• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Tharis

[Dúvida] Que Calculadora Gráfica Comprar?

31 mensagens neste tópico

Eu queria saber a vossa opinião sobre que calculadora gráfica comprar. Estou no 10º ano e vou precisar. Eu queria uma calculadora que fosse fácil de usar, que desse para codar :) e que me servisse no futuro, para coisas mais complicadas (não sei bem o quê) da faculdade (quando for para lá).

Acham que deva comprar 1 para o secundário + faculdade ou 1 para o secundário e outra para faculdade (porque não existe razão para comprar duas, já que a primeira do secundário serve)?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende do curso que queres seguir na univ. Estou num curso de Matemática e uma calculadora científica chegava-me perfeitamente.

Em curso de engenharia, por vezes usam mais um pouco a calculadora, mas, em muitos casos, até uma científica pode ser suficiente.

Por isso, uma calculadora que te sirva para o secundário, provavelmente também te vai servir para a univ.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comprei no 10º ano uma TI-84 Plus e não me arrependo. Rápida a efectuar cálculos, ecrã de qualidade, dá para programar em Basic, etc.

Mas é como diz o Rui, tudo depende da área em que estás integrado e daquilo que vais realmente fazer recorrendo À calculadora.

Em caso de dúvida informa-te junto ao teu professor.

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende da que o resto dos teus colegas tiverem :)

Vai acabar quase de certeza por te servir para a Universidade também, e assim é mais fácil porque tens uma igual à de toda a gente e o professor(a) só explica uma vez.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comprei no 10º ano uma TI-84 Plus e não me arrependo.

Eu também tenho uma TI-84 Plus e é excelente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comprei no 10º ano uma TI-84 Plus e não me arrependo.

Eu também tenho uma TI-84 Plus e é excelente.

É assim eu estou em LEI e no primeiro ano não pude usar calculadora nas disciplinas de matemática. Conclusão uma calculadora normal servia perfeitamente. Eu tenho uma casio CFX-9850GB Plus. Mas o pessoal de outros anos usa mais a TI-84 PLUS, e dá muito jeito por isso era essa que te aconselharia. Mas a Casio também é muito boa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho uma Casio CFX-9850GC Plus, e acho que se comprasse outra, era uma Casio, pois apesar de a maioria dos prof's do secundário saberem usar as Texas, acho que são muito complicadas, a Texas Instruments consegue complicar o que é simples, além de que enquanto encontrei 2 ou 3 coisas (aka paneleirices) que as Texas fazem, e que as Casio não fazem, encontrei muitos casos em que é ao contrário (Casio com mais funções/ funções + simples/úteis).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... não posso deixar de dar a minha opinião de ex-estudante.

Ponto acente... se comprares uma gráfica compra uma texas pois é a marca que se afirmou no mercado em portugal. Eu tive uma casio e usava-a muito mas teria sido mais practico ter uma texas pois era o que quase toda a gente tinha.

Agora é assim... a máquina não serve para resolver exercicios por ti. A máquina é uma ferramenta que te auxilia o estudo.

Para cadeiras de matemática, se os professores forem competentes nunca vais precisar de nenhuma maquina de calcular para nada. Pode dar jeito para quando estas a estudar, mas não é precisa no exame  todos os exercicios se resolvem bem se ela.

Agora tambem depende... se fores para matematica aplicada a computação podes precisar, mas isso mais vale o pessoal que está neses cursos dar a opiniao.

Eu partilho a minha experiencia enquanto ex-estudante de engenharia.

O grande problema das calculadoras é o seguinte: uma ti-84 não tem nem de perto nem de longe potencial para te auxiliar num curso de engenharia. É curto, precisas de algo mais poderoso, ponto final.

A solução é uma ti-89 ou uma ti-92, que basicamente fazem e são a mesma coisa só têm um formato diferente.

Se vais comprar uma ti 84 a pensar que já ficas com uma máquina para usar na universidade estás enganado. Agora o problema é que os modelos que referi acima, se nao me engano custam mais de 200 euros, e dar 200 euros assim no 10º ano tem que ser um investimento bem ponderado, até porque não vais tirar partido do seu potencial até meados do teu curso ( e se este for de engenharia ) eu acho que esta situação é uma vergonha, mas pronto, é o que é.

Eu consegui vender a minha casio por um bom preço e minimizar o rombo no orçamento quando comprei a minha ti89. Mas digo-te... que abeçoada aquisição.

Usei e uso a minha máquina de forma extremamente intensiva. Sempre a fazer calculo matricial nela, a resolver sistemas com mais de 5 equações, a calcular integrais, converter complexos, traçar graficos, etc. Ainda hoje quando a tenho comigo quase todos os dias a uso.

A determinada altura comecei a intalar-lhe utilitarios e a desenvolver eu os meus proprios snipets  para coisas como paralelos de resistencias, transformações de circuitos estrela-triangulo, calculo de feedback, criterio de rooth, calculo de bloqueio ( trafego ) e podia estar aqui o dia todo...

Quando dominava o potencial da calculadora chegava a poupar cerca de 45 minutos nos exames devido à ajuda que esta dava. Ou a verificar primeiro a solução de um exercicio na maquina para saber onde tinha que chegar.

A minha calculadora foi uma companheira inseparavel de estudo e esteve sempre a dar o máximo nos ultimos anos do meu curso.

Por isso tudo depende. Saca o virtual-ti ( um emulador de calculadoras texas ) e experimenta as calculadoras no teu computador de forma gratuita. Não há nada melhor do que experimentares por ti.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero seguir Eng. Aeroespacial.

Acho que já me decidi: entre a Casio CFX-9850GC Plus, a Casio CFX-9850GB e a TI-84, qual a melhor em termos qualidade/preço?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... não é por nada, mas não conheço nenhuma que leia PDFs, mas ta-se.

Eu usei uma ti-89, que é rigorosamente a mesma coisa que essa que mostraste com a vantagem de ser mais pequena. Essa é um tijolão do carago.

Para o pessoal que pensa que as clculadores são fixe porque dão para copiar, podem já ficar avisados que não é isso que vos vai fazer passar ou chumbar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me lembro bem, mas acho que a TI-89 não está na lista das permitidas para o exame nacional de 12º...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me lembro bem, mas acho que a TI-89 não está na lista das permitidas para o exame nacional de 12º...

Ops! Se for assim, a TI-84 e as outras Casio são?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A TI-84 tenho a certeza que é permitida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A TI-84 tenho a certeza que é permitida.

O pcaldeira já me disse que a TI-84 e Casio são!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A primeira Casio que mencionaste, custa +- 100€.

E sim, a TI-89, apesar de não estar naquela lista, pode ir a exame. A lista que anda por aí não é exaustiva.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A lista apresentada é apenas indicativa, não é exaustiva e não exclui, portanto, a utilização

de máquinas calculadoras de outras marcas ou modelos não referenciados desde que

satisfaçam cumulativamente as seguintes condições:

-  serem silenciosas;

-  não necessitarem de alimentação exterior localizada;

-  não terem cálculo simbólico (CAS);

-  não terem capacidade de comunicação à distância;

-  não terem teclado QWERTY;

-  não terem fitas, rolos de papel ou outro meio de impressão

Nas características da TI-89:

...

Symbolic manipulation for algebra, calculus and differential equations. (aka CAS)

...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya, sendo assim não pode. Eu sugeri essa porque no meu tempo nem a ti-84 se podia levar, só cientificas. Não sabia que isso tinha mudado.

Agora tambem não estou a ver para que é uma maquina de calcular num exame de matemática. Na minha opinião nem sequer se devia levar nenhuma. Já num exame de fisica ou física não percebo qual é o problema em levar uma ti89, claro que deve ser feito um reset na hora do exame, mas isso é a qualquer uma.

Essa lista demonstra bem a ignorancia de quem a escreveu. Não pode ter um teclado QUERTY, que risada... e se for um azerty? já pode? Vão os estudantes todos a frança comprar calculadoras.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora