• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

dianaalbano

Gestão de Investimentos em Bolsa

7 mensagens neste tópico

Boas

Tenho de fazer um trabalho para a faculdade do qual não percebo nada, nem sequer sei por onde começar, podem-me ajudar?

O trabalho é o seguinte:

"Usando a linguagem C e o sistema operativo linux (e as suas system calls) pretende-se desenvolver uma aplicação client/multithreaded server que implemente um serviço, do tipo persistente, de gestão de investimentos em bolsa.

O acesso ao servidor que fornece o serviço de investimentos bolsistas deverá ser feito através de uma aplicação standalone no cliente que, após autenticação, disponibilizará, entre outras, as seguintes funcionalidades:

1. Compra e Venda de títulos;

2. Consulta do portfolio (quantidade, valor investido, valorização, etc);

3. Ranking (top ten) - exibição da lista dos títulos com maior rentabilidade/maior liquidez;

4. Logout.

Para subscrever o serviço, cada utilizador deverá, no acto do registo, indicar um username/password, o seu nome e o seu endereço de e-mail. Toda a informação relativa à carteira de cada investidor deverá ser guardada na memória e no disco do servidor por razões de persistência. O cliente pode, deste modo, fazer logout e mais tarde voltar a utilizar o serviço.

A cada cliente deverá ser atribuida uma thread, do lado do servidor, para tratamento e resposta aos respectivos pedidos. Por razões de disponibilidade, o servidor deverá impor um limite máximo de ligações em simultâneo, fornacido como parâmetro. Adicionalmente, de um modo regular (por exemplo, semanalmente) deverá ser enviado por e-mail, a cada cliente, a composição e valorização da sua carteira de investimentos.

Pretende-se igualmente o uso das respectivas e apropriadas makefiles."

Este professor é demais...

Este projecto é repetido, mas como ainda ninguem o conseguiu fazer ele resolveu repeti-lo....

Será que me podem ajudar?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Antes de mais nada, esse trabalho não é nada demais. É o típico daqueles que dão na faculdade, basta teres umas noções que faz-se na boa. Isto é para uma cadeira de redes certo?

Claro que te ajudamos, vai apresentando o código que tiveres feito que nos resolvemos as tua dúvidas. :P

Já agora, aconselho-te a fazer download da 7ª edição de Revista PROGRAMAR onde vem lá um artigo sobre sockets. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Antes de mais, este trabalho não é de redes é de Sistemas Operativos.

Depois não percebo muito disto e ainda n tenho código feito pk n sei por onde começar.

Vou fazer o download.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então que tens de usar para fazer o programa? Sockets? forks?, etc?

Explica lá o que vais dar ou o que deste nessa cadeira para te podermos ajudar melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nesta disciplina dei:

- Processos e threads (sockets);

- Deadlocks;

- Gestão de memória;

- Ficheiros;

- Entrada e Saída;

- Arquitecturas Multiprocessador.

Mas estes tópicos foram todos dados só por alto nada aprofundado. Neste trabalho o professor n define o que temos de utilizar mas acha melhor usar sockets.

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então é assim, para criar processos tens a função fork(). Isto vai permitir que uses a tal multithreaded server, isto é, o servidor vai criar um processo para cada novo cliente que se ligue, ou então para determinadas operações.

Depois usas sockets para comunicar entre o cliente e o servidor, sempre que possível aconselho-te a aplicar os conceitos adquiridos nas aulas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tens um livro entitulado: Advanced Programming in the UNIX environment da addison wesley... foi por ai que fiz um trabalho parecido com esse... embora tb tivesse alguns exercicios como ajuda...

a primeira coisa acho que tens de criar um servidor que fica em escuta por pedidos de clientes. Por cada pedido, executas o fork() e em background fica a correr o processo k vai tratar do pedido do cliente e o servidor continua à escuta de outros pedidos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora