• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

A corrida aos 45nm já começou

1 mensagem neste tópico

As japonesas Sony, Toshiba e NEC anunciaram um esforço conjunto para o desenvolvimento de chips com tecnologia de 45 nanómetros. O consórcio veio a público poucos dias depois de a Intel ter apresentado um protótipo do processador com a mesma tecnologia, que deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2007.

Os seus processadores mais avançados já no mercado têm 65 nanómetros, o limite actual da indústria. Outro grupo, com as mesmas Sony e Toshiba, mas com a IBM no lugar da NEC, trabalha numa versão do chip Cell com 32 nanómetros, que deve demorar ainda cinco anos para ser lançado.

Um nanómetro equivale a um mil milhões de milímetros. A medida aplicada aos chips refere-se ao tamanho que cada circuito tem na pastilha de silício. A indústria tenta reduzir cada vez mais essa medida. Além de isso permitir mais transístores numa pastilha do mesmo tamanho, a miniaturização viabiliza velocidades maiores e menor consumo de energia.

A Sony e a Toshiba já trabalhavam no desenvolvimento de chips de 45 nanómetros desde Fevereiro de 2004. Em Novembro passado, a Toshiba fez um acordo semelhante e independente com a NEC, que agora se juntou à primeira dupla.

Já o protótipo anunciado na semana passada pela Intel tem mil milhões de transístores com os elementos de um processador de vários núcleos. O seu “wafer”, disco de silício com vários chips colocados lado a lado, depois fatiado para encapsulamento, tem 300 mm de diâmetro. Este tamanho permite mais chips produzidos de uma só vez, o que baixa os custos individuais.

Fonte: Infortech United

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora