• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuBoc

CMS para um jornal escolar

8 mensagens neste tópico

Olá,

Um colega pediu-me o nome de um CMS (ou algo do género) que desse para colocar online o jornal escolar (de uma secundária) na net, eles têm um servidor próprio, e os alunos responsáveis por esse jornal é que teriam a gestão desse "sistema". Por isso, teria que ser algo nessa vertente de "jornal" e com administração online, etc.

Se alguém conhece e/ou tem experiencia com algo do género, por favor, digam-me alguma coisa.

Obrigado,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens o http://www.joomlapt.com/ do que usei é bastante simples, permite criar quadros, e dentro desses quadros colocar artigos, tem RSS e permite fazer montes de coisas criar menus gerir logins etc... De inicio é um pouco confuso mas depois de se habituar é muito flexível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa.. pelo que eu experimentei, e só os usei mesmo por brincadeira para experimentar, nunca pus nenhum site no ar com eles... o mais simples e poderoso, na minha opiniao é o cmsmadesimple. Mas  verdade seja dita não é o mais apropriado para um jornal.

O melhor que já vi utilizado num jornal foi mesmo um nuke. Não sei era php-nuke, post-nuke, ou lá o que era, mas acho que estes cmss são mais simples de usar que o mambo/joomla. Considero estes ultimos mais versateis enquanto os anteriores mais simples mas mais indicados para sites de visitas.

Os nukes era muito populares aqui há uns 3 anos, entretanto nao sei como tem estado o seu desenvolvimento.

O que quer que seja que uses, por favor afina-o às tuas necessidades. Uma das coisas que mais me irrita é entrar num site de informação e este ser baseado em contas de utilizador. Como se trata de um jornal deves remover qualquer referencia a utilizadores, seja o formulario de login, seja a mensagem a dizer: "olá pedrotuga", tudo!

O administrador e os editores podem fazer login a partir de outro endereço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu para além de desenvolver para fora sites em joomla também fiz o da minha escola a usar esse CMS, recomendo para tudo.

Cumps :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu para além de desenvolver para fora sites em joomla também fiz o da minha escola a usar esse CMS, recomendo para tudo.

Cumps :(

Epa.. tudo bem, mas podias fundamentar um pouco. Qual é a vantagem do joomla?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá,

Agradeço as respostas dadas.

Eu já tinha pensado nesses CMS's (PHP-Nuke, Joomla, etc), mas um CMS para um jornal tem características diferentes, exitem as edições, várias categorias com características próprias, etc. Por outro lado quem vai ficar a "tomar conta" do jornal serão os alunos que trabalham nesse jornal escolar.

Existe um que até poderia servir (mas não controla edições):

»» http://http://www.solucija.com/home/snews/:

- Muito "light", é só um ficheiro, possui um sistema de templates mt flexível (já tem para download uma grande variedade), permite a edição e organização de artigos.

- MySQL e PHP

Pesquisando encontrei pelo menos dois que são FREE e destinados concreatmente para Jornais/Revistas:

»» http://www.krangcms.com:

- Especialmente feito para termos um Magazine/Jornal online.

- Funciona com PERL + Apache + MySQL 

»» http://pacercms.sourceforge.net/

- Adaptado de um software para a Net, permite ter a publicação de um jornal ou revista.

- MySQL e PHP

Este último penso que servirá para o objectivo pretendido, irei testá-lo e ver como se comporta.

Fiquem bem,

LuBoc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cumps :P

Epa.. tudo bem, mas podias fundamentar um pouco. Qual é a vantagem do joomla?

Principalmente pela flexibilidade, o modo como ele lida com os componentes/módulos/plugins para mim é mais à frente do que muitos outros CMS fazem actualmente.

Já nos templates, ainda é mais simples. Tens o teu layout feito é só adicionar uma meia duzia de funções genéricas do joomla (dependendo do que prentendes), por exemplo:

Para carregar uma lateral direita cheia de módulos, num esquema sem tabelas, só com divs:

<?php mosLoadModules('right', -3); ?>

E está feito! O resto é CSS puro :)

Para além das funcionalidades de SEO com que já vem de raiz (mas não activadas por omissão, por razões de compatibilidade), estatísticas, excelente suporte multi-linguagem (especialmente se tiveres o componente JoomFish! instalado)... enfim... podia ficar aqui o dia todo :D

Cumps :D

Edit: De qualquer das maneira se for para um jornal muito simples é fazeres a análise de requisitos, se calhar nem precisas de um CMS com tanta coisa assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora