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Yahoo e Aol vão fazer pagar emails com selo de garantia

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Dois dos maiores fornecedores mundiais de e-mail, a Yahoo e a American Online, anunciaram hoje um serviço em que os remetentes pagam uma taxa para garantir o envio directo do e-mail para um destinatário, sem passar por filtros.

As taxas, que poderão variar de um quarto de cêntimo a um cêntimo norte-americano (0,002 a 0,008 cêntimos de euro), são a mais recente tentativa das companhias para impedir os anúncios não-solicitados, conhecidos por spam, e esquemas de roubos de dados de identificação pessoal, bancária ou de cartões de crédito.

Em troca do pagamento das taxas, os remetentes de correio electrónico receberiam a garantia de que as suas mensagens não seriam submetidas a filtros anti-spam e que conteriam um selo a indicar aos destinatários que se tratava de e-mail legítimo e inócuo.

Tanto a Yahoo como a American Online (Aol), a par de outras empresas, têm submetido as mensagens de correio electrónico geradas através dos seus serviços a filtros anti-spam, pesquisando palavras-chaves usadas nos e-mails fraudulentos ou de publicidade não-solicitada.

A Aol retira ainda das mensagens as imagens e as ligações de Web, de modo a impedir que os e-mails incluam imagens pornográficas ou endereços de Internet cujo objectivo seja intrusão ilegal nos computadores dos utilizadores.

A submissão das mensagens aos filtros anti-spam acaba por prejudicar as em presas cujo negócio se efectua através de e-mail, pois muitas vezes elas são falsamente identificadas como spam.

«Temos recebido queixas de muita gente, não só de pessoas que utilizam o nosso e-mail como nossos parceiros, que pretendem um sistema em que a mensagem possa aparecer destacada nas suas caixas de entradas, garantindo que se trata de um correio electrónico legítimo», disse um porta-voz da Aol.

O serviço pago da Aol vai começar a ser disponibilizado dentro de dois meses, enquanto um porta-voz da Yahoo referiu que o seu sistema estará disponível dentro de meses.

O plano, opcional e que será aplicado apenas a uma fracção pequena dos remetentes de e-mails, constitui uma reviravolta no modo como a Internet tem funcionado, uma vez que quem paga é quem envia e não quem recebe.

O actual modelo de funcionamento do e-mail levou à proliferação e aos esquemas de roubo de identificação (phishing) porque quem os pratica consegue sempre obter lucro mesmo que só uma minoria muito pequena dos destinatários responda às suas mensagens.

Segundo as duas empresas, o novo sistema, que vai ser oferecido através de uma companhia denominada Goodmail Systems, terá como alvos preferenciais entidades bancárias, vendedores on-line e outras entidades cuja actividade envolva o envio de grandes quantidades de e-mails.

Bem qualquer dia temos os e-mails taxados a preços de SMS.  :)

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Bem, mas quem não pagar continuará a poder enviar e-mails, certo? Portanto, apenas se paga se quisermos que o e-mail não passe por um fltro anti-spam, ou seja, uma boa medida para combater o spam e phishing na minha opinião.

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