL acabou por ser desenvolvido em paralelo mesmo de acordo com as necessidades de mercado...

Uma boa analogia:

O SQL é uma cena assim tipo cristianismo, depois há varias religioes que se ramificam: católicos, evengélicos, testemunhas de jeová, luteranos, etc etc... estes seriam os varios dialectos do sql.

Esta analogia é mesmo boa, pois cada um puxa a brasa a sua sardinha, mas acabam por concordar nos pontos essenciais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora