• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ziwdon

Programação no telemóvel

11 mensagens neste tópico

Boas

Eu queria fazer umas coisinhas para o meu N70 (estou a dizer isto mas nem sei se é possivel (em termos de ser bastante complicado)) mas como nunca programei nada para telemóveis estou a zeros e gostava de obter alguma informação para me poder iniciar. Por exemplo...Qual a linguagem usada (java?)? Que IDE usar? SDK's necessários?...esse tipo de coisas.

Se alguém me poder dar umas luzes sobre o assunto agradecia :D

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também podes programar Python para o teu Nokia S60 :confused:

Pá eu sei que adoras Java mas programar Python para telemovel é como criar paginas web em C.

A esse nível tens 2 opções ou C++ com a API Symbian dado que Symbian é feito em C++ também ou JavaME como foi referido pessoalmente aconselho Java por varios motivos ou usar C++ ficas limitado a disp moveis com SO Symbian Java não, tens grandes ferramentas para Java como Netbeans com Mobile Pack que até tens um simulador, para alem disso é Java lol :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguma vez olhaste para o SDK da Nokia para programar Python? Yes or no question.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Magician, programar em python para o telemovel não é como programar paginas web em C, que assim de repente não estou a ver qual é grande problema. O djthyrax está a referir-se a uma edição de python que correm em determinados telemoveis nokia. Aí torna-se ainda mais facil do que usar java pois vem mesmo prontinho a usar out-of-the-box.

Mas vendo bem as coisas estamos a falar de meia duzia de modelos de uma unica marca que são compativeis com esta tecnologia. Muito fraquinho no que toca a portabilidade.

Agora concordo contigo em relação ao netbeans, muito boa gente não tem de todo a noção do poder deste e quanto este facilita a vida ao programador. Nunca experimentei o mobile pack ou lá como é que se chama... mas o visual web pack por exemplo é a ferramenta de desenvolvimnto web mais poderosa que alguma vez vi.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nos dias de hoje, nada esta mais poderoso do que BREW.

Trata-se de C/C++, foi lançado após o Java 2ME!

Mais, para que uma coisa simples ser tão complicada, ou seja, com Python (para OS Symbiam serie 60), você pode manipular tudu no seu Celular (som, SMS, API, Display, Bluetooth etc..), de maneira ultra-semples, ao contrario de BREW (Não sei Java).

Mas cada um tem seu gosto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

JavaME tem sintaxe Java normal POO etc.... assistida com uma boa quantidade de APIs, desde OpenGL até criptografia passando por bluetooch, http e muitas mais que até desconheço lol.

Quanto a nada ser mais poderoso que BREW não sei porque não estou totalmente dentro da área de mobile mas acredito que a flexibilidade das APIs de Java nomeadamente a nível de programação distribuída não deve ficar muito a trás.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu instalei o Carbide.C++ e francamente ainda não consegui sequer perceber como começar a programar.

Já compilei um programa e corri no meu 6680, mas era um que vem como exemplo... ::P a partir daí não consegui fazer mais nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora