• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

IBM quebra barreira e duplica velocidade de chip

3 mensagens neste tópico

A IBM vai revelar um novo processador nesta terça-feira (0702) que será duas vezes mais rápido do que os chips competidores Sun, Intel e AMD, quando chegar ao mercado em 2007, informa o jornal londrino Finantial Times.

O Power6, que segue a arquitectura PowerPC, quebra uma tendência entre os fabricantes de produzir chips mais eficientes no consumo de energia, por causa dos problemas de aquecimento enfrentados pelo aumento da velocidade.

De acordo com a IBM, a barreira do consumo de energia e do aquecimento foi quebrada com o Power6, que pode chegar a velocidades entre 4 e 5 gigahertz, mais do que o dobro do desempenho da próxima geração de processadores Itanium, da Intel, planeado para ter menos de 2 GHz.

A IBM vai revelar mais informações sobre o Power6 durante a International Solid State Circuits Conference, que acontece em São Francisco, nos Estados Unidos. Na mesma conferência, no ano passado, a empresa revelou o seu processador Cell, que vai estar na PlayStation3.

Fonte: Infortech United

Ainda há minutos, num outro tópico, falávamos da filosofia das inovações e acabo de ler isto. É como diz Gaston Bachelard: por vezes é necessário ir mais fundo, rever os planos anteriores, estabilizar o gráfico da evolução e descer ás descobertas mais antigas sem esquecer as modernas, para darmos o passo seguinte.

E este, suponho, será o passo seguinte.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem... depende de onde eles quebraram a barreira :( Não duvido que isso consuma energia como uma coisa parva... os G5 dual já consumiam o suficiente para justificar WaterCooling nos Apples...

Mas sem dúvida uma inovação :P Mas agora pessoalmente não conheço nada que use chips da IBM :| A Apple mudou-se de armas e bagagens para a Intel, e não acredito que eles mudassem para intel sem saber o que a IBM estava fazer com este chip :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em relacao aos consumos dos novos chips estava ontem isto na slashdot.org

Ctrl+Alt+De1337 writes "C|Net is reporting that IBM has announced a method of altering silicon that will allow its next generation of Power chips to run at speeds between 4 and 5 gigahertz, and consume less power as well. From the article: 'Instead of just making transistors smaller, IBM came up with a process to alter how silicon behaves by placing a layer of insulator underneath a layer of silicon less than 500 atoms thick ... The higher speed of the Power6 will be achieved with existing chip manufacturing technology that etches transistors only 65 nanometers wide, several hundred times smaller than a human blood cell.' These won't be out until 2007, but it still raises the question: did Apple jump the gun by switching to Intel?"

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora