• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zedealges

Questão (C ou C++)

27 mensagens neste tópico

Boas, não coloquei este tópico no fórum de programação por falar de duas linguagens em simultâneo..

estou no curso tecnológico de informática 12º ano, e tenho de preparar um projecto para começar a fazer e estar preparado lá para o final do ano lectivo..

estou a pensar fazer um programa todo xpto, com conteúdo ainda por pensar mas com uma ligaçãozita à base de dados (basicamente um programa baseado em registos, mas nada de jogos).

a questão é se me aconselham a fazê-lo em C ou C++, ou melhor o que é que posso ou não fazer em C++ ou em C..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes fazer TUDO quer em C quer em C++. Mas numa tens de te preocupar mais com a gestão de memória por exemplo, na outra já não.

C++ é mais poderosa, é o que dizem. Mas sinceramente se fosse eu não ia para nenhuma das duas, apesar de C ser a minha preferida.

Aconselho-te a pesquisar pelo fórum onde há algumas discussões sobre as diferenças destas linguagens. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok, obrigado pela ajuda :)

já agora gostava de saber qual a que sugerias, apesar de me ser mais fácil empenhar-me nas linguagens C e C++ por serem do programa do 12º

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também sou da opinião do Hipnoted. Também escolheria outra linguagem, Java, C# ou Python.

Entre C e C++, eu escolheria C. Mas é mesmo por gosto, não gosto nada mesmo de C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquilo que o C++ te permite fazer que o C não permite são coisas que nem sabes que existem, por isso escolhe a que te for mais conveninete.

Para te aclarar as ideias. O C++ é uma linguagem que descende do C mas que tem suporte para uma coisa que se chama Programação Orientada a Objectos.

Seja qual for a que escolheres a sintaxe que vais usar vai ser a mesma. Por outras palavras, a partir do teu ponto de vista são iguais, por isso escolheuma qualquer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para quem não conhece as diferenças, pouca diferença faz.

Eu diria C++, mas é muito provável que estejas a fazer alguma coisa sem saberes se estás a programar em C ou C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois, devo optar por C++, como ali o pedrotuga disse, C++ é orientada a objectos, tenho esse tipo ainda bem fresco na cabeça de visual basic do ano passado

C++ também será mais fácil pois é o programa de bases de programação deste ano, mas creio que o professor a projecto tecnológico dá suporte a qualquer linguagem

obrigado pela ajuda pessoal =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB orientado a objectos!!??!!!?? desculpa mas não consegui conter-me... sim podes chamar-lhe isso, mas C++ possui bem implementado o conceito de OO, é um pouco diferente de VB.

Java ou C#, mais rápido a desenvolver, mais fácil de desenvolver aplicações desktop, que é o que me parece, mais dificil de introduzir erros, mais fácil de aprender e convenhamos com IDEs bem melhores, seja VS.net, Eclipse ou Netbeans...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas,

Na minha opinião VB nunca poderia ser denominada uma verdadeira linguagem orientada a objectos como C++ (apesar de me ter sido dito que era). VB é uma linguagem orientada por eventos, programas um bloco de código relativo a um evento (por exemplo um clique do rato).

Também estou no 12º ano do curso tecnológico de informática e tenho de fazer o tal projecto tecnológico que vai ser posteriormente apresentado na Prova de Aptidão Tecnológica, e as linguagens que irei utilizar são provavelmente C++ + PHP + SQL.

Cumps,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB é de facto considerada orientada a objectos, pelo menos foi o que aprendi no 11º, creio que seja por poder fazer-se instruções directamente nas propriedades dos objectos (como table.backcolor etc) corrigam-me se estiver errado lol, também não me posso considerar um ás nisto ao contrário de muitos de voçês, e VBé a única linguagem OO que sei trabalhar, por isso não posso compará-la a outras, o meu stor também ainda não começou a dar C++ =/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É verdade que Visual Basic é orientada por objectos, mas se vais mudar de VB para C++ à espera de semelhanças, vais ter um choque brutal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB só passou a ser OOP quando saiu o VB. NET todas as versões anteriores não o são.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa... eu nunca usei VB, regra geral esse tipo de sintaxe com o operador de acesso a métodos ou membros, o ponto, é indicador de que a linguagem é orientada a objectos, mas não é pela sintaxe que uma linguagem é ou deixa de ser orientada a objectos.

Para quem nunca escreveu uma linha de VB (eu) ... o VB permite herança de classes e overload de operadores?

Se não então o suporte para POO é só para ingles ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O C também tem operador ponto e não é OOP

VB6 não implementa herança.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB6 foi o que dei no ano passado, eo stor, tal como vinha no livro, ensinou-nos que aquilo era programação do tipo POO, tal como o TheDark referiu e ainda bem que me avisou lol, não vou esperar que seja semelhante porque naturalmente C/C++ é mais poderoso e usado que VB e é normal que tenha algumas diferenças e mais natural ainda que seja mais complicado de trabalhar, mas e para aprender que estou aqui :)

EDIT: Lembrei-me agora duma coisa, é possível em C++, fazer um programa com base de dados em que se insere músicas, e reproduzi-las com o próprio programa? tipo itunes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB6 foi o que dei no ano passado, eo stor, tal como vinha no livro, ensinou-nos que aquilo era programação do tipo POO, tal como o TheDark referiu e ainda bem que me avisou lol, não vou esperar que seja semelhante porque naturalmente C/C++ é mais poderoso e usado que VB e é normal que tenha algumas diferenças e mais natural ainda que seja mais complicado de trabalhar, mas e para aprender que estou aqui :)

EDIT: Lembrei-me agora duma coisa, é possível em C++, fazer um programa com base de dados em que se insere músicas, e reproduzi-las com o próprio programa? tipo itunes

Sim é perfeitamente possivel. Mas isso é uma coisa extremamente trabalhosa. Se eu tivesse um projecto desses a primeira coisa que faria era abandonar os meus outros projectos.

Tenta definir um roadmap realista, tipo... define o que queres para as primeira versões do teu programa de forma a que sejam poucas mas que funcionem bem e que estejam ao teu alcance em tempo util, depois vais desenvolvendo outras funcionalidade com tempo.

Por exemplo, eu no teu caso primeiro faria apenas uma base de dados de musicas. Depois uma funcionalidade para as reproduzir num leitor externo, só depois integraria um leitor. Mas isto é só uma sugestão. Tens que planear isso muito bem. Ler muita documentação e ver o que vais precisar de fazer, estimar o tempo que te levará a desenvolver etc etc.

Para já estás a fazer bem, a tentar reunir toda a informação para saber com o que contar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim é perfeitamente possivel. Mas isso é uma coisa extremamente trabalhosa.

Não é assim tão trabalhoso como isso, apenas depende da quantidade de funcionalidades a implementar.

Se for um leitor simples com um botão para adicionar uma música à lista, e outro para reproduzir, parar, etc... é relativamente fácil de fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pensei num programa, com a respectiva base de dados, botao de adicionar/remover musica, visualizar a lista com as musicas (tabela da base de dados), e o botao de reproduzir...

se der tempo, e para levantar um pouco mais a nota final lool, talvez metesse um função para pesquisar informação na internet, nomeadamente de albuns...

espero que não seja assim tãooo trabalhoso, porque eu sou um pouco preguiçoso lool, mas obviamente não deve ser uma coisa facil

EDIT: esqueci-me de perguntar uma coisa, a linguagem em visual c++ está limitada relativamente a c++ normal?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A resposta a qualquer pergunta que comece com "é possivel" é "sim, é possível" :)

Pode é ser simples ou complicado, e esse não seria um projecto aconselhável para começar a mexer em C/C  .

Em C# por exemplo ja seria mais plausível, e mesmo não sendo apologista de frameworks, acho que seria um passo intermédio agradável entre VB e C/C  .

Quanto ao VB e OO, penso que é acertado dizer que é parcialmente OO, se tal coisa existe ::thumbsup:

VB é de facto orientada a eventos. A confusão é por tratar as janelas e afins como objectos. No entanto, não implementa o paradigma OO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

VB é de facto considerada orientada a objectos, pelo menos foi o que aprendi no 11º, creio que seja por poder fazer-se instruções directamente nas propriedades dos objectos (como table.backcolor etc) corrigam-me se estiver errado...

Visual Basic 6, não é Orientado a Objectos, está errado, é como o MAiDEN_DuDE e o knitter disseram é orientado a eventos, e digo-te por experiencia propria, é bem diferente POE e POO... em VB6 programas acções, eventos... (dito assim é um bocado abstrato... mas é mesmo assim é dificil explicar) um objecto é diferente de um evento

e os conceitos de POE fizeram me bastante confusão na altura de perceber os conceitos POO, são paradigmas diferentes... mas isso já é uma coisa pessoal, ha quem perceba e separe os dois conceitos com facilidade :(

entre C e C++ tudo depende do que queres fazer, eu para um trabalho de 12 ano optaria por fazer em C, tas num ano de exames e C++ é mais trabalhoso, mas tudo depende do que queres fazer

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso também não sei o que é VB6. E POE e POO também me faz muita confusão.

Tipo, o facto de uma linguagem ser POE não significa que também é POO? É que POE não é apenas uma camada extra, que está a implementar internamente o padrão de desenho Observador na camada OO?

Bem, VB6 é um bicho muito eskizo.

Entre C e C++ também aconselharia C. Para além que é uma linguagem mais "rica" para o programador, ganha uma melhor cultura, uma nova visão na programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, as escolas ensinam VB6 como POO =/

ok também preferia aprender C, sei que este ano vou aprender C++, talvez aprenda C também mas não tenho a certeza.. de qualquer maneira vou tentar ainda falar com o stor :(

EDIT: já falei com o meu stor, aconselhou-me C++..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o meu professor de 11 ano disse me VB6 é POE, não é POO... na faculdade disseram me o mesmo, são conceitos/paradigmas diferentes, pelo menos na minha cabeça, se calhar estou a pensar errado...

C é uma linguagem muito importante, dá-te bases para uma carrada de linguagens seguintes

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Visual BASIC utiliza objectos, mas não implementa o paradigma POO. São duas coisas diferentes.

É como em C. As structs podem ser consideradas objectos, mas isso não faz com que C inclua o paradigma POO.

Ou em C++, podemos utilizar classes para programar, sem utilizar POO.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora