• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jorruivo

[VB6] 2 forms

12 mensagens neste tópico

Olá

eu tnho uma duvida que deve ser relativamente simples, mas não consigo fazer o que quero.

é o seguinte: eu tnh um programa com duas forms e queria passar valores de uma para a outra. penso que o que é preciso é uma variavel ou mais que seja comum as duas forms. nao sei se é isto, mas é o que penso q seja. se alguem souber que diga.

sem mais

Mr_Jorge

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para já, neste aspecto é de fulcral importância que digas a versão do vb... e depois dá um exemplo mais específico, pois pode variar um pouco.

Podia te ter dado umas luzes mas quero saber mais ao promenor.... :thumsbup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para já, neste aspecto é de fulcral importância que digas a versão do vb... e depois dá um exemplo mais específico, pois pode variar um pouco.

Podia te ter dado umas luzes mas quero saber mais ao promenor.... :thumsbup:

é o VB6, o queria era que a segunda form fosse só para inserir valores e dpx esses mesmos valores passasem para variaveis e podessem ser usados/manipulados na primeira form.

basicamente queria mexer nas mesmas variaveis tanto numa form com na outra, nao sei se me fasso entender...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maneira mais simples é ires buscar directamente, mas pode não dar para o teu caso.

Se por exemplo estás na form2 e queres que ao carregar no botão 1 o texto que inseriste na Text2 dessa form vá para a label1 da form1 era só fazer.

Form1.Label1.Caption = Text2.Text

Claro que podes passar primeiro o texto da Text2 para variável e de seguida afectar onde quiseres..

peço desculpa pelo comment pouco esclarecedor mas estou em linux e não tenho aqui grande margem de manobra para testar as coisas..

Tem é atenção que deves declarar as variáveis no general declarations duma qualquer form (penso que isso chega...)

Fica bem :);):)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu por acaso usei outra maneira que me ensinaram, que foi declarar no publico.

mas esse que falas-te ainda não experimentei mas vou ver.

eu queria agora era q me explicassem mais ou menos como se guarda valores de variaveis em ficheiros. era so esplicarem masi ou menos que depois eu exploro melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correcto, podes usar como o vbmaster disse ou então declaras as variaveis num modulo como publicas.

Assim ficam disponiveis em todas as forms.

Como o vbmaster disse é qualquer coisa do genero usar as label ou as textbox como variaveris

A Label1 da Forem1 tem o valor de 10.

E queres que a LabelX da Form2 va buscar esse valor.

Na Form2 podes por:

LabelX.Caption = Form1.Label1.Caption

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a "reactivar" esta thread antiga pois aqui está o que eu queria, mas não consigo fazer uma coisa que é:

Ter 1 botao na form1 e um botao na form2, quando eu carregar no botão da form2 ele ir buscar  o botao da form1?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PreTenDer666 n percebi mto bem a tua duvida ao carregares no botão da form 2 queres que apareça o botão da Form1 ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Imaginem, 6 ou 7 forms. Numa das forms está um botao a dizer "creditos" por exemplo, e eu quero em vez de estar a escrever o codigo desse botao "creditos" em todas as forms, quero chama-lo automaticamente quando carregar num botao que esteja nas outras forms.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Tenta assim:

Na form onde tens o botão que queres chamar apartir das outras forms colocas assim:

Sub Command1_Click()
MsgBox "Este e o botao da form1!"
End Sub

E nos botões das outras forms colocas:

Private Sub Command2_Click()
Form1.Command1_Click
End Sub

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não dá, dá-me um erro...."method or data member not found"

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PreTenDer666 podes declarar uma variavel publica num modulo e depois na primeira form que faz load quando inicializas o programa, metes on form load a variavel = "Creditos que queres por" depois podes chamar essa variavel em qq lado do teu prog é só pores por exemplo msgbox (variavelDeclaradaNoModulo)

Acho que isto resolve :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora