• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jsaleiro

Formação em Programação de Aplicações Web

13 mensagens neste tópico

Boas,

Antes de mais, espero que este post não seja encarado como publicidade. Como não sabia em que tópico colocá-lo, criei aqui no de PHP pois uma das componentes mais fortes do curso que falo abaixo, é PHP.

Entre outras coisas, sou formador na etic_, em especial no curso de Programação de Aplicações Web. Trabalhando na área das Rich Internet Applications, fiz uma recomendação de reformulação ao curso, aproximando-o mais à realidade, e tornando-o numa ferramenta forte para alunos que não queiram tirar um curso universitário, mas objectivem especializar-se e preparar-se para o mercado de trabalho.

Assim sendo, e como sei que a grande maioria dos temas no PaP se centram no desenvolvimento web, recomendo a todos aqueles que procuram obter formação nesta área (Aplicações Web) que dêm uma vista de olhos no curso. O curso objectiva dotar os alunos da capacidade de construir aplicações web; web sites dinâmicos; CMS; Plataformas de CRM; Plataformas de E-Commerce;  e por aí adiante, usando sobretudo Actionscript, Flash Remoting, PHP, MySQL, HTML, etc.

Se quiserem mais informações, podem perguntar neste tópico.

Mais uma vez, peço que não encarem este post como publicidade, até porque enquanto formador ganho o mesmo tenha 10 ou 100 alunos. Tenho andado a divulgar o curso porque muita gente quer formar-se na área sem ir para uma faculdade, e não sabe onde se dirigir.

João Saleiro

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se quiseres, posta aí mais detalhes (links, contactos, wtv), há sempre gente interessada. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pensando bem, devia ter colocado logo a info toda à partida. ;)

Aqui vai, copy paste do que coloquei no riapt:

Curso

Programação de Aplicações Web

Escola

etic_

Objectivo

Preparar futuros Web-Developers? no desenvolvimento de aplicações distribuídas e websites alimentados por bases de dados, segundo as boas práticas correntes do modelo de três camadas e arquitecturas orientadas ao serviço.

Currículo

1. Open Your Mind

2. Introdução ao desenvolvimento Web

3. Procotolos Web

4. Design em Interfaces Gráficos para a Web

5. Interfaces gráficos em HTML e CSS

6. Fase 1 do Projecto - Planeamento

7. Interfaces Gráficos em XHTML/XML

8. Introdução à Programação

9. Interfaces Interactivos em DHTML

10. Fase 2 do Projecto - Front-end do Backoffice

11. Bases de Dados Relacionais

12. Linguagens Server-Side: PHP

13. Aplicações de Bases de Dados

14. Segurança em Aplicações Web

15. Fase 3 do projecto - Back-end do Backoffice.

16. Interfaces Animados em Flash

17. Interfaces Interactivos em Actionscript

18. Optimização de Projectos em Actionscript

19. Fase 4 do Projecto - Front-end da solução de e-commerce

20. Arquitecturas de Comunicação em Actionscript

21. Fase 5 do Projecto - Back-end da solução de e-commerce

Denoto que os módulos 12, 13, 14, 15, 20 e 21 incidem sobretudo em PHP.

Sei que a etic_ anda a negociar a compra do Flash CS3, por isso é bastante possível que a linguagem leccionada a partir do módulo 16 seja Actionscript 3. No módulo 20, é leccionado Flash Remoting com AMFPHP. No ano passado, foi integrado no curso um workshop de 12h de Flex 2. Não sei se isso acontecerá este ano, mas vou começar já a fazer pressão.

Eu tenho o PDF detalhado do curso, embore julgue que não é a versão final. Porém, posso enviar se alguém o quiser.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo é o que PHP tem a ver com ActionScript (20)... Quando muito, tem a ver com o 21.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O módulo 20. Arquitecturas de Comunicação em Actionscript consiste na ligação do Flash à linguagem de backend, neste caso, PHP. Essa ligação é feita usando loadvars, XML ou Flash Remoting. Neste curso são ensinadas as 3 técnicas, mas com especial destaque para o Flash Remoting usando AMFPHP. Do lado do servidor, neste módulo os alunos irão aprender a implementar em PHP uma solução de RPC (remote procedure call) organizada duas camadas para efectuar operações CRUD (Create, Read, Update e Delete) à base de dados, mas também aplicar as regras de negócio. Na realidade, apesar de ter actionscript no nome, este módulo é 60% PHP, 40% Actionscript.

No módulo "19. Fase 4 do Projecto - Front-end da solução de e-commerce" foi construído em Actionscript o front-end (lado do cliente), ou seja o interface gráfico da aplicação, e respectiva interacção.

No módulo "21. Fase 5 do Projecto - Back-end da solução de e-commerce"  será construído em PHP o back-end (lado do servidor), ou seja, o código PHP que vai à base de dados buscar os dados, manipula-os e devolve-os na forma de XML, ou objectos (VO's) na solução de RPC.

Mais alguma coisa em que possa ajudar? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E via WebServices? É bastante fácil e intuitivo tanto no cliente como no servidor, além disso tem melhor compatibilidade com outras plataformas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É um caso a pensar. Do lado do Flash, Web-services ou Flash Remoting para o programador funcionam ambos da mesma maneira. Por outras palavras, o código para ir buscar algo com flash remoting funciona também com web-services. Do lado do PHP, é que é diferente. A solução de Flash Remoting é ligeiramente mais fácil de implementar, e é mais eficiente (os dados seguem em AMF, um formato binário comprimido). Para comprovar esta afirmação, pode ser visto este url: http://www.jamesward.org/census/ .

No entanto, o facto dos web-services serem um standard do mercado faz com que seja boa ideia incluir no programa do módulo. E é o que em princípio será feito. Obrigado pela sugestão. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá gostei disso, mas e quanto a tempo e custo?? Quanto tempo dura o curso, de que dia ate que dia? Quanto se paga pelas inscricoes? E já agora, quais os acessos por metro até á etic?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O valor do curso, sinceramente não sei. Andei a trabalhar na reformulação do plano de estudos do curso, mas enquanto formador externo prefiro manter-me à parte de tudo o que tenha a ver com números e gestão. O curso tem a duração de um ano lectivo. As inscrições terminam no final deste mês, e as aulas começam a meio de Outubro. O horário é em pós-laboral, e se não me engano, as aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas das 19h às 22h.

Os acessos por metro podem ser feitos através da estação do Cais do Sodré, e a partir daí são cerca de 5 minutos a pé até à etic, talvez nem tanto.

A nível de estacionamento, eu por exemplo encontro sempre lugar quase à porta, mas com parquímetro... Porém, à noite naquela zona ninguém costuma pagar parquímetro - até que a EMEL se lembre de colocar pessoal a trabalhar à noite....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bastante interessante o curso. Estou relativamente interessado, dependendo do preço e dos métodos de pagamento. Já pedi mais informações acerca disso. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O curso parace-me bastante bom... Sabes se da para se fazer a inscriçao online..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Inscrição online, que eu saiba, não dá...

Terás que contactar directamente a recepção da etic_ para marcar uma entrevista.

Como existem centenas de entrevistas (são dezenas de cursos...) em espera, se quiseres despachar o teu processo diz-me alguma coisa, que eu vejo o que posso fazer. ;)

Interessa-me que a turma de PAW fique fechada rapidamente para, consoante o perfil da turma, começarmos a trabalhar nos conteúdos ASAP, daí estar a tentar despachar o processo.

Alguma coisa, podem enviar-me mensagem pelo PaP, que eu dou os meus contactos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.