• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

superdino

como instalar linux e xp juntos

13 mensagens neste tópico

Olá a todos  :ipool: , é a minha estreia no forum por isso não sei se deveria escrever este tópico aqui ou não, caso não seja as minhas desculpas, caso esteja no lugar certo cá vai:

Tenho usado há cerca de 1 ano no meu pc xp e linux em conjunto porém, o disco que lá tinha foi ao ar  :) e agora não sei como instalar o linux tendo já o xp instalado.eu usava o suse 10.2 mas, vejo muita gente a dizer bem do ubunto quer em funcionalidades quer em efeitos que batem a porcaria do vista que até já saquei a versão 64bit (tenho um amd athlon 64) para instalar mas agora falta é conhecimentos para instalá-lo  :wallbash: .

Agradecia a quem saiba mais do que eu( que devem ser muitos ) uma ajudinha para instalar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Poes o CD no computador, arrancas com o computador e segues as insruções, a dada altura pergunta-te se desejas fazeruma instalação nova, ou se pretendes instalar em espaço de disco que tenhas livre e quanto espaço pretendes alocar para a tua instalação.

Está tudo bem explicado no processo de instalação.

Pelo sim pelo não faz um backup dos teus dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Poes o CD no computador, arrancas com o computador e segues as insruções, a dada altura pergunta-te se desejas fazeruma instalação nova, ou se pretendes instalar em espaço de disco que tenhas livre e quanto espaço pretendes alocar para a tua instalação.

Está tudo bem explicado no processo de instalação.

Pelo sim pelo não faz um backup dos teus dados.

sim já fiz isso de meter o cd e tentar mas a minha dúvida recai no seguinte: aquando da instalação ele quer instalar nos 210gb livres e pede-me para confirmar ou nao se desejo que a instalação seja ai ou então onde a quero o que não sei é se depois disto o windows terá acesso aos 210gb que ficarão para linux?e depois de instalado como poderei escolher entre windows ou linux?
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

210 Gb livres para linux? Acho demasiado...

Se tens realmente muito espaço faz uma com menos espaço para instalar o sistema (ext3), e o que sobrar formata em NTFS ou FAT para depois acederes a partir do windows.

E sim, ele instala-te o grub para depois poderes escolher entre o Windows e Ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois é demasiado!! mas como nao tenho o disco particionado e ele é de 250gb era o que me aparecia, eu estava a pensar uns 20/30 gb para o linux mas da ultima vez que criei uma partição e instalei o linux ai o pc so arrancava pelo linux isto quando arrancava porque às vezes bloqueava e depois levei umas horitas pa conseguir entrar no windows e apagar a partiçao criada.

então pelo que dizes devo criar uma partição ext3 para o linuxe depois é só instalar?sem problema para depois escolher entre windows e linux?mas isso para ubuntu ou tambem para suse 10.2?ah e já agora qual o melhor o ubuntu ou o suse?

obrigado desde já

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para iniciar aconselho o ubuntu, segue em frente e vais sentir o poder do gestor de pacotes. :)

30 Gb chegam-te bem para linux, depois cria outra partição com uns 512 Mb para SWAP. Ou se tiveres bastante RAM mete menos...

EDIT: Depois podes alterar com que SO retendes arrancar de início, não te preocupes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ok ubuntu será.mas ainda nao o saquei, disse que já o tinha mas afinal tirei foi o kubuntu, é parecido!! 512mb para swat?eu criar crio mas não faço ideia do que é a swat! logo à noite faço isso ao chegar a casa.entretanto só mais uma perguntita, onde depois vou buscar drivers para a placa gráfica e de som(uma antiguidade com saidas ópticas)?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os drivers ou sacas do sites do fabricante ou então usas os drivers open-source.

A SWAP é uma área que o Sistema Operativo usa em complemento com a RAM. Eu por exemplo não costumo meter muito espaço porque tenho bastante RAM, mas se tiveres pouca ou a normal é melhor meteres o que te disse.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É SWAP e não swat. SWAT são aquelas equipas de intervenção especiais com altas metrelhadoras que dão nos filmes.

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=swap+partition&btnG=Pesquisar&meta=

512 é pouco. Anda por aí um mito urbano que se deve reservar para swap mais ou menos o dobro da ram que dispoes... Não sei o fundamento disso mas funciona bem.

Essa partição é usada como memoria virtual

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

512 é pouco. Anda por aí um mito urbano que se deve reservar para swap mais ou menos o dobro da ram que dispoes... Não sei o fundamento disso mas funciona bem.

LOL Se me seguisse por esses mitos tinha de reservar 8 Gb de SWAP.

Não me parece verdadeiro mas pronto também não digo nada porque não estou dentro do assinto. Quanto ao de 512 ser pouco, é como disse antes não sabemos quanta RAM ele tem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois swat acho que é isso. pequena falha.

Memoria tinha 1gb mas emprestei um slot a um amigo que mandou a sua para a garantia,logo só tou com 512mb

tudo compreendido.quando chegar a casa testo e depois amanha dou as boas noticias,ou não.

Obrigado pelos esclarecimentos e tempo.

Um abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

512MB de RAM, aconselho 2GBs de SWAP. Se tivesses uns possantes 4GB, aconselhava a nem swap criares. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anda por aí um mito urbano que se deve reservar para swap mais ou menos o dobro da ram que dispoes... Não sei o fundamento disso mas funciona bem.

Isso não era um mito. Isso era uma regra informal para criar a swap à uns anos atrás. Na altura a memória era pouca e havia essa regra base nos dias de hoje praticamente é irrelevante. Agora com mais de 2 GB nem costumo criar swap.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora