• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BornFromShadows

guardar as informacoes de um questionario num file

31 mensagens neste tópico

boas.

queria fazer algo do genero, de um "gestor de musicas". eu explico melhor:

emaginem um prgm onde registamos as musicas k temos no nosso computador, e depois quando recebemos musicas novas, pra saber se ja a temos digitamos os dados no prgm i ele diz se ha em registo ou nao.

pois o k eu quero fazer é algo do genero, mas em site. em vex de ser um prgm seria um site a fazer isso. queria saber como posso fazer isso em javascript.

mas vamos por partes, agora quero saber como posso fazer para guardar as informações do questionario num ficheiro.

Alguem me pode ajudar???    ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Java não é JavaScript!!!

Existe uma sessão de JavaScript na parte de dev Web.

Topic Movido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei até que ponto esse move foi correcto. Se reparares, o que ele disse, é feito em Java e não em JavaScript. Com JavaScript, não podes aceder ao fs (filesystem).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queria saber como posso fazer isso em javascript.

A meu ver é javascript pelo menos é o que está escrito !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

queria saber como posso fazer isso em javascript.

A meu ver é javascript pelo menos é o que está escrito !

Há uns tempos atrás, não fazias confusão entre Java e JavaScript? Dizias que querias fazer em Java um simples efeito de hover numa imagem? ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hummmm não ;) lol

Para além disso ele diz que quer um site não me parece que alguém que não destingia Java de JavaScript tenha conhecimentos sobre JSP e Servelts mas posso estar enganado.

Vamos a ver o que ele diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tinha-me falhado a parte do site quando li :F

Anyway, usando apenas JavaScript não dá. Talvez fazendo uma applet em Java consigas, não sei as restrições que as applets em Java têm no sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ois

Se poderes usa php e sql com uma base de dados com os cds que tens, depois eh so ires ah

base de dados ver se existe.

Sei que dantes usava este codigo e criava um file e escrevia no file com JavaScript, agora

nao sei se da.

Depois vejo e digo qualquer coisa.

var fso, f1, DocPath, ParentFolder;
fso = new ActiveXObject("Scripting.FileSystemObject");

f1 = fso.CreateTextFile("file1.txt",true);

f1.Write("Qualquer coisa.");

f1.Close();

Pedia permissao ao user antes de criar o file.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas acho que isso vai escrever (se escrever) o ficheiro no cliente :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho a certeza mas acho que isso vai escrever (se escrever) o ficheiro no cliente :S

Se este codigo continuar a funcionar claro que vai criar o file no cliente, JavaScript eh uma

"linguagem" de client side.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei perfeitamente que JS é client side mas tinha pensado que ele queria guardar essa info género BD e não de cliente para cliente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei perfeitamente que JS é client side mas tinha pensado que ele queria guardar essa info género BD e não de cliente para cliente.

Eu não sei que host ele tem nem nada, mas na minha opinião isto fazia-se em php e mysql, para ficar com uma bd em condições.  :ipool:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oi ppl, agradeço a ajuda mas ja arranjei uma solucao alternativa. mas respondendo as voças questoes. o que eu queria era fazer isso em JAVASCRIPT! e de preferencia nao queria por bases de dados nisto, porque a ideia era publicar isso no site que estou a fazer. dai querer gravar as coisas num ficheiro do pc local.

mas n intereca. consegui fazelo usando alert pra pedir os dados i gravado os dados num cookie. nao é uma solucao perfeita, mas serve para ja. brigado pela ajuda.

[]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só para esclarecer que JavaScript não é SÓ uma linguagem client-side, mas também uma poderosissima linguagém Server-Side.

Para quem estiver com dúvidas sobre isto:

http://www.google.com/search?q=server+side+javascript&rls=com.microsoft:en-US&ie=UTF-8&oe=UTF-8&startIndex=&startPage=1

eu uso JavaScript Server-Side ... humm à cerca de 6 anos! ;) o JScript até é uma linguagem .NET

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só para esclarecer que JavaScript não é SÓ uma linguagem client-side, mas também uma poderosissima linguagém Server-Side.

Agora fiquei com curiosidade. Quais são as vantagens de usar javascript no lado do Server?

É que javascript é das linguagens mais lentas e mais error-prone que existe na actualidade, e não consigo ver uma vantagem. Mas deve de haver visto haver tantos engines...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem.. assim de repente.. só posso dizer isto..

desenvolver ASP em VBScript é uma bosta.. a linguagem é simplesmente má! depois.. como é de conhecimento geral.. qualquer desenvolvimento web que se prese, tem sempre uma componente, ou uma grande componente de client-side JavaScript.

Ora, desenvolvendo em server-side JavaScript, primeiro temos a coerância entre as linguagens usadas, depois temos o poder da programação orientada a objectos (simplificada) do JavaScript. Depois, temos a grande facilidade de migrar pagina ASP em JavaScript para JScript.NET.

isso só para dar alguns exemplos.

agora.. não concordo nada com o que dizes de ser uma linguagem lenta.. o JavaScript client-side é rápido e o Server-Side ainda mais.. agora.. devido a uma certa facilidade de escrever código javascript e devido também à muita falta de rigor na execução e validação do javascript no browser (mais no IE).. existe muito boa gente que pensa que sabe javascipt.. e até que sabe programar.. mas na realidade confundem javascritpt, com DOM, com eventos HTML... etc etc..

é pena que assim seja.. mas por outro lado.. esta facilidade de escrever código em javascript, veio tornar o javascript como umas das linguagens mais usadas no mundo.. embora haja muita gente a escrever javascript.. e só uma parte é que realmente programa javascript.

mas pronto.. é como tudo nesta vida.. há as coisas boas.. e as menos boas. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desenvolver ASP em VBScript é uma bosta.. a linguagem é simplesmente má! depois.. como é de conhecimento geral.. qualquer desenvolvimento web que se prese, tem sempre uma componente, ou uma grande componente de client-side JavaScript.

Ora, desenvolvendo em server-side JavaScript, primeiro temos a coerância entre as linguagens usadas, depois temos o poder da programação orientada a objectos (simplificada) do JavaScript. Depois, temos a grande facilidade de migrar pagina ASP em JavaScript para JScript.NET.

Do mesmo modo que não vejo razão de usar javascript no lado do servidor, também não vejo razão de usar VBScript. Eu no trabalho todo o webdev é em ASP.Net, mas uso apenas C#, e considero que ASP.Net não é assim uma grande plataforma. Portanto também não é um bom exemplo.

Não acho que coerência de linguagens seja válida, eu a desenvolver vejo muito pouco javascript e é maioritariamente C#. Aliás a geração de código javascript está limitado a uma pequena secção do código e quando quero por um pequeno pedaço de código javascript normalmente é chamar um método do lado C# e nem se vê durante o código qualquer javscript.

agora.. não concordo nada com o que dizes de ser uma linguagem lenta.. o JavaScript client-side é rápido e o Server-Side ainda mais.. agora.. devido a uma certa facilidade de escrever código javascript e devido também à muita falta de rigor na execução e validação do javascript no browser (mais no IE).. existe muito boa gente que pensa que sabe javascipt.. e até que sabe programar.. mas na realidade confundem javascritpt, com DOM, com eventos HTML... etc etc..

É assim, de imediato a única linguagem que é equiparavelmente lenta é Ruby, mas Ruby tem toda a vantagem de facilitar o trabalho do programador em relação ao javascript. De resto as outras linguagens que me lembro são mais rápidas que javascript. Podes ver sites de desempenho e comparações entre as linguagens. Assim de imediato lembro-me de http://shootout.alioth.debian.org/ e podes constatar que javascript é das linguagens mais lenta.

De salientar que que eu muito raramente programa para web e na empresa tento fugir ao máximo dessas tarefas, portanto se estiver a dizer alguma barbaridade é sem intenção. É uma área que estou longe de dominar, só fiquei com curiosidade porque o meu pequeno conhecimento apontava para a direcção contrária.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pronto.. então.. fica com esta ideia.. eu desenvolvo aplicações de grande porte.. e muitas vezes é necessário validar complexas regras client-side.. logo em client-side javascript.. e essas mesmas regras têm sempre de ser revalidadas do lado do servidor.. (não vá uns users mais espertinhos tentarem fazer asneiras.. como recentemente fizeram na promoção de telemóveis a 5 euros.. ou ZERO euros.. LOL).. e então.. nesses casos.. tenho muitas vezes.. as mesmas funções e os mesmos objectos em JavaScript client e server side.

por exemplo.. imagina que tens a function A(value) que valida se o valor de "value" está de acordo com uma regra qualquer e devolve true ou false.. eu, para "revalidar" essa mesma regra, pego nessa função.. e coloco-a server-side e já está.

tenho dezenas ou centenas de casos assim.. isto no desenvolvimentos de aplicações gigantes ao longo de vários anos.. e depois as respectiva manutenção e implementação de novas features.. dá muito jeito.. olha que sei do que estou a falar! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ò djthyrax.. do ponto de vista do desenvolvimento, que grandes diferenças tenho se estou a programar JavaScript ou JScript? podes-me dar alguns exemplos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cada implementação tem as suas particularidades, não te posso dizer assim qual é a diferença. ;) Podes ter métodos numa que não tens na outra, etc.

Em relação a validações e afins, tirem-me as validações em JavaScript (que raramente uso validações no lado do cliente) mas não me tirem as validações em PHP, onde faço TUDO sem expôr nada. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora agora é que meteste mesmo muita água!!!! xiiiiiiiii!!!!!!!

nunca se deve enviar nada para o servidor que à partida se posso logo saber que não está bem!!! se podes "pré-validar" o que vais submeter ao servidor web,  deves sempre faze-lo!!

primeiro: melhor experiência para o utilizador.. fica logo a saber o que está mal imediatamente sem ter de esperar pelo "ir a vir" ao servidor!

segundo: não ocupas a rede e o processamento do servidor com coisas que não vão servir para nada se estiverem incorrectas!

terceiro: numa aplicação web, é sempre necessário ter em mente que o servidor não te está a servir só a ti.. está a servir todos os utilizadores da aplicação web.. que podem ser dezenas, centenas, milhares, milhões de utilizadores.. portanto, convém ocupar a rede e o cpu do servidor com coisas que à partida se pensa que estão correctas e portanto vão passar na validação do lado do servidor.. e portanto.. ele não esteve a trabalhar em vão.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e com isto vou aterrar.. inté! amanhã tenho um dia grande!

hasta! ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora agora é que meteste mesmo muita água!!!! xiiiiiiiii!!!!!!!

nunca se deve enviar nada para o servidor que à partida se posso logo saber que não está bem!!! se podes "pré-validar" o que vais submeter ao servidor web,  deves sempre faze-lo!!

primeiro: melhor experiência para o utilizador.. fica logo a saber o que está mal imediatamente sem ter de esperar pelo "ir a vir" ao servidor!

segundo: não ocupas a rede e o processamento do servidor com coisas que não vão servir para nada se estiverem incorrectas!

terceiro: numa aplicação web, é sempre necessário ter em mente que o servidor não te está a servir só a ti.. está a servir todos os utilizadores da aplicação web.. que podem ser dezenas, centenas, milhares, milhões de utilizadores.. portanto, convém ocupar a rede e o cpu do servidor com coisas que à partida se pensa que estão correctas e portanto vão passar na validação do lado do servidor.. e portanto.. ele não esteve a trabalhar em vão.

Para algum motivo está aí o chamado AJAX limpa páginas. Em vez de ter grandes movimentações devido a gerar uma página inteira, envio apenas a informação necessária e recebo o suficiente para poder alterar a página.

Vê, por exemplo, o exemplo do deviantART e do seu sistema RPC que assenta em JSON: http://moeffju.net/dA/wiki/DiFi:Main_Page

Eles servem MILHÕES de páginas por minuto sem grandes delays e com cerca de meia centena de servidores em contacto com o exterior, tudo no mesmo IP. O máximo que eu faço é verificar se tá tudo preenchido, não me preocupo em ver se o formato é o mesmo. Prefiro dar esse trabalho às minhas big guns no datacenter. ;) Sim, porque tu só com 1 máquina não satisfazes um site grandinho. :)

Uma vantagem de validar no servidor e não no cliente é que no servidor escreves 1 vez e sabes que vai funcionar sempre. No cliente já não é bem assim, graças às diferentes implementações do ECMAscript. E também não nos podemos esquecer que não podemos depender apenas do cliente, nem todos os browsers têm suporte a JavaScript. Exemplo disso são os vários browsers de consola que existem. ;)

E em relação à "melhor experiência para o utilizador", throbbers servem exactamente para estas situações. :D

PS: Não vi onde meti água, eu apenas disse que não tinha qq problemas em não poder validar no lado do cliente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ois

Validaçoes no cliente ou no servidor tb depende do site e da validaçao, tou me a lembrar de um site k era o TheCrims em k tudo funcionava ah base de formularios

e tinha quase de certeza alguns milhares se nao milhoes de usuarios, e muitas se nao todas essas validaçoes eram coisas simples por isso feito no cliente. Os servidores

deles andavam quase sempre cheios e lagados, se as validaçoes fossem no servidor entao nao sei como seria, era talvez fazer uma escolha e esperar 15 ou 20 segundos pela resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora