• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vvolkgang

Escolha de linguagem de programação

10 mensagens neste tópico

Boas, estou no 12º, e tenho que fazer um trabalho de curso, que vai ser um site + programa normal, ambos com DB(SQL maybe)...

A minha questão era, para criar o programa, qual das linguagens é que aconselham, visto que não sei nenhuma delas lool.. (mais fácil/rápida de aprender, em pouco tempo...): C(estou a dar em bases de programação este ano, C ou C++ lool sinceramente nao me lembro), VB.net , Delphi ou outra qualquer? (ja li que java e C# eram bacanas para isso, em relação à base de dados..)

Anw, o grande problema nisto tudo, é que eu curtia de VB6, principalmente porque dei o ano passado, e ainda ta "fresquinho" :P mas aquilo quando se começa a mexer em DB, e se tenta correr o programa noutro computador, é um problema do caraças, algo que nunca consegui resolver, por causa dos ficheiros necessários (.Dll's e companhias..)

Se alguém soubesse alguma forma de resolver isso no VB6, era mel, se não,vou mesmo ter que aprender mais uma linguagem nova :) (o que nao vai ser nada, mas mesmo nada bom visto que o projecto final, depois iria ser utilizado a nivel internacional... )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu continuo a achar que não há nada mais facil do que desenvovlver aplicações web em PHP. Se isso satisfizer as tuas condições aconselho-te isso. Se não... nunca pensei dizer isto... mas talvez java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só te faz bem aprender uma linguagem nova. Quantas mais souberes melhor programador és. VB.Net poderá ser a mais indicada, visto gostares de VB6. Apesar que como vais aprender, aconselhava-te antes Java ou C#, linguagens obrigatórias que vais ter que aprender qualquer dia. C também é uma linguagem obrigatória mas teres que interagir com BD se calhar é um pouco puxado para o inicio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o problema nao é o "ter que aprender", o problema é ter que aprender num curto espaço de tempo, aprender aka dominar a cena lool....eu gostava do VB6, porque como é obvio, passar de pascal pra VB, até parece milagre da santa, ja vi que o delphi é muito parecido ao VB, mas como ja referi, implicava aprender uma linguagem quase nova (embora ainda me lembre um bocado de pascal, ja vi que o Delphi tem algumas coisas diferentes...)

anw, vou procurar aqui no forum algo relacionado ao meu problema do VB6, porque tinha (e ainda tenho) carradas de programas em mente que podia fazer em VB6, mas como envolviam todos DB, caguei, porque fiz um pra disciplina de Bases de programação, e quando tentei correr noutros PC's, foi erro atrás de erro, apenas pela falta de files instalados... (nem com o InstallShield la foi LOOL )

obrigado pelas dicas :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... se não tens experiencia em linguagens baseadas em C e não queres trepar uma curva de aprendizagem... pois... o delphi é capaz de ser melhor opção.

Por isso vou calar-me que eu nao percebo nada dessas linguagens. LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pa, como ainda falta um bocado para finalizar o trabalho (mais propriamente 1 ano lectivo lool ), acho que me vou ficar pelo C++, que tou a dar numa disciplina...

ja agora, pros mais entendidos na materia, na finalização de um trabalho que tenha DB, se quiser correr o programa noutro PC, é necessario grandes esquemas por causa da falta de ficheiros necessários (.dll's e cenas do genero) ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende de se usares muitas ou poucas bibliotecas e de como as 'linkas'. Como falaste em DLLs presumo que estajas a usar uma coisa tipo visual studio.

Para usares uma base de dados precisas de uma biblioteca que te permita ligar à base de dados, SQLITE por exemplo. Podes perfeitamente incluir os DLLs necessario na tua pasta do projecto e distribui-los. Mas se começares a usar uma carrada de dependencias a certa altura perdes cntrolo se elas fazem parte do windows ou se vieram com o teu pacote compilador/ide. Aí sim, podes ter essa chatice que falas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende de se usares muitas ou poucas bibliotecas e de como as 'linkas'. Como falaste em DLLs presumo que estajas a usar uma coisa tipo visual studio.

Para usares uma base de dados precisas de uma biblioteca que te permita ligar à base de dados, SQLITE por exemplo. Podes perfeitamente incluir os DLLs necessario na tua pasta do projecto e distribui-los. Mas se começares a usar uma carrada de dependencias a certa altura perdes cntrolo se elas fazem parte do windows ou se vieram com o teu pacote compilador/ide. Aí sim, podes ter essa chatice que falas.

conheces algum sitio onde fale mais detalhadamente sobre essa matéria?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conheces algum sitio onde fale mais detalhadamente sobre essa matéria?

Infelizmente não. Os sites com documentos sobre C++ que consulto são

http://cplusplus.com

http://cprogramming.com

O primeiro é melhor mas o segundo tem documentação melhor para principiantes. Não sei se algum deles tem informação sobre isso.

Devo dizer que a distribuição de aplicações no windows é uma das coisas que nunca percebi bem e que me deu dores de cabeça.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora